Em áudio vazado, Zé Ivan acusa o Esporte de Patos de favorecer o Belo para prejudicar o Nacional

18/01/2019 - 22:28 - Esportes

Compartilhe:
Em áudio vazado, Zé Ivan acusa o Esporte de Patos de favorecer o Belo para prejudicar o Nacional

Foto: Damião Lucena

 

Mais uma polêmica à vista! Um áudio vazado do presidente do Conselho Deliberativo do Nacional de Patos, Zé Ivan, tem tudo para dar o que falar. É que na gravação, o dirigente afirma ser contrário à liberação do Estádio José Cavalcanti para o último treinamento do Botafogo-PB para a partida deste domingo, contra o Esporte de Patos, o arquirrival do Naça no futebol do estado. Ainda na declaração, Zé Ivan reclama da postura da diretoria do Pato, que liberou o elenco botafoguense para fazer o reconhecimento do campo.


Presidente do Conselho Deliberativo do Nacional de Patos não gostou nada da liberação da prefeitura para que o Belo treine no José Cavalcanti — Foto: Damião Lucena

 

Presidente do Conselho Deliberativo do Nacional de Patos não gostou nada da liberação da prefeitura para que o Belo treine no José Cavalcanti — Foto: Damião Lucena


No pronunciamento vazado, o presidente do Conselho Deliberativo do Naça parece que ainda guarda mágoas por tudo o que aconteceu no ano passado. Por isso, Zé Ivan faz referência à Operação Cartola, que investigou esquemas de corrupção no futebol paraibano, culpando o Botafogo-PB pela eliminação do Nacional na fase de grupos da temporada passada, na qual o clube teve que disputar o Quadrangular do Rebaixamento para, só assim, escapar do descenso.


Botafogo-PB e Nacional de Patos, além do Sousa, brigavam por duas vagas no mata-mata do estadual. Uma deles ficaria fora. Belo e Dinossauro acabaram classificados e o Naça teve que disputar o quadrangular para fugir da queda.


Polêmico confronto no José Cavalcanti terminou com vitória do CSP sobre o Nacional — Foto: Kalleb Souza/CSP

Polêmico confronto no José Cavalcanti terminou com vitória do CSP sobre o Nacional — Foto: Kalleb Souza/CSP


O fato é que os acontecimentos deixaram os dirigentes do Nacional de Patos incomodados, ao ponto de reclamar por ter que receber a delegação do Belo na cidade.


– O Botafogo-PB vai treinar no estádio (José Cavalcanti) e, para a minha surpresa, quem liberou o estádio foi a diretoria do Esporte, que mandou um ofício. O prefeito não vai se envolver nessa disputa, é nossa! Infelizmente, o Botafogo-PB, depois de tudo o que fez no último ano com o Nacional... e quem diz isso é o próprio Ministério Público, através da Operação Cartola. O clube mais prejudicado foi o Nacional, e amanhã o José Cavalcanti vai abrir as portas para que o Botafogo-PB faça o seu treino como se fosse o dono do mundo. Quando nós falamos, vocês sabem como o nosso time é recebido – afirmou Zé Ivan em áudio que teria sido compartilhado em grupos de WhatsApp de torcedores do Nacional e Patos e depois ganho proporção maior e chegado até a diretoria do Belo.


Centro de toda a polêmica, o Estádio José Cavalcanti é uma das principais praças esportivas do futebol paraibano — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Centro de toda a polêmica, o Estádio José Cavalcanti é uma das principais praças esportivas do futebol paraibano — Foto: Reprodução/TV Paraíba


Vale ressaltar que o Botafogo-PB entra em campo neste domingo para encarar o Esporte de Patos no Estádio José Cavalcanti, às 17h, pela segunda rodada do Campeonato Paraibano. Neste sábado, porém, o Belo tem um último treinamento marcado para as 16h. E é justamente esse reconhecimento de campo que o Nacional, que vai encarar o Campinense fora de casa neste fim de semana, gostaria que fosse barrado.


Na sequência do áudio, o dirigente ainda aproveita para alfinetar a diretoria do Esporte, que, segundo ele, entra no Campeonato Paraibano apenas para fazer dois jogos: os clássicos contra o próprio Canário do Sertão.

 

– Eu não entendo qual é a da diretoria do Esporte. Eu acho até que eles vão abrir o jogo só para prejudicar o Nacional. Essa rivalidade deles só visa entrar no campeonato para fazer as duas partidas contra o Nacional. Não pensam em título. Infelizmente, é isso.

 

Apesar da reclamação por parte do Nacional, o Botafogo-PB já confirmou a realização da atividade neste sábado. A delegação do Belo, inclusive, embarca na manhã de sábado para a cidade de Patos. O treinamento vai acontecer no período da tarde.


Quem não gostou nada do áudio vazado com a fala de Zé Ivan foi o presidente botafoguense, Sérgio Meira. O dirigente do Belo afirmou que já entrou em contato com representantes da Polícia Militar, do Ministério Público e da Federação Paraibana de Futebol (FPF), e disse que a segurança dos profissionais do seu clube estão em risco devido à postura do dirigente nacionalino.


– Ouvimos sim o áudio e comunicamos à Polícia Militar, ao Ministério Público e também à Federação Paraibana de Futebol. O que ele (José Ivan) está fazendo é incitar os seus próprios torcedores contra o Botafogo-PB. O que o nosso time vai fazer é apenas um reconhecimento de campo e o que acontecer lá vai ser de responsabilidade dele – garantiu Sérgio Meira.


O presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, se mostrou indignado com as declarações de Zé Ivan — Foto: Cisco Nobre/GloboEsporte.com

O presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, se mostrou indignado com as declarações de Zé Ivan — Foto: Cisco Nobre/GloboEsporte.com


Na última atividade do Botafogo-PB em João Pessoa, realizada nesta sexta-feira, o técnico Evaristo Piza chegou a cogitar não treinar no José Cavalcanti com receio que os torcedores inflamados por José Ivan comprometessem a segurança da equipe.

 

O Esporte de Patos, por sua vez, se manifestou através de um comunicado assinado pelo seu presidente, Dário Leitão. No documento, o mandatário do Pato ressaltou que o clube trata qualquer adversário por igual e com respeito. Por fim, pediu harmonia entre os representantes das agremiações e das entidades que organizam o Campeonato Paraibano para evitar que situações como essa se repitam.

Dário Leitão, presidente do Esporte de Patos, ao lado de Michelle Ramalho, presidenta da FPF — Foto: Raniery Soares/Paraíba Press/FPF


Confira a nota do presidente do Esporte de Patos:


O Esporte Clube de Patos vem, por meio desta, esclarecer a situação gerada em torno do treino de reconhecimento de gramado concedido pelo Esporte Clube de Patos ao Botafogo Futebol Clube no Estádio José Cavalcanti para a tarde do sábado que antecede a partida entre os dois clubes.


O Esporte de Patos esclarece que é uma agremiação que disputa um campeonato profissional, e não amador, portanto, trata todos os clubes por igual. Sendo assim, seu elenco é montado para disputar o campeonato como um todo, não apenas algumas partidas contra adversários ilustres que, por ocasião, se sintam mais brilhantes que os demais.


A diretoria do clube entende que o respeito a toda e qualquer agremiação desportiva, seja ela o Botafogo-PB ou qualquer outra, deve ser dado independente de merecimento. Portanto, qualquer clube que solicitar parceria ou favor, o Esporte estará sempre de portas abertas e fará o possível para que se torne viável, pois no Esporte Clube de Patos se julga que o desporto é análogo à vida, feito de parcerias e amizades com o intuito de trazer o lazer para o próximo e escasso de intimidações e agressões.


Assim, vivamos um novo tempo no futebol da Paraíba, cheio de paz e harmonia entre nós que fazemos o futebol do nosso estado, juntamente à Federação Paraibana de Futebol e o Ministério Público do Estado da Paraíba.


Dário Leitão Nunes
Presidente


GE-PB