Prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, diz que lutará por verbas para construir Centro de Zoonoses

20/02/2019 - 17:18 - Gerais

Compartilhe:
Prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, diz que lutará por verbas para construir Centro de Zoonoses

Prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, diz que lutará por verbas para construir Centro de Zoonoses

 

A cidade de Patos, Paraíba, tem muitos problemas, mas o que tem incomodado muito a população é a questão dos animais soltos na rua. Isso tem causado sérios danos aos moradores, além de ser um problema de saúde pública. Deste modo, o Centro de Zoonoses Municipal é fundamental para solucionar estes e vários outros problemas decorrentes da falta de um espaço adequado para o controle e cuidados com os animais abandonados.

 

Pensando nisso, a reportagem do Blog do Jordan Bezerra, questionou, em entrevista exclusiva com o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha (PPS), quando completou seis meses de gestão, ele foi enfático e disse que estava ciente do problema. Mas aproveitou para denunciar que moradores de cidades vizinhas trazem animais e soltam pelas ruas de Patos, o que agrava ainda mais a situação do município.

 

O prefeito afirmou que já existe um projeto para a construção do Centro de Zoonoses Municipal, e que está dando andamento ao processo para lançar o edital. Segundo ele, os trâmites estão adiantados.

 

“Nós temos um projeto do Centro de Zoonoses. E inclusive temos uma parte do dinheiro em caixa, mas a parte de recursos próprios é que não sabemos ainda se teremos. Entretanto, estamos dando andamento, estamos nos processos para lançar o edital, mas, para isso, temos que atender a todas as exigências. Então, estamos encaminhando tudo, até porque se eu não ficar no cargo a tempo de realizá-la, quem assumir a prefeitura já poderá concluir a obra”, afirmou o prefeito.

 

De acordo com o gestor, o problema com animais de rua é comum em cidades de grande porte, e com Patos não é diferente, por ser uma cidade metropolitana, está sujeita a estes impasses.

 

“A questão de Zoonoses é reflexo do crescimento da cidade, e sabemos também que pessoas das cidades vizinhas deixam animais nas ruas para se ver livres do problema, e Patos, como cidade metropolitana, ela realmente está fadada a receber esses percalços. E nós já estamos cientes disso e estamos fazendo o que está ao nosso alcance”, destacou Bonifácio.  

 

Durante a entrevista, foi abordada ainda a questão do Canil Municipal. O espaço foi de iniciativa de populares, que, preocupados com o problema dos animais soltos nas ruas, decidiram lutar por um espaço onde eles pudessem cuidar dos cães abandonados. Posteriormente a Prefeitura passou a dar apoio. Bonifácio Rocha afirmou que a prefeitura fez algumas modificações e vêm prestando assistência.

 

“Nós temos também o Canil do município. Nós melhoramos a estrutura do espaço na medida do possível, e estamos realizando o possível para fazer ainda mais. Realmente mudou muito por lá e isso ameniza os problemas, mas estamos providenciando o Centro de Zoonoses”, garantiu o gestor. 

 

Blog do Jordan Bezerra