Secretário de Saúde do estado afirma que governador lutará pela ampliação do Hospital Regional

21/05/2019 - 16:40 - Gerais

Compartilhe:
Secretário de Saúde do estado afirma que governador lutará pela ampliação do Hospital Regional

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros

 

O secretário estadual de Saúde da Paraíba, Dr. Geraldo Medeiros, esteve em Patos, nesta segunda-feira (20) para realizar, juntamente com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, uma visita técnica nas unidades de saúde de responsabilidade do estado no município.

 

O secretário e alguns deputados visitaram a Maternidade Peregrino Filho, o Hospital Infantil Noaldo Leite e o Complexo Hospitalar Regional Janduhy Carneiro. A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve cobrindo a vistoria e, na oportunidade, pôde conversar com Dr. Geraldo Medeiros.

 

Para o secretário de Saúde do estado, o governo tem mostrado boa vontade em atender aos anseios da saúde de Patos e região. Ele garantiu que grande parte dos problemas já foram solucionados. 

 

“Nós estamos aqui inspecionando todos os hospitais e tenho conhecimento de todas as problemáticas das unidades de saúde estaduais no município. Desde a nossa primeira visita que nós sabemos da necessidade de uma estrutura hospitalar mais resolutiva em Patos, com isso nós estamos mostrando a necessidade de ampliação do atendimento. É uma reforma que permitirá que o Complexo Hospitalar de Patos se torne resolutivo associado à inclusão de especialistas de neurocirurgia, vascular, urologia, para que todos os enfermos que cheguem aqui não precisam ser removidos para outras unidades”, assegurou o secretário de Saúde.

 

O secretário falou que a visita se dá em virtude de uma determinação do governador da Paraíba, João Azevêdo, para buscar resolver todos os problemas ocasionados pela empresa que administrava as unidades de saúde estaduais.

 

“Eu tenho o conhecimento de todas as problemáticas e já resolvemos 90% delas. Os servidores só faltam receber o mês de fevereiro, e ficou definido que receberão metade em 30 de maio e a outra metade em 30 de junho. E com relação aos insumos, em sete ou dez dias nós estaremos resolvendo. Pois temos agora uma comissão que fará as compras para os hospitais”, garantiu o secretário.

 

Dr. Geraldo afirmou que está ciente dos problemas com os hospitais estaduais em Patos. Ele ressaltou que será proposta uma grande reforma para as unidades, que irão ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes.

 

“Nós sabemos da necessidade que os hospitais de Patos têm de uma estrutura mais resolutiva. Daí nós estamos mostrando ao governador a necessidade de ampliação de leitos, onde teremos 20 UTIS adulto e 10 infantis; uma enfermaria pediátrica com 33 leitos e a ampliação das áreas amarela e vermelha. É uma forma de tornar este hospital referência em especialidades mais eficiente”, explicou Dr. Geraldo.

 

Em relação à Gerir, empresa que atualmente administra os hospitais estaduais de Patos, o secretário afirmou que estão sendo aguardadas novas organizações para assumirem a gestão das unidades de saúde.

 

“A Gerir já formalizou a entrega em um espaço de 30 dias, mas o contrato reza um prazo de 120 dias. A secretaria solicitou que [a empresa continue na administração] pelo menos durante esses 120 dias enquanto se habilitam novas Organizações Sociais no sentido de fazerem a gestão dos hospitais de Patos”, esclareceu o secretário de Saúde.  

 

Dr. Geraldo Medeiros também participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Patos para discutir melhorias para o município.


 

Blog do Jordan Bezerra