Prefeitura de Patos afirma que solução para animais abandonados é a criação do Centro de Zoonoses

08/02/2019 - 13:20 - Opinião

Compartilhe:
Prefeitura de Patos afirma que solução para animais abandonados é a criação do Centro de Zoonoses

Nota da prefeitura de Patos sobre cães abandonados

 

A Prefeitura de Patos respondeu à denúncia do Senhor Erivaldo Medeiros, que mora no Jardim Guanabara, sobre a quantidade de animais abandonados pelas ruas da cidade. Em nota, o secretário de Saúde do município, Davi Nunes, afirmou ao Blog do Jordan Bezerra como está o projeto de criação do Centro de Zoonoses municipal.

 

Davi Nunes ressaltou que o caso é recorrente no município, mas que a prefeitura está tomando as devidas providências para resolver o problema dos animais nas ruas.

 

“O problema é recorrente em nosso município. Temos muitas dificuldades de recolher todos esses cães, temos, em parceria com a Secretaria de Agricultura, um Canil, mas com uma população de cães muito grande. O Centro de Zoonose é uma ação a longo prazo pois a contrapartida acordada para município de Patos é de R$500.000,00 reais o que se torna difícil sua implantação no curto prazo”, explicou Davi.

 

O secretário disse que está articulando reuniões para debater sobre o tema e traçar metas que buscam solucionar o problema em curto, médio e longo prazos.

 

“Na próxima semana, vou reunir a equipe técnica da SEMUSA para encontrar uma solução a curto, médio e longo prazo, com uma correlação de forças do poder público e iniciativa privada, através das ONGs, e buscarmos uma solução conjunta”, garantiu.

 

Por fim, ele destacou em nota que tem interesse em resolver os casos de animais abandonados no município, sobretudo para evitar problemas de saúde e casos de ataques contra a população.

 

“Por último temos muito interesse em equacionar este problema e promover as políticas de vigilância em saúde para o devido acompanhamento dos casos que já sejam portadores de zoonoses, e uma solução para a segurança da população, evitando que vetores venham a disseminar agravos à saúde”, finalizou o secretário de saúde.

 

Blog do Jordan Bezerra