UMA POR DIA... "Lagoa dos Patos e a celeuma sobre a sua localização”

04/06/2019 - 09:33 - Opinião

Compartilhe:
UMA POR DIA... \

Lagoa dos Patos e a celeuma sobre a sua localização

 

O historiador José Romildo de Sousa irá ministrar, nesta sexta-feira (31), a partir das 19h30min, no auditório da Fundação Ernani Sátiro (FUNES), a palestra: “Lagoa dos Patos e a celeuma sobre a sua localização”. 

 

 O evento faz parte da programação de atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGP), para este mês de maio. 

 

 Disse-me José Romildo que esta será uma grande oportunidade para se discutir as origens da cidade sertaneja, a partir dos elementos pesquisados por ele, e que sugerem o local exato de sua fundação.

 

 “Esperamos que todos aqueles que têm interesse em saber um pouco mais da história de Patos possam prestigiar a palestra 'lagoa dos Patos e a celeuma sobre a sua localização', ajudando nos esclarecimentos e  oferecendo novas descobertas sobre a fundação de Patos”, confidenciou-me.

 


Os livros e revistas que falam sobre todos nós, dizem que os primeiros elementos civilizadores da região, foram os membros da família Oliveira Ledo, que fundaram algumas fazendas de gado.
Segundo a tradição, a denominação de Patos originou-se do nome de uma lagoa, hoje aterrada, situada às margens do rio Espinharas, a qual era conhecida por Lagoa dos Patos, em virtude da grande quantidade dessas aves ali existentes.

 

 A participação de professores, estudantes e curiosos da história de Patos, será de grande valia, pois ampliará a discussão em torno da real localização da lagoa dos Patos.

 

 
Misael Nóbrega de Sousa