UMA POR DIA... A infância

03/07/2019 - 20:18 - Opinião

Compartilhe:
UMA POR DIA... A infância

Foto de divulgação

 

 

A imagem da infância é de um carrossel volteando ao redor de si mesmo. O que se cria na infância? - Castelos de areia, pois não? No máximo, uma formação que apenas sugere... - E se os pais são espelhos, quem somos nós?

 
A infância é um poço sem fundo onde brincamos de enchê-lo. Ali não se enxerga nada além do óbvio. A vida e a morte são partes lúdicas de um quebra-cabeças... - par ou ímpar? A infância é (in)grata e faz desse apego a sua própria precisão, apoiada na ponderação Divina de que o reino dos céus é dos pequeninos.

 
Nós somos molestados na infância; e nessa fase  invasiva, também, torturados... - Somos coagidos aos modelos padronizadores, não desafiadores.

 
Cognição e moralidade são sacrifícios; o conhecimento cultural e intelectual é um sacrifício; a familiarização com os códigos e regras é um sacrifício; o bom convívio pela integração social é um sacrifício...


Então, se todo crescimento sugere dor, por que a sensação das boas lembranças?


"Boi, boi, boi... Boi da cara preta, pegue esse menino que tem medo de careta..." O mundo é mesmo o lobo mau, o saci-pererê, a mula sem cabeça.


Perdoem-me: Freud, Klein, Winnicott, Bion, Lacan e Jung. Eu não quero carregar a importância da geração seguinte. Eu quero apenas ser...


Uma coisinha está se mexendo no ventre. É um coraçãozinho, ansioso... E ele pulsa e expulsa. É a vez do parto. E eu parto, com vontade de ficar.

 


Misael Nóbrega de Sousa