UMA POR DIA... Escola Jair Messias Bolsonaro

16/08/2019 - 23:56 - Opinião

Compartilhe:
UMA POR DIA... Escola Jair Messias Bolsonaro

 

 

Piauí ganhará ‘escola presidente Jair Messias Bolsonaro’; não é piada não, é sério! A inauguração acontece nesta quarta-feira, dia 14, com a presença do homenageado. Mas, por que seria piada, gente?

 

Jair Bolsonaro (PSL) viaja para Parnaíba (PI) nesta quarta-feira (14), onde participa da inauguração de uma escola do serviço social do comércio (SESC) que seguirá modelo de ensino militarizado, e terá o nome de escola presidente Jair Messias Bolsonaro.


A iniciativa da homenagem partiu do presidente do conselho regional do SESC no Piauí, Valdeci Cavalcante, que disse:
 

“Não estamos homenageando o Bolsonaro. Ele é que irá nos homenagear se aceitar colocar seu nome em nossos anais”, afirmou o empresário ao jornal folha de s. Paulo.

 

A minha memória nada afetiva teve um sobressalto quando fiquei sabendo que a escola presidente Jair Messias Bolsonaro terá em seu currículo a disciplina “educação, moral e cívica”, instaurada durante a ditadura militar para ensinar sobre civismo e patriotismo.

 

Até entendo que é por aí mesmo que se constroem os verdadeiros valores da pátria, porém ainda acho que os exemplos educam mais que as palavras. O que vemos, o que vivemos, o que sentimos tem atributos muito mais significativos. 

 

Não é a presença de uma disciplina de educação moral e cívica que vai nos preencher de sentimentos nobres. Mas, a ausência de uma série de valores subjugados pelo desmantelamento das instituições públicas, corrupção na política, falência cultural da sociedade, dentre outros. 

 

Talvez por isso, sejamos muito mais cidadãos que patriotas. Utilizamo-nos da razão para contrapor os elementos intangíveis da pátria. Ou será que cantar o hino nacional brasileiro, sem errar uma só palavra, nos fará pessoas mais orgulhosas? 

 

Domingo passado Bolsonaro disse que o Nordeste precisava de uma “chuva de honestidade”. Pensei, todo alegre: chuva, sim, presidente; chuva, sim!

 

*Misael Nóbrega de Sousa