UMA POR DIA... A Amazônia está queimando dentro da gente

23/08/2019 - 01:32 - Opinião

Compartilhe:
UMA POR DIA... A Amazônia está queimando dentro da gente

Foto mostra fogo avançando na Amazônia (Imagem da Internet)

 

A Amazônia é nosso pulmão; é nossa bandeira; é a fauna e a flora brasileira; a Amazônia está em chamas. Não é uma degradação ambiental alheia; estamos falando dos “nossos risonhos, lindos campos têm mais flores”; "nossos bosques têm mais vida," lembra? "nossa vida no teu seio mais amores"...

 

 Deem uma trégua... - Achem o caminho... - Iluminem-se e ajam para o bem do planeta, mas antes preservem a si mesmos. 

 

 - Moralidade, gente! - Dignidade! - Parem de tergiversar! - Enquanto acusamos as ONG’s, nossos vizinhos estão dando exemplo. Bolívia e Paraguai adotaram um plano de contenção. E estão lá fazendo a parte deles! E nós? Gritem... – E nós?

 

 Enquanto procuramos um culpado, insisto, animais estão sendo exterminados... - Numa profusão de seres carbonizados, para se dissolverem numa alma coletiva... - Como se não lhes bastassem a ameaça da extinção.

 

 Árvores esturricadas, Sumaúmas gigantes, heroicas, resistentes às estações... - Caídas, fumegantes, silenciosas... - Jacarandás, Andirobas, Maçarandubas... - Tudo morto! 

 

 - E os índios? - Mas, que índios?!?

 

 A Amazônia está queimando dentro da gente. E é preciso que a Europa diga: “isso é uma emergência”! - Eu sei que desmatam; eu sei que saqueiam; eu sei que contrabandeiam; eu sei que caçam e degradam o meio ambiente... - Eu sei, eu sei. Mas, eu não sou o Uirapuru... - Não sou Tupã... - Não sou Guaraci... - Não sou a jaci... - Sou, não!!

 

 Meu Deus, o que eu sou?

 

 
Misael Nóbrega de Sousa