PRF recolheu mais de 300 animais no sertão no primeiro semestre

19/07/2019 - 07:51 - Policial

Compartilhe:
PRF recolheu mais de 300 animais no sertão no primeiro semestre

 

A PRF, desde o início do ano, intensificou as rondas para recolhimento de animais abandonados nas rodovias federais. Só no dia de ontem, mais de 300 quilômetros foram percorridos com o veículo Boiadeiro, tendo como resultado 17 animais recolhidos, com trabalho iniciado às 7h, sendo finalizado às 22h. A ronda saiu da cidade de Patos e seguiu até São Gonçalo, distrito de Sousa.


As rondas são realizadas com 1 PRF e 2 laçadores, estes cedidos pela Prefeitura de Patos e também há acordo de cooperação com a Prefeitura de Sousa para cessão de servidores. A Delegacia da PRF no sertão possui dois veículos para recolhimento e semanalmente presta este serviço essencial para a segurança dos cidadãos que circulam pelas rodovias federais. As BRs abrangidas pela Delegacia são: BR 230 (Junco do Seridó a Cajazeiras), BR 361 (Patos a Itaporanga), além da BR 427, (Pombal, em direção a Caicó), BR 110 (sentido Serra Negra), BR 405 (em direção a São João do Rio do Peixe), entre outros trechos.


Só neste ano, foram recolhidos 382 animais, entre equinos, gado, caprinos, asininos e suínos. Os animais recolhidos são encaminhados ao curral da Prefeitura de Patos. Para a retirada do animal, o proprietário é identificado e responde penalmente pela lei de Contravenções Penais, que prevê pena de prisão de 10 dias a 2 meses, ou multa. Além disso, há ainda o pagamento da estadia dos animais no local onde os mesmos ficaram recolhidos. 


A PRF solicita que denúncias de animais sobre a via sejam encaminhadas pelo número 191. No caso de impossibilidade de comparecimento imediato ao local, as informações são registradas e inseridas no planejamento das rondas para o recolhimento de animais.


 

PRF - 191

 

Assessoria de Comunicação - PRF PATOS/PB