Padre é morto em obra de igreja durante assalto em Brasília

23/09/2019 - 11:47 - Policial

Compartilhe:
Padre é morto em obra de igreja durante assalto em Brasília

Padre Kazimerz Wojn

 

Um padre foi morto na noite deste sábado (21), durante um assalto em uma casa paroquial, na Asa Norte, em Brasília. O crime ocorreu em uma obra da igreja Nossa Senhora da Saúde, na quadra 702.

Padre Kazimerz Wojn foi fiscalizar obra que acontece no terreno da igreja quando foi morto em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

O corpo do sacerdote foi encontrado próximo à obra, com os pés e as mãos amarrados, e com um arame enrolado ao pescoço. O caseiro, que cuidava da construção de um auditório, também foi feito refém pelos bandidos. Segundo a Polícia Militar, o caseiro conseguiu gritar e pedir socorro.

Padre Kazimerz Wojn, de 71 anos, estava em uma obra quando os assaltantes chegaram.  — Foto: Afonso Ferreira/G1Padre Kazimerz Wojn foi fiscalizar obra que acontece no terreno da igreja quando foi morto em Brasília — Foto: TV Globo/ReproduçãoPadre é morto durante assalto em Brasília — Foto: Afonso Ferreira/G1
Padre Kazimerz Wojn, de 71 anos, estava em uma obra quando os assaltantes chegaram. — Foto: Afonso Ferreira/G1

De acordo com a Polícia Civil o caso está sendo investigado como latrocínio – roubo seguido de morte . O crime ocorreu no momento que o padre Kazimerz Wojn, de 71 anos, foi fiscalizar uma obra que acontece no terreno da igreja.


A Arquidiocese de Brasília informou que está acompanhando o caso. O padre Kazimerez Wojn era polonês. Os fiéis o chamavam de "Padre Casemiro". Ele tinha 46 anos de sacerdócio.

Ao G1, investigadores informaram que o padre Kazimerz foi asfixiado pelos assaltantes, que reviraram a casa paroquial e levaram diversos objetos do local.


Os suspeitos fugiram e não foram identificados até a publicação desta reportagem.


Na manhã deste domingo (22), policiais da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), ainda estavam no local para a realização de perícia.


A reportagem esteve no local e conversou com fiéis que estavam assustados com o crime. O aposentado Luciano Amaral, de 75 anos trabalha há mais de 10 anos na Paróquia Nossa Senhora da Saúde e disse o padre celebraria a missa marcada para as 8h30.


" Estamos chegando para a missa agora. Nós ficamos sabendo agora. Não sabemos como vai ser. Tá todo mundo chocado."

Sacrário de igreja de Brasília é roubado no domingo de Páscoa  — Foto: Wellington Hanna/TV Globo
Sacrário de igreja de Brasília é roubado no domingo de Páscoa — Foto: Wellington Hanna/TV Globo


Outro crime na Igreja

Em abril deste ano, a igreja Nossa Senhora da Saúde - que o padre era responsável - foi invadida. Assaltantes levaram o sacrário – objeto de ouro que guardava cerca de cem hóstias; elas representam o corpo de Jesus Cristo aos católicos. O crime ocorreu após missa de Páscoa.


No mesmo mês, o sacrário foi devolvido para a igreja pela dona de um ferro velho de Samambaia que comprou a peça por R$ 160 de dois homens. Ao ver do que se tratava, segundo o padre, ela decidiu devolver à igreja.


Fonte: G1