Pacientes e médicos pedem bom senso a governo Dória para não fechar Fundação Oncocentro em São Paulo

19/08/2019 - 14:51 - Política

Compartilhe:
Pacientes e médicos pedem bom senso a governo Dória para não fechar Fundação Oncocentro em São Paulo

Foto de divulgação da Fundação (FOSP)

 

Qualquer pesquisa que seja feita no Brasil, visando melhorar os serviços públicos, a Saúde está sempre em primeiro lugar. Sete em cada dez pessoas escolhem a saúde como prioridade para investimentos, haja vista que esta é uma pasta de sérios problemas em todo o país. Contudo, quando existem órgãos, fundações e instituições que fazem serviços desta natureza, sejam elas filantrópicas ou apoiadas pelos governos federal, municipal ou estadual, tem que ser valorizada, tem que haver um apoio.

 

É pensando nisso que médicos e pacientes da ‘Fundação Oncocentro de São Paulo – FOSP’ estão defendendo a manutenção do importante centro oncológico. Isso porque o Blog do Jordan Bezerra recebeu a informação de que o govenador de São Paulo, João Doria, ameaçou fechar a fundação.

 

Em 25 de Abril de 1974, com a Lei Estadual Nº 195, o Governo do Estado de São Paulo criou a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia (FCPO). A proposta era substituir o CEON, incentivando a pesquisa, o ensino e a assistência em cancerologia, e estimulando atividades de prevenção e detecção precoce do câncer. Um representante da Faculdade de Medicina da USP passou a fazer parte do Conselho Curador da Fundação. A Fundação Oncocentro de São Paulo é uma instituição geradora de condições para o aprimoramento de ações médico-assistenciais em oncologia, constituindo-se em órgão de apoio da Secretaria de Saúde para assessorar a política de saúde em câncer no Estado.

 

Jadir, mora em Ouro Verde-SP e relatou a sua experiência com a FOSP. Ele se disse agradecido porque graças à fundação vive uma vida melhor hoje, depois que passou a usar a prótese criada pela instituição.

 

“Desde 1996 faço uso da Fundação Oncocentro de São Paulo, onde já realizei inúmeros procedimentos, e já fiz aproximadamente 28 próteses sobre implantes oculares. Pela necessidade de inúmeras cirurgias realizadas devido ao tratamento de rabdomiossarcoma. Hoje vivo uma vida plena e confortável em sociedade. A partir do momento em que passei a usar a próstese, minha vida mudou e hoje não tenho vergonha de me expor, pois os bons profissionais me atenderam com dedicação e fizeram uma prótese quase que real. Hoje me sinto totalmente livre para realizar as minhas atividades. Tenho uma vida normal em tudo e sou grato à Fundação Oncocentro SP”, agradeceu o paciente.

 

Layla – teve câncer de boca e precisa continuar com o tratamento dentário. Ela falou da importância da Fundação para a população mais carente, que não pode custear serviços dentários particulares.

 

“Eu trabalho com a minha voz algumas vezes e é impossível ficar sem a prótese, pois ninguém entende o que eu falo. Então por isso que essa Fundação é importante, porque para quem teve um câncer de boca, é indispensável a realização do tratamento dentário, e nem todos têm poder aquisitivo para realiza-los em particular, e não podemos viver sem. Então que se tenha consciência para fazer continuar esta Fundação, pois ela é de extrema importância para todos, pois só quem teve câncer e precisou ser atendido aqui sabe o que ela significa”, falou a paciente. 

 

Elza  fez uma cirurgia no olho e precisou remover, o que causou nela tristeza enorme. Mas ela fez questão de destacar que após a prótese adquirida na FOSP, sua vida mudou radicalmente e hoje ela vive normalmente.

 

“Quando eu fiz uma cirurgia no olho, fui encaminhada para o Oncocentro, essa clínica maravilhosa, e quando eu tirei o meu olho eu tive até vontade de tirar a minha própria vida, pois ficou um buraco enorme e muito feio no meu olho. Foi aí que criaram para mim uma prótese no Oncocentro e há dez anos eu estou muito feliz, uma mulher realizada, porque se não fosse essa prótese eu não sei se estaria viva hoje. Não só para mim, mas para várias pessoas, essa Fundação é muito importante. Creio que tudo vai dar certo daqui para a frente. Portanto, eu só tenho a agradecer a todos por isso”, expressou ela.

 

De acordo com um dos médicos do Oncocentro de SP, a Fundação não causa nenhum prejuízo aos cofres públicos, pois ela se mantém com os serviços laboratoriais e registros hospitalares de câncer e reabilitação. O médico disse inclusive que está buscando o apoio dos deputados da região para somar forças na luta contra o fechamento da Fundação.

 

Representantes da Fundação estão indo à Assembleia Legislativa de São Paulo para conscientizar e sensibilizar os deputados a defender a Fundação Oncocentro de SP.

 

Próteses feitas na Fundação  

 

Blog do Jordan Bezerra