Meteorologia Dr. Mário Leitão diz, no programa Conexão com a Notícia, em Santa Terezinha que inverno de 2019 será acima da média, se nada mudar

18/01/2019 - 15:54 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Meteorologia Dr. Mário Leitão diz, no programa Conexão com a Notícia, em Santa Terezinha que inverno de 2019 será acima da média, se nada mudar

Dr. Mário Leitão, meteorologista

O Programa Conexão com a Notícia, da Rádio Conexão, em Santa Terezinha-PB, dirigido pelos jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira, entrevistou o meteorologista Dr. Mário de Miranda Leitão, na manhã desta sexta-feira, dia 18 de janeiro de 2019. Mário Leitão é doutor em meteorologia e recursos naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e é professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.

 

Durante a entrevista, Dr. Mário explicou o por que os açudes da região de Patos não estão recebendo água. Ele falou também das chuvas que estão caindo e trouxe novas previsões para os próximos dias.

 

O meteorologista afirmou que as chuvas deverão continuar caindo ainda este mês, se não houver mudanças. Ele disse também que as precipitações estão acima da média, embora estejam caindo irregularmente.

 

“Em relação às previsões, senão houver mudanças repentinas, todos os indícios nos levam a crer que teremos um inverno bom para chuva em algumas áreas. Em relação ao índice de chuvas, nós já tivemos uma média superada. Em termos de previsão muito rápida, temos a possibilidade de chuva hoje em Santa Terezinha, e até o dia 20 de janeiro teremos precipitações. Temos uma pequena probabilidade de chuva para os próximos dias também, entrando o mês de fevereiro com ocorrência de chuva”, informou o especialista.

 

Questionado sobre a questão do açude do Jatobá, que não sangra há vários anos, ele deu uma explicação plausível. Segundo Dar. Mário, a ação humana tem causado a seca nos reservatórios da região.

 

“Detectamos um outro fenômeno que é praticamente invisível, e muitos desacreditam que isso aconteça. Me foi perguntado por que o açude do Jatobá não sangra. Então fui analisar a área do Jatobá, onde andei desde criança lá e conheço toda aquela região.  Então eu peguei uma imagem de satélite para ver os cursos doa rios. Foi aí que detectei que tinham 49 açudes nas redondezas do Jatobá. Então recentemente fizemos uma nova avaliação e já existem mais de 100 açudes na região. Então as águas que corriam para o açude do Jatobá ficam presas nas barragens desses açudes, que foram criados posteriormente. Já no açude de Coremas, existem mais de 500 açudes, o que compromete o acúmulo de água também neste reservatório, pois as águas são impedidas de correr para os reservatórios”, explicou o doutor.

 

Dr. Mário aproveitou para deixar uma dica muito bem-vinda para os ouvintes.

 

“Não pintem suas casas com cores escuras. Usem tinta de cor clara; as paredes escuram absorvem o calor e jogam metade do calor para dentro de casa e a outa metade para fora. Porque estamos em uma região que mais recebe radiação solar. Então quanto mais clara for a cor de sua casa, mais fria ela vai ser”, garante o especialista.


 

Blog do Jordan Bezerra