Padre Luciano e fiéis católicos de Santa Terezinha realizam peregrinação da fé pedindo a Deus chuvas para Capoeira; veja vídeo e fotos

21/01/2019 - 10:33 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Padre Luciano e fiéis católicos de Santa Terezinha realizam peregrinação da fé pedindo a Deus chuvas para Capoeira; veja vídeo e fotos

Uma das duas comportas do açude de Capoeira já está fora da água

 

Mais de uma centena de fiéis católicos da paróquia de Santa Terezinha, em Santa Terezinha-PB, realizaram a caravana da fé rumo à barragem de Capoeira, na tarde desse domingo (20). A peregrinação foi conduzida pelo vigário paroquial padre Luciano de Morais.

 

A peregrinação da fé teve início às 15h, saindo da Igreja Matriz de Santa Terezinha para o manancial, que fica a 13 km da cidade, e contou com as presenças de fiéis devotos e alguns parlamentares. Muitas pessoas seguiram em motos, carros e até ônibus foram mobilizados para o evento.

 

 O objetivo dessa jornada de fé foi pedir a Deus chuvas para a barragem de Capoeira, que se encontra na pior situação hídrica de sua história de 35 anos da construção, pois está no volume morto desde novembro de 2018, e hoje encontra-se com menos de 4% de sua capacidade hídrica.

 

 O Blog do Jordan Bezerra conversou com o padre Luciano lá na barragem, que explicou sua motivação para ir ao manancial. Segundo ele, foi a carta do papa Francisco, que pede a defesa e o cuidado com o planeta, “Casa Comum”.

 

 “A gente veio aqui motivado pela Carta do papa Francisco, LAUTADO SI, (2015),quando ele pediu que a gente colaborasse com o Criador na defesa da Natureza e quando a gente pediu, ora para o pai do céu que mande suas bênçãos”, afirmou o padre.

 

 O pároco lembrou que essa responsabilidade de cuidar do planeta é nossa também, sobretudo dos cristãos.

 

 “Chamando a responsabilidade de cada cidadão, de cada cristão, cada homem, mulher de boa vontade em defender a Natureza. Nós sabemos que cada vez mais o nosso Planeta fica mais quente, porque não se planta mais árvores, temos que plantar árvores nas cidades” disse o sacerdote.  

 

 Por fim, disse que queria voltar ao açude quando ele encher para também louvar a Deus pelas bênçãos das chuvas. Porque Ele vai ouvir as orações do seu povo. “Nosso Deus tem poder e não está dormindo”.

 

 O vigário agradeceu o trabalho do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, que governou o estado no período de 1983 a 1986, e que  construiu vários açudes grandes na Paraíba, dentre eles o Capoeira.  

 

 Vale ressaltar que esse importante manancial abastece as cidades de Patos, Santa Terezinha e São José do Bonfim. Tem capacidade de armazenamento hídrico de 53.450 milhões m³.

 

 Blog do Jordan Bezerra


Fotos

Vídeos