Vereadores debatem problemática da água em Santa Terezinha-PB: Capoeira está quase seco

16/03/2019 - 18:46 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Vereadores debatem problemática da água em Santa Terezinha-PB: Capoeira está quase seco

 

Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB tiveram início nesta sexta-feira (15), às 17h05, pelo presidente, Salomão Cordeiro (PP). As vereadoras Lidianny e Célia não compareceram.

 

Pedro Sopa (PSDB) fez um discurso forte ao dizer que não traiu ninguém e nem é oportunista, pois não votou por dinheiro. “Tenho posição e não me vendo como outros”. Por fim, apresentou um requerimento onde solicita que acrescentem no novo Regimento Interno da Câmara um espaço para o povo falar na sessão, denominado ‘tribuna livre’. Finalizou dizendo que ser vereador em Santa Terezinha não é fácil, mas Deus é maior.

 

Zé Nilton (PR) apresentou votos de pesar à família de Lucinha de Zé Batata. Falou que é a favor da tribuna livre, porém com critério. Agradeceu a prefeita que mandou consertar a bomba da Quixaba. Parabenizou os médicos Rui Pontes e  Rui Filho, que realizaram pequenas cirurgias. Por fim, disse que o povo tivesse paciência, pois a prefeita votou em dois deputados que perderam. Espera que o governo federal seja bom nos repasses para os estados e municípios.

 

Francisco Bezerra (PSB) fez uma reclamação quanto a falta de medicamento na farmácia básica, pediu providência da gestão. Lembrou que está faltando material para o SAMU, algo injustificável, pois o órgão recebe um subsídio de quase 22 mil reais por mês. Citou que existem inúmeras ruas que estão intransitáveis com tanto buracos. Pediu a prefeita que mandasse pintar os quebra-molas. Solicitou a construção de calçamento para a cidade. Disse que o leilão dos carros do município foi um sucesso e espera que a gestão complemente o valor e compre uma VAN moderna para beneficiar o povo. Agradeceu a prefeita que consertou a bomba da Quixaba. Trouxe como tema principal de sua fala a problemática da água, em Santa Terezinha, haja vista que o manancial que abastece a cidade está com pouco mais de 3,50%, ou seja, menos de 2 milhões de metros cúbicos de água. O que agrava a situação da Barragem de Capoeira é que fornece água também para Patos e São José do Bonfim. Lembrou que caso não chova e não tomem alguma providência, o município poderá entrar em colapso daqui a 3 meses. Apresentou um requerimento que foi subescrito pelos demais vereadores convocando o Gerente da Cagepa do Regional das Espinharas, para uma audiência pública para buscarem uma solução. Por fim, cobrou cumprimento da lei sancionada pela prefeita, referente  ao controle populacional via castração dos animais; ‘cães e gatos’. Pediu um mata-burro para Aroeiras.

 

Edcarlos Soares (DEM), líder da prefeita, agradeceu aos médicos Rui Pontes e Rui Filho pelas cirurgias realizadas no município. Lembrou que a prefeita Terezinha de Zé Afonso esteve na capital e falou com o deputado Dr. Érico, na ocasião, pediu ao deputado que lute para conseguir um ônibus para o município. Segundo ele, o deputado disse que  vai lutar por esse pleito. Afirmou que o deputado federal Wellington Roberto (PR) vai destinar uma verba de 150 mil reais para Santa Terezinha a partir do mês de agosto. O senador Maranhão (MDB) vai mandar 500 mil reais para custeio da saúde e para fazer calçamento. Concordo com o pleito de Francisco, em relação à construção de calçamento. Sobre a falta de medicamento foi devido à licitação, mas o pessoal pode ir para a sede da prefeitura que o remédio será feito um termo de doação. Quanto à falta de material no SAMU, vai se informar do problema. Parabenizou a gestão que consertou as bombas das Comunidades da Quixaba e Queimadas. Por fim se acostou ao pleito do vereador Francisco sobre a crise hídrica em Capoeira. Vamos fazer nossa parte e pedir com fé a Deus por chuvas, pois tá complicada a situação.

 

O presidente Salomão Cordeiro (PP) disse que respeita o posicionamento de Pedro Sopa, apenas defendeu o grupo. Quanto ser livre como parlamentar é favor, pois tem história na política do município. “Tenho 30 anos de vida pública, sempre em defesa do coletivo, sem buscar benefícios pessoais”. Afirmou que há falta de investimento na infraestrutura, sobretudo na parte de calçamento, quem fez mais nessa área foi Dr. Rui.  Lembrou que a gestão precisa priorizar alguns temas. Lembrou que o leilão foi bem-sucedido, portanto, é importante investir em uma VAN, será o carro mais útil para o município. Afirmou que o tema abordado por  seu colega Francisco, em relação a crise hídrica em Capoeira é muito oportuno, e que todos devem fazer algo, buscar uma solução plausível.  O que não pode é Santa Terezinha ser abastecida por carro-pipa. Garantiu que o então governador RC trouxe vários ônibus para o município e que João certamente vai mandar também. Agora, a prefeita deve oficializar o pedido, pois é sua prerrogativa. Por fim, disse que no novo Regimento Interno da Casa, o povo terá direito a falar na sessão, pois é a favor, contudo que haja critérios. Lembrou também que existem muitas ruas cheias de mato e buracos na cidade. Finalizou criticando o Governo Federal, que está proibindo até os Diretores do INSS de falarem sobre a Reforma da Previdência, isso não é democracia, mas sim ditadura.


 Os vereadores Menon e Lila não usaram a tribuna.

 

 

Blog do Jordan Bezerra