Sessão da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB é marcada por discussões acaloradas entre vereadores

05/08/2019 - 15:41 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Sessão da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB é marcada por discussões acaloradas entre vereadores

 

Os trabalhos na Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB foram abertos às 17h05min, nesta sexta-feira (2). O presidente Salomão Cordeiro (PP) abriu a sessão e saudou aos presentes. Todos os vereadores marcaram presença.

 

Vereador Lila (PSB) justificou sua ausência na sessão passada. Prestou solidariedade às famílias enlutadas. Pediu corrente de oração das igrejas para o ex-prefeito de Santa Terezinha-PB, Naíde Cabral e ex-vereador, que estava enfermo e tem muitos serviços prestado no município. Pediu ao líder da prefeita o conserto das máquinas pesadas, e a conclusão da estrada da Cachoeira.

 

Pedro Sopa (PSDB) agradeceu a Deus pelo dom da vida. Pediu saúde para o  ex-prefeito, Naíde Cabral, que faleceu devido a doença. Dona Nazira, dona Loura e lamentou a morte do  empresário Felizardo Félix. Esses dias a política esquentou no município, muitas conversas. Já fazia tempo que não fazia parte desse governo municipal. Pois no começo do governo fiquei desgostoso, porque a atual gestora não queria pagar os salários dos funcionários, dívida deixada pela última gestão, mas tinha dinheiro em caixa. Esta semana me chamaram de matuto: “sou matuto sim, mas não sou burro”. Agora, não sou vereador de acertos, como disse a senhora prefeita, que eu pedia 2 mil reais para dar remédio ao povo. “Não sou homem de acertos em 31 anos na polícia sempre dignifiquei minha farda. Sou um pai de família”, afirmou Pedro. Sobre ir à casa de Tatiane, fui, não nego, mas a prefeita dizer na Rádio que eu não tenho dignidade não é verdade, desde 1992, que apoio o grupo Gayoso, nunca me deu um litro de gasolina. Não tenho rabo preso com ninguém. Tenho meu nome limpo, por isso posso me candidatar. Ajudei quase 30 anos ao grupo, sou ingrato? Fiz a coisa certa: ficar do lado do povo. “A farmácia básica sem remédio, ela disse que tem, mas é mentira dela, além de falsa é mentirosa” Cadê os remédios, pois foram comprados 127 mil reais só este ano. Prometeu mais 2 mil empregos, mas não deu 100. Chamou a Câmara para fiscalizar, pois agora são seis vereadores de oposição, o G-6. Disse que respeita todo mundo, diferente do seu grupo que chamou o povo de mundiça. Do lado dela tem muita gente boa, mas também tem muita gente ruim. “Estou feliz com minha decisão, pois nunca  comi pirão de ninguém, apenas investi pesado nesse grupo, não sou covarde, Estão aperreados, é sopa neles.

 

Vereador Zé Nilton (PR) saudou a todos. Votos de pesar às famílias de Dona Loura, dona Nazira e Felizardo Félix. Fez uma crítica ao governo federal, que, segundo ele, está errando muito. Sobre a administração local, quase todos os pagamentos estão em dias. 80%  estão prontas, algo positivo para o município.

 

Vereadora Lidianny Medeiros (PSDB), prestou os votos de pesar à família de seu tio, Luiz Trajano, estamos de luto. Também à família de Antônio de Nelson, perdeu sua mãe, Dona Loura. O evento 4ª mostra de Bandas Marciais, onde 10 bandas se apresentaram. Parabenizou o secretário de educação, Osvamberg Oliveira, e a senhora prefeita e demais apoiadores do evento. O deputado Wilson Filho (PDT) disse que vai ajudar na reforma do colégio Pedro Soares e também vai arrumar um ônibus escolar. A prefeita disse que vai sair a reforma da Praça Frei Damião e a Academia de Saúde da Santana muito em breve. Sobre a fala de Pedro Sopa, lamentou, pois segundo ela, ele sempre foi oposição, pois o início da gestão veio com prepotência e pediu secretarias e vários empregos para a família, ele não quer trabalhar em prol do povo, mas em prol do bolso. É triste e vergonhoso ouvir o vereador dizer que a prefeita não trabalha. As máquinas estão quebradas porque estão trabalhando. O vereador Lila, pediu que Lidianny fosse justa e ela disparou: “o senhor era secretário de transporte e entregou todos os carros sucateados, onde, estava indo o dinheiro dos consertos dos veículos, será que o senhor estava roubando também, colocando no seu bolso? O trato nem vareta de óleo tinha, e aí tu roubo? Pedro chamou a vereadora de mentirosa. E ela, que disse o vereador Pedro queria roubar  a prefeitura. O presidente interveio para sanar a discursão.  Por fim, disse que os médicos Zé Afonso e Dr. Rui Pontes são os planos de saúde do município.

 

Francisco Bezerra (PSB) se acostou aos votos de pesar às famílias de Dona Loura, Nariza, Luiz Trajano e Felizardo Félix, muito amigo da nossa família. Pediu orações pela saúde do ex-prefeito Naíde Cabral, que tem muitos serviços prestados no município. Parabenizou o governo do estado que destinou mais de 30 mil alevinos de tilápia, grande parte foi colocado no açude Primavera. Destacou a vinda do vereador Pedro Sopa, disse: “vereador tomou a decisão certa, pois ficou ao lado povo, porque eu sempre tenho dito nesta casa, que meu mandato pertence ao povo, pois quem ficar contra o povo está perdido”, afirmou Francisco. Mesmo de lados opostos sempre houve um respeito mútuo entre nós. Será muito bem-vindo à oposição. A vereadora Lidianny dizer que o ex-prefeito Arimateia não arrumou nenhum carro é injusto, pois foram 13 anos veículos  adquiridos entre eles;  Van, Ambulância e 4 ônibus. Pode defender a gestão, agora é preciso reconhecer os feitos das outras gestões que passaram por aqui, pois Santa Terezinha não foi inventada de 2017 para cá. Agora a gestão está parada e não é culpa da Câmara não, pois os projetos que chegaram foram votados, o fato é que foi prometido muito pela atual gestão e quase nada foi feito, até um restaurante popular de 1 real, uma policlínica, uma creche, João Pedro, mas saibam que o povo está atento. Dizer que os motoristas dormiam no chão é uma inverdade, pois Arimateia foi quem mais fez pelos motoristas. Os medicamentos são dados a quem segue a cartilha da gestão. O município tem receita, pois só este ano já recebeu mais de 9 milhões. Portanto, tem que fazer algo com recursos próprios. Parabenizou o retorno da volta de grupo de Xaxado. Aqui é um celeiro cultural, por isso apresentei o Projeto de Lei, que valoriza a Prata da Casa. Pediu para tirar um sucatão, para evitar. Cobrou a providência das máquinas do PAC, pois   estão quebradas em outro município.


 O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) destacou a 4ª Mostra de Bandas Marciais, sediada no município e organizada pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Parabenizou todas as pessoas envolvidas no evento. Segundo o parlamentar este evento foi realizado porque na cidade, a atual gestão realiza um desfile cívico no dia de Emancipação Política do Município com a presença de várias bandas marciais da região. Ele enfatizou a presença do deputado estadual Wilson Filho (PTB). O deputado está bastante empenhado em trazer benefícios para Santa Terezinha.  O deputado garantiu uma banda marcial para a EEEFM Professor João Noberto. Foi informado ao deputado que a prioridade são os ônibus escolares. Relatou a visita a Escola Pedro Soares de Almeida acompanhado do deputado, da prefeita Terezinha Lúcia, dos colegas vereadores e juntos pediram a reforma e conclusão do Anexo II daquela instituição de ensino, entretanto, devido a algumas pendencias junto ao Governo do Estado pode dificultar tal reforma. Disse que será licitada a obra de reforma da Praça Frei Damião, importante centro turístico da cidade. Sobre a declaração do vereador Francisco Bezerra (PSB) que relatou as condições da ambulância do SAMU que está há muito tempo sendo utilizada pela população, ele solicitou da gestão adquirir uma nova ambulância. O vereador Edcarlos concordou com a ideia do colega Francisco, e disse que os vereadores também cobrassem uma nova ambulância aos seus deputados federais. Diante da ideia, os parlamentares entraram em um acordo e foi apresentado e aprovado um requerimento subscrito por todos para se entregue pessoalmente aos deputados Hugo Motta (PRB) e Wellington Roberto (PR), solicitando uma ambulância para a base do SAMU de Santa Terezinha. Sobre a saída do vereador Pedro Sopa (PSDB), Edcarlos falou que o colega tem seus motivos e contribuiu sempre votando em matérias de interesse da gestão e do povo Santerezinhense.

 

 

O presidente Salomão Cordeiro (PP) se acostou aos votos de pesar apresentados. Disse que está sendo alvo de ataques de jornalista que tem parentes em Santa Terezinha, dizendo que só moro em João Pessoa, mas já tenho 5 mandatos de vereadores e um como vice-prefeito. Esse jargão que moro em João Pessoa não cola. Não sei por que, ele está com essa postura. O povo está ao meu lado. Parabenizou a postura do vereador Edcarlos com serenidade, já a vereadora Lidianny tem perdido o rumo, deve existir a defesa de forma clara e verdadeira, contudo sem faltar com o respeito, por isso faço algumas observações na fala da vereadora Lidianny. A problemática da falta de remédio é séria e não podemos aceitar; se gasta muito e continua sem medicamentos. O carro adquirido por Luiz Couto a prefeita não deu um passo atrás. A prefeita trabalhou mais de 2 anos com os veículos da gestão anterior. Agora na gestão atual carros foram apreendidos por questão de irregularidades na documentação e ônibus soltando a barra de direção com estudantes só vimos nessa gestão. Outra coisa: “a prefeita tem alergia de obras, pois em quase 3 anos não fez uma obra no município, nem as obras deixadas pela gestão passada ela fez nada ainda, é lamentável”, afirmou Salomão. O carro que leva os pacientes da hemodiálise tá com tanta sujeira, algo precisa ser feito, o pessoal tem que ser conduzido com dignidade, ou vamos tomar as providências. Por isso que afirmo: “Até hoje é a pior gestão que a história de Santa Terezinha já viu, uma gestão fadada ao fracasso”.

 

Ficou combinado que será entregue um requerimento ao deputado Hugo Motta e um a Wellington Roberto reivindicando uma ambulância para o SAMU.

 

Blog do Jordan Bezerra