Prefeitura de Santa Terezinha faz parceria com historiador e Museu Chico Rufino

11/08/2019 - 07:31 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Prefeitura de Santa Terezinha faz parceria com historiador e Museu Chico Rufino

Museu-Chico Rufino

 

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha (PB), através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo fechou uma parceria com o historiador Damião Lucena para a reabertura do Museu Chico Rufino.


Ficou acordado que a prefeitura disponibilizará uma servidora para zelar e atender ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h. A reabertura será nesta segunda-feira (12).


O secretário de Educação, Osvambergh Oliveira, falou da alegria com a parceria e convidou a todos para visitar o local.


“É com muita satisfação que anunciamos a população de Santa Terezinha que após uma conversa com a prefeita Terezinha Lúcia e com o historiador Damião Lucena estaremos na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, fazendo a reabertura o Museu Chico Rufino que há mais dez anos que estava fechado. Este local é um marco para a nossa cidade, um marco a nossa história. Temos que fazer o resgate das nossas histórias, das nossas origens que por muito tempo estava esquecida. Tivemos a sensibilidade da prefeita que determinou por meio de um comodato disponibilizando uma funcionária para zelar e atender aos visitantes. Estamos felizes porque isso mais uma vez marca esse trabalho de responsabilidade da gestão com o compromisso da história do nosso município. Nós adquirimos 300 livros sobre a história local e entregamos aos professores e as escolas. Vamos também entregar os livros nas escolas particulares para que a nossa história seja estudada. Pedimos aos professores que se organizem para fazer aulas de campo no museu porque como estava fechado há muito tempo, muitos alunos não conhecem da história. O museu ficará aberto pela manhã, entretanto, o museu abrirá a tarde se for comunicado com antecedência para os alunos deste turno. A partir dos próximos dias iremos lançar uma campanha com Damião Lucena para angariar objetos que fizeram parte da história e estão nas residências das pessoas, então, iremos fazer este trabalho de conscientização para receber como forma de doação e acrescentar as outras peças do museu. Este museu não é da família Rufino, não é da prefeitura e sim de todos os santerezinhenses. Convidamos a todos para saber mais sobre a nossa história visitando o Museu Chico Rufino”, destacou.


Francisco Rufino de Lucena (1891-1985), era conhecido por Chico Rufino, é considerado o fundador de Santa Terezinha, município localizado no Vale das Espinharas, região metropolitana de Patos, a 320 km da capital João Pessoa.


 

Portal Santa Terezinha