terça, 21/05/2019

Treinador de Luta Olímpica, Sensei Ramos, denuncia falta de apoio ao esporte patoense; veja vídeo

14/05/2019 - 15:45 - Esportes

Compartilhe:
Treinador de Luta Olímpica, Sensei Ramos, denuncia falta de apoio ao esporte patoense; veja vídeo

Sensei Ramos e seus lutadores

 

 

O Blog do Jordan Bezerra visitou o espaço de treinamento de Luta Olímpica em Patos, que fica no CAIC, localizado no Bairro do Morro, e entrevistou o técnico Sensei Ramos, que é presidente da Fundação ‘Mãe Toinha’, que trabalha com esportes de luta há mais de 20 anos no município. Sensei falou das conquistas que alcançou juntamente com os seus times, mas também lamentou a falta de investimentos no esporte em Patos.

 

Segundo o técnico, foram inúmeras conquistas com os atletas de Patos, mas, infelizmente, nos últimos anos, tem faltado apoio ao esporte, embora os atletas tenham alcançado vitórias em campeonatos brasileiros e estaduais. Muitos deixam de participar por falta de dinheiro para custear as viagens, bem como o próprio técnico, que deixa de acompanhar os seus alunos por não ter condição de arcar com as despesas. Sensei lamentou o corte das bolsas-atleta que a equipe recebia, além do fim do apoio da prefeitura de Patos.

 

“A bolsa-atleta de treze atletas patoenses está suspensa. Governadores antes de Ricardo Coutinho pagavam as bolsas, mas até o momento nada. Os nomes foram lançados, mas nunca recebemos valor algum. Da prefeitura recebemos de Nabor e Francisca Motta, mas depois disso não recebemos mais. E nós não sabemos por que cortaram todo o apoio que nossa equipe recebia, pois os resultados não param de chegar. Nós estamos trabalhando”, justificou o treinador.

 

Sensei citou nomes de referência na cidade de Patos que já foram campeões e vice-campeões em nível nacional. Ele afirma que Patos é um celeiro na luta olímpica e cita vários atletas que vieram do Judô e que também são referência nacional, mas que deixam de ir às competições e de defender o nome de Patos porque não têm apoio nem da prefeitura, atualmente, nem do governo do estado, que suspendeu as bolsas-atleta, que eram um divisor de águas para os lutadores patoenses.

 

“Quando trouxemos a Luta Olímpica para Patos os resultados foram surpreendentes. Na nossa primeira competição fora de Patos nós conseguimos ganhar, em 2013. De lá pra cá nós sempre estivemos no pódio, com atleta como Maria Aparecida, Eliseu, Lucas, Anderson, e vários outros. Hoje temos Mabel, que passou na seletiva para o Rio de Janeiro. Eu estive em Brasília este mês como técnico da seleção da Paraíba, e tivemos três medalhas de ouro, duas de prata e um quinto lugar. A nossa equipe de Patos não foi disputar a seletiva em João Pessoa por falta de apoio financeiro, e por isso ficamos de fora”, lamentou o técnico Sensei. 

 

O treinador afirmou que é triste ver tantos jovens lutando para conquistar lugar nas seletivas, mas quando são aprovados, não têm condições de ir em busca de seus sonhos. Ele disse ainda que os atletas vivem fazendo campanhas nas redes sociais, vendendo bala e chocolate, e, segundo ele, essa não é a função do atleta. Isso prejudica muito o rendimento dos lutadores, que perdem tempo buscando apoio financeiro, que deveria vir do poder público e de empresários, mas infelizmente a cidade de Patos ainda não abriu os olhos para esses atletas que brilham lá fora, carregando consigo o nome da cidade.

 

“Nós precisamos, urgentemente, de apoio para os nossos atletas voltarem a brilhar, pois hoje nós estamos sem condições financeiras para ir para as competições. Desta vez, a aluna Mabel foi vender chocolates, pedir dinheiro nas redes sociais, e isso não é papel de atleta. Os governantes deveriam ver a necessidade e contribuir. Todos os nossos atletas deveriam estar participando do campeonato brasileiro, mas sem apoio não tem condições”, desabafou o técnico.

 

Sensei lamentou que está impossibilitado de acompanhar a sua equipe nas competições por falta de dinheiro. Ele disse que os atletas podem render mais com o seu técnico ao lado. Ele fez um apelo aos governantes e pediu a colaboração de todos para a continuação do trabalho em Patos, caso contrário, poderá buscar apoio de outros municípios. 


 

Blog do Jordan Bezerra

 

 

Veja Vídeo

Fotos

Treino com pouca estrutura

Lutadora Mabel e o Sensei Ramos

Vídeos