Jornalista Damião Lucena escreve livro sobre Santa Terezinha-PB; lançamento será em janeiro de 2019

22/12/2018 - 01:24 - Gerais

Compartilhe:
Jornalista Damião Lucena escreve livro sobre Santa Terezinha-PB; lançamento será em janeiro de 2019

Damião Lucena, autor do livro sobre Santa Terezinha-PB

 

O jornal Conexão com a Notícia, comandado pelos jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira, na Rádio Conexão FM 104,9, entrevistou, nessa sexta-feira (21), o escritor, jornalista e historiador, Damião Lucena, que durante uma hora contou aos ouvintes as novidades e curiosidades do livro que ele escreveu e falou sobre como será o lançamento, que conta a história da cidade de Santa Terezinha-PB. O escritor discorreu com riqueza de detalhes sobre a obra completa da princesinha das Espinharas. 

 

O jornalista falou sobre a chegada do fundador da cidade, Chico Rufino, vindo de Pombal. Ele era marchante. Falou também quem foi Caboclo das Cabaças, que contribuiu para a origem do município, mas que Francisco Rufino de Lucena (Chico Rufino), é de fato, o fundador de Santa Terezinha-PB.  

 

“Esse é o primeiro livro que conta com riqueza de detalhes a história de Caboclo das Cabaças, donde vem a origem da família Loló no município. Caboclo contribuiu muito para a origem da cidade, mas foi Chico Rufino que doou a terra para construir a Igreja, onde surgiu a cidade”, afirmou Damião.  

 

Perguntado sobre os filhos ilustres do município, lembrou que são citados no livro.

 

“Muitos filhos importantes ou fundador de uma cidade, não necessariamente são  filhos naturais da cidade que fundou, temos como exemplo; Paulo Mendes fundou Patos, veio do Estado do Ceará, Chico Rufino fundou Santa Terezinha, veio lá de Pombal e assim por adiante”, contou o escritor.

 

Explicou que quem nasceu em Santa Terezinha até 1961, se levar ao pé da letra, nasceu em Patos, contudo hoje o município é independente, portanto, é filho de Santa Terezinha.  

 

“Meus pais, que são minhas raízes, eles nasceram em Patos, porque quem nasceu em Santa Terezinha até 1961, se você levar ao pé nasceu em Patos, porque Santa Terezinha pertencia a Patos, mas nós temos que considerar a área territorial de abrangência, como área natural, por exemplo, Coriolano de Medeiros nasceu no território de Santa Terezinha assim, ele é, santerezinhense”, ressaltou Lucena.

 

Com relação aos filhos ilustres Damião citou em seu livro; Coriolano de Medeiros, Porfírio da Costa, o herói da Guerra do Paraguai, o grande poeta Canelinha, que brilhou, sobretudo na região de Goiás, mas que seu trabalho é referencial no Brasil inteiro, outro poeta famoso Odilon Nunes de Sá. Disse ainda, que fez questão de nomear no livro todos os prefeitos que governaram o município.

 

No livro destacou uma história interessante que é sobre a origem da família Capuxu. “Os Capuxus tem uma história belíssima que é contada no livro, sua origem surgi de um baiano extrativista, que veio morar na região e, que cultivava abelha daí o nome, Capuxu”, explicou.

 

No processo de pesquisa o jornalista contou que teve ajudas valiosas para catalogar as histórias citou; Manassés, Zé Canuto, os ex-prefeitos Silvino Corcino e Naíde Cabral, como articulador o presidente da Câmara Municipal, Francisco Bezerra. Agradeceu a todos, sem esquecer-se de sua equipe competente.   

 

Por fim Damião disse que o livro será lançado em janeiro de 2019, que marcará também com a reabertura do Museu Chico Rufino que está passando por uma reforma. O livro terá tiragem inicial de 500 exemplares, onde 350 livros foram adquiridos pela prefeitura para o acervo das escolas e 50 livros foi comprado pelo presidente da Câmara Francisco. Damião terá apenas 100 livros para vender, que serão vendidos por meio de cadastro online. 

 

“Sem essa ajuda dos Poderes Executivo e Legislativo do município não seria possível concretizar esse sonho, eu agradeço”, contou o escritor.

 

Finalizou falando o que o motivou a escrever o livro, pois a Cultura no Brasil é pouco valorizada.

 

“Naturalmente é que apaixonante, eu digo hoje, que sou historiador muito mais por paixão. Santa Terezinha é muito rica em cultura é importante à gente frise isso. É projeto pessoal, eu tinha essa dívida com Santa Terezinha, apesar das despesas, estou muito satisfeito de ter tido a oportunidade de historiar a terra onde estão nossas raízes”, concluiu Damião. 

 

 
Blog do Jordan Bezerra


Fotos