Quilombolas criam escolinha de futebol como alternativa para inclusão de crianças na escola, em Diamante

25/03/2019 - 12:31 - Gerais

Compartilhe:
Quilombolas criam escolinha de futebol como alternativa para inclusão de crianças na escola, em Diamante

Quilombolas criam escolinha de futebol como alternativa para inclusão de crianças na escola, em Diamante

 

O Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde Professora Fátima Dantas, através do seu Diretor Presidente, Arliston Jerônimo, esteve na Comunidade Quilombola de Barra de Oitís município de Diamante (PB), no final da tarde deste domingo (24), no intuito de conhecer melhor, a escolinha de futebol criada pelos irmãos Jailson Jorvino e Francisco Neves.


Em missão institucional, Arliston falou que foi conhecer o Projeto Social a convite dos fundadores e que ficou muito feliz ao ver o empenho e a seriedade dos irmãos ao incentivar mais de 50 crianças e adolescentes ao ingresso no esporte, cobrando a regularidade na escola , como moeda de troca.


 

Para Francisco Neves conhecido como Nevinho, a inciativa surgiu depois do aumento do consumo de álcool e drogas na comunidade. “Temos a importante missão através do esporte e da educação, de formar jovens que possam sair dessa área de risco”, comenta.


No Projeto, Jailson entra como técnico e orientador, já Nevinho busca apoiadores para que posam manter os trabalhos. “Precisamos da ajuda das pessoas. Bola, chuteiras, coletes e lanches, o que puderem colaborar agente está aceitando”, falou Nevinho.


A Comunidade da Barra fica a cerca de 6 quilômetros de distância da sede do município. Os jogos acontecem no Campo da Comunidade, sempre aos finais de semana, no período da tarde.


Para Arliston, o CEACS irá abraçar a causa e já prepara um requerimento a ser protocolado junto ao Governo do Estado, através de Secretaria de Estado de Esportes, para angariar recursos que possam colaborar com as atividades do Projeto Social. 


Saiba mais

 

Os quilombolas são os atuais habitantes de comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados, que vivem, na sua maioria, da agricultura de subsistência em terras doadas, compradas ou ocupadas há bastante tempo.

 

Fonte Diamante Online