Após serviços da CAGEPA, aumenta vazão de água do Canal da Barragem da Farinha para o Açude do Jatobá

13/04/2019 - 21:28 - Gerais

Compartilhe:
Após serviços da CAGEPA, aumenta vazão de água do Canal da Barragem da Farinha para o Açude do Jatobá

Canal da Barragem da Farinha para o Jatobá

 

Foram dois dias de serviços para desobstrução de trechos do Canal da Barragem da Farinha que leva água para o Açude do Jatobá. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas) comandou os serviços.


Neste sábado e domingo, dias 12 e 13 de abril, respectivamente, 4 trabalhadores fizeram esforços louváveis e conseguiram aumentar a vazão de água que agora corre com mais facilidade da Barragem da Farinha ao Açude do Jatobá.


Plantações de capim e até um milharal estavam dificultando a passagem de água. Funcionários da CAGEPA/Espinharas conversaram com um dos proprietários de terras próximas ao canal que estava usando trecho para plantação. Os funcionários dialogaram com o agricultor e explicaram que a atitude dele estava causando problemas na passagem de água. O agricultor entendeu a ação e não causou problemas para ação dos trabalhadores da CAGEPA.


Após a desobstrução, até peixes conseguiram passar para o Açude do Jatobá através do Canal da Farinha. Desde a sangria da Barragem parte da água começou a ajudar no volume de água para o Jatobá. O açude tem recebido quantidade significativa de água e a expectativa é de transbordamento do Açude Tubarão que “sangra” para o Açude Jatobá.


Infelizmente, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), órgão do Governo Federal, abandonou o Açude do Jatobá que carece de serviços no balde, pavimentação em paralelepípedos, calhas, sangradouro, desassoreamento do leito, retirada de árvores de dentro do leito e etc. A omissão do órgão causou indignação aos sertanejos, em especial, os cidadãos patoenses.

 

 

 

 

 

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com