Por Paulo Duarte: O QUE É A REALIDADE? E QUEM SOMOS NÓS?

22/01/2019 - 18:40 - Opinião

Compartilhe:
Por Paulo Duarte: O QUE É A REALIDADE?  E QUEM SOMOS NÓS?

Paulo Duarte

 

Algumas perguntas que foram feitas muito antes do advento do cristianismo se encontram abertas, e até o presente momento não se teve uma resposta convincente ou satisfatória. E de fato, a vida não passa de uma vela acesa, estamos aqui a penas para um breve passeio. 


Todas as coisas que se encontram ao nosso redor deixarão de existir um dia. Até mesmo o nosso Sol, essa estrela simples, se encontra com os seus dias contados. Sabe-se que no universo toda estrela nasce, cresce e morre.


 Segundo Carlos Rovelli “dentro do universo movem-se a luz e as coisas. A luz é constituída de fótons, as partículas de luz intuídas por Einstein.


As coisas que vemos são feitas de átomos. Cada átomo é um núcleo com elétrons ao redor. Cada núcleo é constituído de prótons e nêutrons, unidos uns aos outros.


Tanto os prótons e nêutrons são feitos de partículas ainda menores, que o físico americano Murray Gell-Mann batizou de ‘’quarks’’ todas as coisas que tocamos, portanto, são compostas de elétrons e desses quarks.


 A força que mantém colados os quarks no interior dos prótons e dos nêutrons é gerada por outra partícula. ’’ Como se observou, são essas partículas subatômicas que formam todas as coisas em nossa volta.


Portanto, vivemos em uma realidade aparente.  Mas o que seria essa realidade? E quem somos nós dentro desse contesto misterioso? 


Para Rovelli também somos feitos apenas de quanta e de partículas.  Mas, então, de onde vem aquela sensação de existir singularmente e em primeira pessoa, que cada um de nós experimenta?  


 Essa pequena reflexão nos mostra o quanto nossas compreensões sobre as coisas são limitadas.  E como já dizia um filósofo: o homem é um mistério para ele mesmo. 

 

 

 

Por Paulo Duarte