'Nós confiamos irrestritamente no ministro Moro', diz Bolsonaro

10/06/2019 - 20:46 - Política

Compartilhe:
\'Nós confiamos irrestritamente no ministro Moro\', diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Sérgio Moro, em maio deste ano, durante visita ao Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública da Região Sul, em Curitiba — Foto: Marcos Corrêa/PR

 

O Secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, disse nesta segunda-feira (10) que o presidente Jair Bolsonaro manifestou confiança em seu ministro da Justiça, Sérgio Moro, após o vazamento de mensagens relacionadas à operação Lava Jato.


Wajngarten disse que informou Bolsonaro sobre o vazamento no domingo (9) e voltou a conversar sobre o caso com o presidente por volta das 6h30 desta segunda. Nos dois momentos, segundo Wajngarten, Bolsonaro repetiu a afirmação: "Nós confiamos irrestritamente no ministro Moro".


Neste domingo (9), o site "The Intercept" publicou reportagem com mensagens atribuídas a Moro e a procuradores. Segundo o site, o então juiz responsável pela Lava Jato no Paraná orientou ações e cobrou novas operações dos procuradores que atuam na operação. As conversas aconteceram no Telegram – aplicativo de mensagens.

 

Reunião com Bolsonaro

 

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou nesta segunda que Bolsonaro deve se reunir na terça (11) com Moro, para discutir o conteúdo das mensagens revelada pelo site.


Mais cedo, nesta segunda-feira, Moro afirmou em uma entrevista coletiva em Manaus (AM) que não orientou a atuação dos procuradores, acrescentando que os trechos mencionados na reportagem, na opinião dele, não mostram prática ilegal.


"Em relação às notícias referentes ao vazamento de informações sobre a Operação Lava Jato, o presidente da República não se pronunciará a respeito do conteúdo de mensagens e aguardará o retorno do ministro Moro para conversar pessoalmente, em princípio, amanhã", afirmou o porta-voz nesta segunda.


De acordo com Otávio Rêgo Barros, o encontro é "importante" para Bolsonaro saber de Moro a percepção do ministro sobre as mensagens e, a partir da conversa, "traçar linhas de ação" e estratégias para o país avançar em direção ao "rumo certo".


Diante do conteúdo revelado, o corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Orlando Rochadel, decidiu apurar se o procurador da República no Paraná Deltan Dallagnol e outros integrantes da força-tarefa cometeram "falta funcional".


Ainda no domingo, após a divulgação das mensagens, a assessoria do Ministério Público Federal no Paraná divulgou uma nota na qual afirmou que a atuação dos procuradores é "revestida de legalidade, técnica e impessoalidade".


Afirmou também que os integrantes da força-tarefa estão à disposição para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

 

G1