Arrascaeta se aproxima de marcas históricas no Flamengo; veja números

16/07/2022 - 05:30 - Esportes

Compartilhe:
Arrascaeta se aproxima de marcas históricas no Flamengo; veja números

Arrascaeta.jpg

 

 

Arrascaeta é decisivo desde que botou os pés no Ninho do Urubu, em 2019. E, mesmo no primeiro ano de altos e baixos do Flamengo desde sua chegada à Gávea, o uruguaio consegue elevar o nível de suas atuações e não apenas manter a pegada de outras temporadas. O retrospecto o aproxima de marcas importantes tanto dentro do clube quanto no futebol nacional.

 

 

Com os dois gols contra o Atlético-MG, os primeiros com a camisa do Flamengo contra o Galo, Arrascaeta se aproximou da marca de 100 anotados por clubes brasileiros. Chegou a 98, número dividido igualmente entre o Rubro-Negro e o Cruzeiro - 49 por cada.

 

 

Ele defendeu a Raposa de 2015 a 2018, fez 187 jogos, conquistou um Campeonato Mineiro e duas Copas do Brasil. De vermelho e preto são 170 partidas e nove títulos: uma Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e três estaduais.

 

 

Arrascaeta também foi crucial para a classificação do Flamengo às quartas de final da Copa do Brasil, mas o destaque em jogos de mata-mata não é de hoje. O Espião Estatístico do ge destrinchou as 51 partidas eliminatórias disputadas. São 3.767 minutos, nove gols marcados, 13 assistências e uma participação direta em gols a cada 171 minutos.

 

 

Além da assistência para Gabigol marcar o primeiro do Flamengo na final da Libertadores de 2019, Arrasca fez gols nas conquistas das Supercopas do Brasil de 2020 e 2021, contra Athletico-PR (3 a 0) e Palmeiras (2 a 2 e vitória nos pênaltis). Turnos não têm peso de título no futebol carioca, mas o gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo da decisão da Taça Rio de 2019, contra o Vasco, é visto como o cartão de visitas do uruguaio na Gávea.

 

 

Ainda em 2019, época, ainda não era titular com Abel Braga, tanto que o treinador levou a campo um time inteiramente formado por reservas, o uruguaio fez nos acréscimos o gol do empate por 1 a 1 e converteu sua cobrança na vitória por 3 a 1 nos pênaltis. Semanas depois, o Flamengo iniciou seu sexto tricampeonato estadual com mais duas vitórias sobre o arquirrival.

 

 

Arrascaeta também decidiu títulos com a camisa do Cruzeiro, inclusive contra o Flamengo. Em 2017, no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil, marcou o gol celeste no empate por 1 a 1 no Maracanã - o título veio no Mineirão após 0 a 0 e vitórias nos pênaltis. No ano seguinte, marcou dois gols nas finais do Campeonato Mineiro, contra o Atlético-MG. Fez um no fim do primeiro duelo, que manteve seu time vivo na parada (derrota por 3 a 1) e abriu o placar da vitória por 2 a 0.

Ainda em 2018, encarou voo de 25 horas para disputar a finalíssima da Copa do Brasil após representar a seleção uruguaia e fez o gol do bi da Copa do Brasil, na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, em Itaquera. Na Libertadores, dois meses antes, voltou a marcar em jogo decisivo contra o Flamengo. Abriu o placar na vitória por 2 a 0 no Maracanã, resultado decisivo para tirar os rubro-negros no confronto válido pelas oitavas de final da competição.

Embora Arrascaeta tenha feito seus primeiros gols pelo Flamengo contra o Atlético-MG e conquistado sua primeira vitória diante do rival, o Galo é o integrante do G-12 contra o qual mais marcou dentro do futebol nacional. São oito no total. É o segundo adversário que mais vazou - o América-MG é o principal freguês, com nove sofridos.

Também talhado em jogos grandes, Arrasca tem gols contra nove rivais do G-12 com a camisa do Flamengo. São quatro contra o Vasco, sua maior vítima. Dezoito de seus 49 gols pelo clube foram anotados diante dos principais adversários que tem em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

 

Globoesporte.com