100 dias para a Copa: como estão os adversários do Brasil

12/08/2022 - 19:41 - Esportes

Compartilhe:
100 dias para a Copa: como estão os adversários do Brasil

Karl Toko-Ekambi (Camarões), Dusan Vlahovic (Sérvia) e Xherdan Shaqiri (Suíça): adversários do Brasil na Copa — Foto: Infografia ge

 

Sérvia com artilheiro em alta, Suíça com problemas, e Camarões em início de trabalho de técnico. Esse é o cenário das três seleções adversárias do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, a 100 dias do início do torneio no Catar.


Dessas três seleções, a melhor posicionada atualmente no ranking da Fifa é a Suíça, em 16º lugar. A Sérvia vem abaixo, em 25º, e Camarões ocupa a 38ª posição. O Brasil é o atual líder do ranking.


Desde o dia 1º de abril, quando a Fifa definiu os grupos da Copa do Mundo, as duas seleções europeias entraram em campo quatro vezes, e a equipe africana jogou só uma partida. Mas há outras informações sobre os adversários do Brasil na fase de grupos, a 100 dias da Copa. Confira:

Sérvia: Mitrovic em alta

 

Primeira adversária da seleção brasileira no Catar (dia 24 de novembro), a Sérvia perdeu para a Noruega na estreia pela Liga B da Liga das Nações 2022/23, mas depois goleou a Eslovênia (4 a 1), venceu a Suécia (1 a 0) e empatou com a Eslovênia (2 a 2).


Esses quatro jogos foram em junho. No mês que vem, a seleção sérvia encara novamente a Noruega e a Suécia, pelo mesmo torneio.


Quem vive grande momento é o centroavante Mitrovic. Autor de dois gols no empate do Fulham com o Liverpool, na abertura da Premier League, ele alcançou 44 gols em 45 jogos de liga desde o começo da temporada passada — 15 a mais do que qualquer outro atleta nas quatro divisões da Inglaterra. Mitrovic é o maior goleador da história da seleção, com 45 gols.

Destaque na temporada passada pelo Eintracht Frankfurt, campeão da Liga Europa, o meia Kostic acertou transferência para a Juventus.


Suíça: lanterna na Nations League

 

A equipe do técnico Murat Yakin começou muito mal na Liga A da Nations League. Está na lanterna do Grupo 2, depois de perder para República Tcheca (2 a 1), Portugal (4 a 0) e Espanha (1 a 0). No último compromisso de junho, conseguiu bater os portugueses por 1 a 0.


A seleção suíça vai encarar no fim de setembro os espanhóis e os tchecos, nesta ordem, mas tem poucas chances de avançar de fase. Ainda há a previsão de um amistoso contra Gana, no dia 17 de novembro, às vésperas da Copa (estreia dia 24, contra Camarões).


Camisa 10 do time, o meia Granit Xhaka começou bem a campanha pelo Arsenal. Ao que tudo indica, ele também se tornou o vice-capitão do time inglês. Outro nome a se destacar no momento é o atacante Breel Embolo, que se transferiu para o Monaco.


A comissão técnica da Suíça se reuniu no dia 9 de agosto para dar início aos trabalhos da temporada 2022/23.


Camarões: Onana na Inter de Milão

 

Em jogo emocionante contra a Argélia, em março, a seleção africana garantiu a vaga na Copa do Mundo poucos dias antes de saber que cairia no grupo do Brasil. Desde então, só entrou em campo uma vez, contra Burundi (vitória por 1 a 0), pelas eliminatórias da próxima Copa Africana de Nações — adiada para 2024.


Até a viagem para o Catar, a equipe africana tem prevista mais dois jogos contra a Namíbia, também pela qualificação para a CAN. Mesmo com prováveis amistosos, serão poucos jogos na bagagem do técnico Rigobert Song, ex-jogador da seleção, que assumiu no início de março.


Alguns de seus principais nomes trocaram de clube na janela de transferências de verão da Europa. Casos do goleiro André Onana, que foi para a Inter de Milão e do volante André Zambo Anguissa, que foi contratado em definitivo pelo Napoli.


Essa será a terceira vez que o Brasil vai enfrentar Camarões na fase de grupos da Copa do Mundo. As outras duas foram em 1994 e 2014.

 

 

Globoesporte