Cariocão 2023 terá mesmo formato dos últimos dois anos

12/11/2022 - 05:05 - Esportes

Compartilhe:
Cariocão 2023 terá mesmo formato dos últimos dois anos

Futebol.jpg

 

 

Nesta sexta-feira, os clubes da Série A do Campeonato Carioca participaram da reunião do Conselho Arbitral para estabelecer os parâmetros do Campeonato Estadual de 2023. O formato será o mesmo das últimas temporadas, com um grupo formado pelos 12 times, que se enfrentam em 11 rodadas e os quatro primeiros avançam para a semifinal.

 


- Não houve muitas mudanças, o regulamento é o mesmo do ano passado. 11 rodadas, quem pontuar mais é o campeão da Taça Guanabara. Os quatro primeiros vão disputar a semifinal, 1º com o 4º e 2º com o terceiro. Os vencedores fazem a final em duas datas - destacou Marcelo Viana, da Ferj.

 


O ponto de maior divergência foi em relação às vantagens na semifinal, mas após discussão, foi decidida a manutenção do modelo adotado em 2022. O primeiro e o segundo colocados da primeira fase tem a vantagem do empate no agregado da semifinal.

 


Sobre as transmissões, Viana destacou que a federação tem uma empresa tocando a negociação dos direitos e uma garantia de R$ 70 milhões, inclusive garantindo uma premiação para o campeão e o vice.

 


- A gente não tem ainda uma garantia de valores porque está em discussão, mas acreditamos que algo entre 6 e 8 milhões para ser dividido entre o primeiro e segundo colocados - concluiu o dirigente.

 


A primeira rodada do estadual está marcada para os dias 14 e 15 de janeiro. O primeiro clássico será na terceira rodada: Vasco e Botafogo se enfrentam no dia 21 ou 22 de janeiro, com mando de campo para os vascaínos.

 


O Fla terá uma maratona de clássicos nas últimas três semanas do torneio. Enfrenta o Bota na 9ª rodada, o Vasco na 10ª e fecha o campeonato contra o Flu na 11ª. Após o detalhamento da tabela, Cacau Cotta pontuou ao Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj, a existência dos três clássicos seguidos para o Flamengo.

 


- O Flamengo é o único dos grandes que vai jogar três clássicos seguidos - disse o diretor rubro-negro.

 


- Mas você que sorteou o nome do Flamengo, Cacau - rebateu Marcelo Viana, que ouviu o diretor responder: - Não estou reclamando, mas o Flamengo foi o único. Também fui eu que sorteei as bolinhas da Copa do Brasil e da Libertadores, que fomos campeões - finalizou.

 

 

Globoesporte.com