GP de Miami: McLaren dá baile em Verstappen e Piastri vence; Bortoleto quebra

04/05/2025 - 21:33 - Esportes

Compartilhe:
GP de Miami: McLaren dá baile em Verstappen e Piastri vence; Bortoleto quebra

 

Max Verstappen cravou a pole position para o GP de Miami e fez piada com a ideia da paternidade o deixar lento, mas quem riu por último - e melhor - neste domingo foi a McLaren. Em dia de vitória de Oscar Piastri, o time anulou a vantagem do holandês que acabou fora do pódio, e ainda confirmou uma dobradinha com o segundo lugar de Lando Norris. George Russell chegou em terceiro lugar, e Gabriel Bortoleto, que largou em 13º, sofreu uma quebra que levou ao abandono.

 

Piastri herdou o primeiro lugar na prova no Circuito Internacional de Miami após largar da quarta colocação, alcançar a vice-liderança após a volta de abertura e cozinhar Verstappen nas oito voltas iniciais - concretizando, por fim, a ultrapassagem da vitória no 14º giro.

 

O holandês, então, ficou à mercê de Norris; originalmente segundo colocado, ele caiu para sétimo mas chegou ao top 3 em nove voltas. Sucedendo uma bandeira amarela na volta 30, o piloto da RBR ainda foi ultrapassado por Russell.

 

Oscar chega a quatro vitórias em 2025, ampliando sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos: agora, somando 131 pontos - 16 a mais que o vice-líder Norris. Verstappen, terceiro colocado, tem Russell a apenas seis de alcançá-lo na tabela. A McLaren segue dominando o campeonato de construtores, somando 246 pontos.

 

Resultado

Oscar Piastri (McLaren)

Lando Norris (McLaren) – +4s630

George Russell (Mercedes) – +37s644

Max Verstappen (RBR) – +39s956

Alexander Albon (Williams) – +48s067

Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) – +55s502

Charles Leclerc (Ferrari) – +57s036

Lewis Hamilton (Ferrari) – +58s836

Carlos Sainz (Williams) – +59s910

Yuki Tsunoda (RBR) – +68s814

Isack Hadjar (RB) – +73s977

Esteban Ocon (Haas) – +80s710

Pierre Gasly (Alpine) – +88s318

Nico Hülkenberg (Sauber) – +1 volta

Fernando Alonso (Aston Martin) – +1 volta

Lance Stroll (Aston Martin) – +1 volta

Abandonaram: Liam Lawson (RB), Gabriel Bortoleto (McLaren), Oliver Bearman (Haas), Jack Doohan (Alpine).

 

A largada

 

O pole Verstappen largou na frente, mas uma ligeira travada permitiu a aproximação do segundo colocado, Norris, que acessou a curva 2 um pouco à frente do rival. Max, porém, fechou a porta para o piloto da McLaren, que escapou do traçado e, por isso, despencou para o sétimo lugar.

 

Com isso, Antonelli teve caminho aberto para ameaçar uma manobra sobre o tetracampeão da RBR, que se defendeu e seguiu na ponta. Em terceiro lugar aparecia Piastri, à frente de Russell; e atrás da dupla, Albon, que ganhara duas colocações no início da prova.

 

No fundo do grid, pouco mudou; Bortoleto conseguiu se manter em 13º atrás de Hamilton. O calouro da Sauber passou a ter o colega Nico Hulkenberg em sua cola.

 

Prova começa com bandeira amarela

 

Ainda na largada, Jack Doohan, em 14º, teve um contato lateral com a RB de Liam Lawson. O safety car virtual foi acionado, e a prova recomeçou na volta 4 - momento em que Piastri passou Antonelli pela vice-liderança.

 

Piastri desbanca Verstappen da ponta

 

Na volta oito, Piastri conseguiu reduzir sua diferença para Verstappen a menos de 1s, sustentando ainda uma vantagem confortável em relação ao terceiro colocado, Antonelli, que posteriormente foi ultrapassado por Norris. Mas os ataques diretos começariam só na 10ª volta.

 

As duas primeiras tentativas de Piastri, no 11º giro, não surtiram efeito. Na abertura da volta 14, porém, o piloto da McLaren assumiu a liderança da prova na reta principal: com vantagem do carro à frente na entrada da curva, vindo por fora, forçou uma travada de pneus do rival e surgiu à frente dele, já abrindo 4s de vantagem sobre Verstappen nas voltas que sucederam.

 

Norris também supera tetracampeão

 

Para se colocar em posição de também pressionar Verstappen, Lando precisou de nove voltas, mirando o top 3: ele era sexto antes da bandeira amarela; depois subiu para quinto ao superar Albon e, por sequência, Russell e Antonelli. O piloto da McLaren se aproximou do holandês logo assim que seu colega, Piastri, herdou a liderança da corrida.

 

Max e Lando se reencontraram na 18ª volta. A primeira ultrapassagem não se manteve; apenas na segunda ultrapassagem é que Norris conseguiu enfim passar o piloto da RBR.

 

Mercedes tira Verstappen do pódio

 

Verstappen foi o primeiro piloto do top 3 a parar, na volta 27. Ele retornou em sexto lugar, mas logo após sua troca, uma quebra na Haas de Oliver Bearman acionou o safety car virtual pela segunda vez. A McLaren fez o pit stop de seus dois pilotos entre as voltas 30 e 31; neste meio tempo, a Mercedes também chamou Russell, que retornou à pista na frente de Max quando a disputa recomeçou.

 

O holandês ensaiou algumas aproximações do rival, de quem esteve a 1s5; ainda assim, a diferença entre eles voltou a crescer nas últimas dez voltas.

 

Disputa controlada, Ferraris se desentendem

 

Hamilton largou em 13º e, após 23 voltas, conseguiu entrar na zona de pontuação; Leclerc seguiu em sua inalterada oitava colocação desde o começo da prova. A dupla enfim se encontrou quando o heptacampeão ultrapassou Carlos Sainz, no 34º giro.

 

Ambos tinham feito suas trocas de pneus durante o safety car virtual: Hamilton na volta 29, adotando os médios, e Leclerc na 30º, passando aos duros. Depois da manobra sobre Sainz, o veterano apareceu a meio segundo do colega, até então mais lento, e começou a reclamar pelo rádio da falta de "trabalho em equipe". O monegasco então foi orientado a inverter posições e Lewis subiu para sétimo.

 

A primeira troca ocorreu na volta 40, mas nos giros que sucederam, Hamilton não conseguiu manter o ritmo e aparecia mais lento - Leclerc conseguiu reduzir a diferença entre eles abaixo de 1s ao passo em que o veterano via Antonelli, à sua frente, cada vez mais longe; ele chegou a pedir que Hamilton acelerasse pois o ar sujo o estava atrapalhando. Depois, questionou se iriam atrás da Mercedes.

 

A cinco voltas da bandeirada, Hamilton recebeu a ordem para inverter as posições uma segunda vez - mas não sem uma reclamação de Leclerc, que avisou que conversariam sobre o incidente após a prova.

 

Na volta 53, o engenheiro Riccardo Adami avisou Hamilton que Sainz estava perto dele; o heptacampeão então respondeu com ironia:

 

- Quer que eu ceda a passagem pra ele também?

 

Na última volta, quando os primeiros colocados receberam a bandeirada, Sainz colou em Hamilton de olho no oitavo lugar, com direito a contato entre eles.

 

Ge