Exclusivo: autoridades da AESA e Corpo de Bombeiros explicam situação da barragem Pedra Lisa, em Imaculada; vídeo e fotos

28/04/2020 - 22:19 - Gerais

Compartilhe:
Exclusivo: autoridades da AESA e Corpo de Bombeiros explicam situação da barragem Pedra Lisa, em Imaculada; vídeo e fotos

Exclusivo: autoridades da AESA e Corpo de Bombeiros explicam situação da barragem Pedra Lisa, em Imaculada

 

O Blog do Jordan Bezerra esteve no Distrito de Palmeira, nesta terça-feira (28), para verificar a situação da barragem Pedra Lisa, na região de Imaculada-PB, visto que o reservatório está na eminência de rompimento.

 

A reportagem escutou as opiniões das autoridades da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e do Corpo de Bombeiros, que estavam monitorando e vistoriando a barragem, que apresentou um problema sério em sua estrutura, na tarde desta segunda-feira (27). 

 

O presidente da AESA, Porfírio Loureiro, expressou sua preocupação, mas disse que em relação ao dia anterior, a situação está amena, lembrou que tudo que é possível o estado está fazendo em uma força-tarefa para salvar a barragem e, sobretudo, livrar a cidade de Olho D’água deste a mal, caso a barragem não resista.

 

“Nós estamos fazendo tudo o que é possível para evitar o rompimento desta barragem. Acionamos o plano de ação emergencial, se encontram aqui o Corpo de Bombeiros e agentes da AESA. Calculando pelo pior cenário, se este manancial vier a romper, em 3 horas e 30 minutos a água chegará a Olho D’água. Portanto nós pedimos que as pessoas que moram perto do riacho Catolé que fiquem em alerta”, orientou Porfírio.

 

Já o Coronel Saulo Laurentino, que comanda o 3º Regional Bombeiro Militar (3ª CRBM), contou as providencias que a corporação está tomando, desde segunda (27), e os próximos passos da operação.

 

“Ainda na noite de ontem nós conseguimos unir uma grande equipe e providenciar 4 embarcações, viaturas e reforço de cidades próximas para que montássemos um efetivo para agir em caso de rompimento. Estamos com um quartel temporário ativo e trabalhando em conjunto com a AESA e Defesa Civil para melhorar os planos de ação”, declarou Saulo.

 

Algumas perguntas que também devem ser feitas, a primeira é se essa obra não tem nenhuma garantia? Caso haja o rompimento de Pedra Lisa, quem vai assumir o enorme prejuízo? Pois a barragem de Pedra Lisa foi inaugurada pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), em junho de 2018, portanto não tem nem 2 anos do seu término. Lembrando que o manancial tem capacidade hídrica de quase 5 milhões de m³.

 

Assista à reportagem completa abaixo, com imagens exclusivas:

 

 

Blog do Jordan Bezerra


Fotos

Vídeos