Professora Klítia Cimene fala sobre legado deixado por Paulo Freire para o Brasil e para o mundo; ouça

20/09/2021 - 10:57 - Gerais

Compartilhe:
Professora Klítia Cimene fala sobre legado deixado por Paulo Freire para o Brasil e para o mundo; ouça

Professora Klítia Cimene fala sobre legado deixado por Paulo Freire para o Brasil e para o mundo

 

Um dos maiores pensadores da educação do mundo, o pernambucano Paulo Freire, completou 100 anos neste sábado (19). O Blog do Jordan Bezerra ouviu, nesta segunda-feira (20), a professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Klítia Cimene, que falou sobre o legado deixado não só para o Brasil, mas que transpassou barreiras.

 

Hoje, Paulo Freire é conhecido e respeitado mundialmente. Klítia  falou um pouco sobre o trabalho e a importância das obras dele para a educação dos últimos tempos.

 

"Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, foi o mais importante pensador da educação no Brasil e um dos maiores no mundo, especialmente quando nos referimos à função social dela e a esta como instrumento de cidadania. A contribuição do método Paulo Freire para a afabetização de adultos é, sem dúvidas, um dos seus maiores legados para a democratização da educação no Brasil e em vários países do mundo. Para se ter uma ideia, há cátedra Paulo Freire, isto é, professores universitários especialistas em ensinar o método do brasileiro, na Argentina, em Cuba, no México, na Espanha, ente outros países. Em vários países, a exemplo dos Estados Unidos, China, Grécia, Alemanha e Canadá, há institutos Paulo Freire, ou seja, lugares especialistas no educador brasileiro. Seus ensinamentos são instrumentos de inclusão social, de formação de consciência crítica, sobretudo para as camadas mais pobres da educação brasileira", destacou a professora.

 

Klítia reforçou a trajetória de Paulo Freire e explicou a importância dos fundamentos deixados pelo patrono da educação brasileira.

 

"Com o seu modo de ver e fazer educação, Freire alfabetizou 300 adultos em Angicos-RN, em pouco mais de 40 dias. Segundo ele, os cinco pilares que devem nortear essa relação são: o amor entre os homens; a humildade para aceitar a diversidade que constitui o ser humano; fé nos homens e na sua capacidade de fazer sempre mais; a esperança de que homens e mulheres estejam sempre em processo coletivo de aprender e o pensar crítico, pressuposto para se manter, para se entender e modificar, se necessário for, a realidade", relembrou a professora.

 

Ouça o comentário da professora na íntegra abaixo:

 

Klítia Cimene 

 

Graduada em Letras e pós-graduada em Linguística e Literatura. Docente concursada do Estado da Paraíba; revisora da empresa CBAITYHY - inteligência em gestão pública; professora do Cursinho paulista BNE_edu - instituição preparatória para os vestibulares da FGV e do INSPER; e professora do Curso de Redação Professora Klítia Cimene. Atua na docência de Patos e região há mais de duas décadas.

 

 Blog do Jordan Bezerra | Educação


Áudios

Professora Klítia Cimene fala sobre legado deixado por Paulo Freire para o Brasil e para o mundo