Filho de Patos, Frei Yêdo Ian é ordenado Diácono, por Dom Manoel, em Recife; vídeo e fotos

16/05/2022 - 18:15 - Gerais

Compartilhe:
Filho de Patos, Frei Yêdo Ian é ordenado Diácono, por Dom Manoel, em Recife; vídeo e fotos

 

As coisas de Deus são realmente extraordinárias, o jovem Yêdo Ian, filho da cidade de Patos, foi ordenado no dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, na Matriz do Espinheiro, em Recife. 

 

Quem presidiu a celebração diaconal foi o Bispo emérito de Petrolina-PE, Dom Manoel dos Reis de Farias, extremamente conhecido e querido na cidade de Patos, onde foi bispo por 10 anos na Diocese. Ian Yêdo teve sua trajetória como missionário iniciada na igreja Nossa Senhora de Fátima, em Patos, passando também pela Igreja Santo Antônio, depois foi para Goiana-PE, e Belo Horizonte. Pertencente aos Carmelitas, a sua ordenação presbiteral ocorrerá, muito provavelmente, ainda este ano de 2022 e será realizada na sua cidade natal.

 

O ministro da celebração em sua fala inicial detalhou um pouco a trajetória de Yêdo e o seu processo de discernimento vocacional:

 

“Hoje será ordenado o nosso irmão Frei Yêdo Ian Bezerra de Araújo, nascido aos trinta dias do mês de abril do ano de 1990, na cidade de Patos, na Paraíba. Filho de José Vieira de Araújo e Francisca Bezerra de Araújo. Frei Yêdo, desde muito cedo, aos 10 anos de idade, mostrou-se zeloso e dedicado para com a igreja e o povo de Deus, sempre comprometido aos serviços pastorais, sobretudo na vida litúrgica da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Patos. Ali ele se encontrava, e com as irmãs missionárias carmelitas realizava visitas às comunidades da paróquia. Entre os anos de 2006 e 2010 passou por um longo e significativo discernimento vocacional para o seu ingresso na ordem do Carmelo. Ainda em 2010 passou a ser coordenador de uma área de missão na Paróquia Santo Antônio, em Patos. Em 2011 ingressou na ordem do Carmelo na cidade de Goiana-PE, e em 2012 fez o pré-noviciado na cidade de Camocim de São Félix-PE, ali desenvolveu muitos trabalhos missionários, dando testemunho do seu apostolado. Em 2013, mudou-se para Belo Horizonte - MG, onde fez o seu noviciado, e no dia 19 de janeiro de 2014 fez sua primeira profissão religiosa na Igreja Santa Beatriz daquela capital. De 2014 a 2017 concluiu parte de seus estudos acadêmicos na faculdade de filosofia e ciências humanas em Caruaru. De 2018 a 2021 concluiu a segunda parte de seus estudos acadêmicos, cursando teologia na Universidade Católica de Pernambuco. Já no início de seus estudos teológicos, discerniu sua vocação para o sacerdócio ministerial, e hoje, seremos testemunhas do seu compromisso, dedicação e amor a Deus e a sua igreja.”

 

Na Homilia, Dom Manoel citou o Salmo 121, que declara: Que alegria quando ouvi que me disseram “Vamos à casa do Senhor!" Certamente fez mexer com Frei Yêdo, quando disseram que ele estava aprovado para receber a unção do diaconato. Lembrou também o Salmo 99, que fala do serviço, ‘servi ao Senhor com alegria’, todo servo de Cristo deve servir com alegria, assim como Jesus na sua magnitude, rebaixou-se ao lavar os pés dos apóstolos, para com Jesus ser elevado da missão da terra até o Céu. Dom Manoel lembrou um santo Carmelita, São João da Cruz, que viveu no século XVI, que afirmava que seríamos julgados pelo amor de Deus, muitos podem dizer que ser julgado pelo amor é muito bom, mas esse amor nos é dado para servirmos aqui, porque após a morte, seremos julgados por Deus pela justiça. Portanto, o homem deve se comportar como filho de Deus, servindo e amando como Cristo fez.

 

Dom Manoel destacou que o Frei Yêdo, aos 13 anos, sofreu uma grande perda, ao ficar órfão de mãe, e que ele, ainda desnorteado e abalado, foi até a Matriz de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Patos-PB, e lá fez uma aliança com Nossa Senhora, entregando-se e pedindo a proteção da Virgem, para que ele fosse um servidor de Cristo. Yêdo Ian foi acolhido por Nossa Senhora, como mãe e protetora, fazendo com que ele se mantivesse no caminho de Cristo. Por fim, Dom Manoel disse que a igreja é a mãe que gera filhos para o serviço e bem comunitário do reino de Deus. Parabenizou Yêdo pela sábia escolha de servir a Cristo.

 

A salmista Valdecira Lucena (Val Lucena, para os paroquianos do Espinheiros), que também é patoense, mas mora no Recife cantou e encantou com sua voz, o Salmo 83: “Felizes os que habitam vossa casa”. 

 

Em sua fala de agradecimento, Frei Yêdo destacou as promessas de Deus e glorificou o Senhor pelas conquistas em sua vida.

 

"Excelentíssimo Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo emérito de Petrolina, caro Frei Sormani, Prior Provincial da Província Carmelitana Pernambucana, meus estimados confrades, Frei Luiz, Frei Geraldo Araújo e o nosso irmão diácono Arnaldo. Hoje venho agradecer ao bondoso Deus da vida e da minha vocação por querer precisar de mim para uma grande e árdua missão. Eu fui chamado do seio da minha família para ser de Deus no estilo carmelitano e hoje estou aqui, dando um grande SIM na minha caminhada vocacional na ordem do diaconato, que não é outra coisa senão servir a Deus e aos pobres, bem como dar também assistência sacramental. Hoje estou ratificando o que pude encontrar como religioso carmelita, no que diz respeito a viver todos os dias a experiência da diaconia em prol do reino de Deus. O lema que escolhi expressa bem tudo o que acabei de expressar agora, “estou no meio de vós como aquele que serve”, este lema me inspira a dizer sim todos os dias ao ministério diaconal, pois ao mesmo tempo me faz ter consciência da minha grande responsabilidade na construção do reino de Deus encarnado na nossa história, e decididamente quero seguir o exemplo de Jesus Cristo, enfrentando os desafios dos tempos atuais, sendo testemunha do seu amor numa sociedade que muitas vezes se encontra alheia é muito distante da experiência, da busca pela verdadeira face de Deus. Agradeço com todo o meu coração o carinho e a partilha de vida com todas as comunidades por onde passei. Construí amizades, Deus também me deu família, aquilo que ele um dia prometera, aquele que deixa pai, mãe, tios, receberão cem vezes mais.”

 


Blog do Jordan Bezerra


Fotos

Vídeos