Talentoso: Duda do Acordeom, que tem deficiência visual, mas enxerga com alma, faz campanha para comprar instrumento; vídeo

23/06/2022 - 17:03 - Gerais

Compartilhe:
Talentoso: Duda do Acordeom, que tem deficiência visual, mas enxerga com alma, faz campanha para comprar instrumento; vídeo

Talentoso: Duda do Acordeom, que tem deficiência visual, mas enxerga com alma, faz campanha para comprar instrumento

 

O músico José da Silva Barbosa, de 32 anos, morador da comunidade Sítio Campo Comprido, reside em sua propriedade com sua esposa Maria da Paz e sua filha de 2 anos, Dulce Maria.

 

Quando pequeno, José começou a apresentar sinais de deficiência na visão, sendo submetido a diversas cirurgias, o que o levou a enxergar por mais alguns anos, porém, após esse período perdeu a visão por completo. Desde então, José procurou na música e nos estudos maneiras de continuar a sua vida, aproveitando os seus dons. 

 

Quando completou seus oito anos, expressou ao seu pai o seu desejo de possuir uma sanfona. Por ter uma origem muito humilde, e seus pais não possuírem bens materiais de valor, o jovem ganhou apenas um teclado, após muito esforço financeiro de seu pai. Daí em diante, José Barbosa começou seu estudo autodidata, aprendendo a conduzir o instrumento com maestria, embora não fosse uma ferramenta de seu total agrado.

 

Depois de alguns anos, seu pai finalmente conseguiu comprar uma sanfona usada para José, instrumento esse que ele domina até os dias atuais. A partir daí, José começou a se apresentar em eventos escolares, porém, mesmo sendo bastante zelada, a sanfona já dava sinais de ineficiência. José da Silva, que é estudante da Escola Especial Irmã Benigna, na cidade de Patos, tornou-se professor de violão e teclado para interessados no aprendizado dos instrumentos na comunidade rural Campo Comprido, e faz curso de aperfeiçoamento pela UFCG-Patos. 



Com o salário mínimo que recebe por intermédio do programa Benefício de Prestação Continuada, valor que utiliza para sustentar sua casa, esposa e filha. Para melhorar suas condições de vida e realizar o seu sonho de ser um músico reconhecido, José necessita de ajuda para conseguir adquirir uma sanfona melhor, ou até mesmo nova, uma aquisição ainda distante das posses econômicas da família. Para isso, José da Silva está fazendo um apelo para que as pessoas o ajudem a perseguir os seus sonhos.



José da Silva esteve presente na Rádio Conexão FM, nesta quinta-feira, dia 23 de junho, e na oportunidade falou com o Blog do Jordan Bezerra, e falou sobre a sua campanha para conquistar um Acordeon melhor que aquele que possui e das suas inspirações na música.



“Quem me inspirou para tocar sanfona foi Luiz Gonzaga, eu o acompanhei muito pelos rádios, as músicas antigas que eram muito boas por sinal, e hoje a gente está aí nessa luta com a sanfona, que o que tinha que fazer a bichinha já fez, está só suspirando. Aí eu faço uma campanha na internet para alguém doar uma sanfona ou para eu arrecadar algum dinheiro para isso. Eu espero que alguém leia essa reportagem e esteja disposto a me ajudar.”

 




Para as pessoas que decidirem contatá-lo e ajudar a causa, José da Silva disponibilizou o contato (83) 9 8159-0067. Além desse contato, uma amiga do sanfoneiro, Regina Coelho, residente da cidade de Patos disponibiliza o contato (83) 9 9679-2239.



Blog do Jordan Bezerra | Cultura


Fotos