Direção do Presídio Regional Feminino de Patos responde polêmica relacionada às condições de comodidade das apenadas

08/10/2022 - 16:37 - Gerais

Compartilhe:
Direção do Presídio Regional Feminino de Patos responde polêmica relacionada às condições de comodidade das apenadas

 

A direção do Presídio Regional Feminino de Patos respondeu na manhã deste sábado, dia 08 de outubro, a polêmica iniciada após uma declaração da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, Samara Oliveira,  no que tange a comodidade das presidiárias no local. Segundo Samara, lhe foi repassado que as condições de vivência anulam completamente a dignidade humana das mulheres apenadas. As declarações da presidente repercutiram bastante na imprensa regional após entrevista ao Polêmica Patos.


Baseado nesse fato, a coordenação geral do Presídio Regional Feminino de Patos respondeu as declarações da presidente, destacando o bom funcionamento do prédio, que segue todas as normas de segurança aplicadas, inclusive inspeções mensais, ao emitir a seguinte nota:


“Consta na resolução n°16, de 10 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, a vedação de pontos de energia elétrica no interior e proximidade das celas.

Com relação ao que foi mencionado sobre o local ser insalubre, entende-se por insalubre um ambiente que pode causar riscos à saúde, fator que não condiz com a realidade das instalações da Penitenciária Feminina de Patos. Quem conhece a unidade, sabe que trata-se de um prédio novo, construído há menos de 5 anos, onde todas as repartições foram bem projetadas para um bom funcionamento, inclusive levando em consideração a circulação de ar em todos os ambientes e seguindo todas as normas de segurança. Temos uma capacidade para 120 internas,  atualmente estamos com 78, bem abaixo da lotação máxima.

Mensalmente é feita uma inspeção pelo Judiciário e Ministério Público, não sendo, em momento algum, constatados os problemas mencionados na matéria em questão.

Convidados a Senhora Samara Oliveira, Presidente Municipal dos Direitos das Mulheres de Patos, para que venha conhecer a Penitenciária Feminina de Patos e suas instalações, tais como celas, enfermaria, berçário, local apropriado para visita conjugal, biblioteca, sala de informática, sala de aula, entre outras dependências, como também para ciência dos projetos e cursos desenvolvidos na unidade, que está entre as melhores do nordeste, segundo avaliação do Depen”.



Blog do Jordan Bezerra

Com informações de Jozivan Antero – Polêmica Patos