Trajetória de vida de Jordan Bezerra: De vaqueiro de ovelhas a Jornalista; veja vídeo

02/02/2023 - 10:19 - Gerais

Compartilhe:
Trajetória de vida de Jordan Bezerra: De vaqueiro de ovelhas a Jornalista; veja vídeo

Trajetória de vida de Jordan Bezerra: De vaqueiro de ovelhas a Jornalista; veja vídeo


No aniversário do Blog do Jordan Bezerram, nesse dia 1º de fevereiro, o responsável pelo Blog, jornalista Jordan Bezerra, foi entrevistado pela jornalista Laryssa Cristiny, no programa Bate Papo, e durante uma hora Jordan falou sobre sua origem, crescimento profisisonal, família, vida cristã e sobre projetos para o futuro.

 

Inicialmente, Jordan falou sobre sua origem. Ele nasceu em Patos, na rua Alto Casteliano, e com oito anos foi para Santa Terezinha, onde recebeu do pai a missão de cuidar de ovelhas, chamado no sertão por vaqueiro de ovelhas, mas alguns chamam de pastor de ovelhas. Ele ajudava o pai a tirar leite, andava a cavalo e pastoreava o gado.

 

Ele estudou no grupo escolar até a 4ª série. Após isso, ele tinha duas opções, parar de estudar ou ir estudar na cidade, mas do sítio a Santa Terezinha eram 12,5km. Seu pai, Miguel Lilioso, e sua mãe, dona Maria do Socorro, compraram três bicicletas para Jordan e para seus irmãos, Jânio e Jairo, juntamente com Wildebram um amigo que morava perto, iam para a escola por três anos, até que um ônibus passou a buscá-los no Loreto. Em seguida eles passaram a cursar o segundo grau no Monsenhor Manoel Vieira, em Patos, e iam de Pau de Arara, durante um ano.

 

Após o término do segundo grau, Jordan fez o concurso do IBGE em 2000, em segundo lugar, trabalhou por seis meses, ajudou os pais, comprou seu primeiro transporte, uma moto XL. Depois disso o pai de Jordan realizou um grande sonho que tinha, que era comprar uma terra, e ter sua própria fazenda, que era perto de onde ele era gerente de uma propriedade chamada Loreto, na comunidade Cacimbas, e que ele batizou de Nossa Senhora de Lourdes, em homenagem à mãe dele. A fazenda estava abandonada, e Jordan passou um ano arrancando toco, fazendo cerca, organizando tudo com o pai, nesse ano sabático.

 

Em 2002, ele fez um concurso para a Cagepa de Santa Terezinha, e tinha apenas 51 dias para estudar, mesmo sem energia elétrica, usando um candeeiro. No resultado, Jairo, seu irmão, ficou em segundo lugar, Jordan ficou em quarto, no total de oito vagas. Em dezembro de 2020 ele fez 20 anos de Cagepa. Já o irmão passou dois anos e depois foi para os Correios, onde permanece.  

 

Perguntado pela jornalista Laryssa, ele disse que a família dele é tudo. Formação de sangue, ele disse que se considera um cara muito família. A melhor festa que acontece é a reunião da família, na fazenda. Ele é casado com Ângela Ramalho, e tem dois filhos, Jordan Filho, de dez anos, e Maria Eduarda Vitória, que vai fazer quatro anos. 

 

Perguntado sobre a partida do seu pai, em 2021, Jordan disse que todos eles sentem a ausência todos os dias, porque ele eram um homem de bem, e que a família luta para manter o legado. Jordan disse que ele é um exemplo e se espelha nele para ser igual. 


Uma particularidade é que Jordan também é catequeista da Crisma na igreja Católica com 12 anos de missão,  e  que já educou na FÉ cerca de  400 jovens em Santa Terezinha-PB.

 

Sobre os desafios do jornalismo e conselho para futuros jornalistas, ele disse que não apenas tem que gostar do dinheiro, mas da profissão, é meio caminho andado. É preciso se dedicar, se aperfeiçoar. Ele disse que o jornalismo enfrenta um grande problema, que é a ausência de diploma. Ele disse que todos querem ser jornalista, mas poucos querem estudar e se formar jornalistas. 

 

Por fim, falou sobre a história do Blog, que nasceu na faculdade, quando também houve a criação do filme Pedaladas da Vida. Os alunos fizeam um curta-metragem sobre sua história de vida. Ele disse que tem o sonho que algum famoso bancasse a produção do longa-metragem, pois aí daria certo mostrar toda a história. Ele tem vontade de mostrar o curta-metragem a famosos como Hulk ou Juliette, paraibanos que tem condições de patrocinar.

 

Ele falou sobre a parceria com o jornalista Junior Macena, que está na equipe do Blog desde a criação, ainda na faculdade, seu parceiro e amigo, e citou  outros colaboradores que o ajudaram nesse processo. No primeiro ano, o Blog cresceu 400%. Saindo da prosição de 125, chegou aos 25 mais acessados na Paraíba. Ao todo a Paraíba tem mais de 500 sites criados. 

 

Sobre o futuro, Jordan disse que pensa a cada ano, não faz planos para o longo prazo, mas para melhorar, ele pensa em criar colunistas, que possam escrever e melhorar a produção de conteúdo do portal. 

 

Ao final ele agradeceu à jornalista Laryssa Cristiny, que o entrevistou, e a todos que colaboraram de forma direta ou indireta. Agradeceu aos seus leitores, que são o motivo de todo o trabalho. 

 


 

Reveja a entrevista na íntegra abaixo:

 


 

 

Blog do Jordan Bezerra | Bate Papo