Alunos da escola Capitulina Sátiro, em Cacimba de Areia, realizam pesquisa sobre diversidade e gênero na escola

17/03/2023 - 11:33 - Gerais

Compartilhe:
Alunos da escola Capitulina Sátiro, em Cacimba de Areia, realizam pesquisa sobre diversidade e gênero na escola

Alunos da escola Capitulina Sátiro, em Cacimba de Areia, realizam pesquisa sobre diversidade e gênero na escola

 

A professora EDINALBA BRITO CABRAL DOS SANTOS, que leciona a disciplina de HISTÓRIA, Atualmente pertence ao corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Capitulina Sátiro no município de Cacimba de Areia, onde trabalha como professora de História do ensino fundamental II, pertencente ao quadro efetivo. Hoje, Mestranda em Ciências da Educação, pela VENI CREATOR CHRISTIAN UNIVERSITY - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Realizou sua primeira atividade, com os alunos do 7°ano "A", da mesma instituição. Ddeliberou fazer o seu projeto de pesquisa, que tem como linha de pesquisa em Práticas Educativas e Diversidade. Dissertação: DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. O Projeto será apresentado à Plataforma Brasil, para ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, requisito para desenvolvimento da Pesquisa na área de Ciências da Educação. Professora Orientadora: Dra. Marcela Tarciana Cunha Silva Martins/Dra. Amanda Micheline A de Lucena. Tem como objetivo: Conhecer como a escola trata a diversidade de gênero do ponto de vista de conteúdos e ações; Identificar, na voz dos docentes, a diferença entre orientação sexual e diversidade de gênero; Investigar como os professores mobilizam ações educacionais para tratar a diversidade de gênero com seus estudantes; Esclarecer quais estratégias metodológicas são usadas para trabalhar a diversidade de gênero pelos professores; Averiguar quais práticas pedagógicas trabalham a perspectiva da equidade.


Ao inseri a pesquisa com a turma, na primeira atividade, estamos proporcionando momentos de aprendizagem, através de construções interativas com a participação dos alunos e do professor, ambos agentes de conhecimentos. Partindo do interesse dos alunos, ou seja, valorizando seu pensar enquanto sujeito, este aprender torna-se significativo e útil em seu cotidiano. Segundo Hernandez (1998) o projeto de trabalho é uma forma transgressora de se trabalhar a educação tradicional, na qual o conhecimento é somente transmitido ao invés de construído, como propõe esta abordagem.


A pesquisa como prática constante em sala de aula possibilita ao aluno expor suas curiosidades, seus interesses, usando-os como caminho a construção de novos conhecimentos a partir dos prévios. Através das trocas produzidas nas relações que se dão entre professor/aluno. É um sinal que vem apontando para um ensino diferenciado no espaço escolar, e que se traduz em inteligência coletiva no domínio educativo. O aprendizado se dá num fluxo contínuo tanto para o professor quanto para o estudante que continuamente atualizam seu aprendizado. A prática de desenvolver o trabalho com o projeto de pesquisa será realizada na mesma escola Municipal de Ensino Fundamental, na Cidade de Cacimba de Areia, em uma turma de sétimo ano, no turno tarde. A partir da proposta da disciplina, foi lançado o desafio de inserir a pesquisa nessa turma, observando no ambiente escolar os desafios e vantagens de se trabalhar com projeto de pesquisa na sala de aula. A pesquisa foi organizada tendo como instrumentos de coleta de dados, os registros das observações da turma e das ações realizadas durante o trabalho, bem como as produções realizadas pelos alunos. A mesma acontecerá uma vez por semana, no mesmo turno, planejando o horário de aula, com a direção e coordenação.

 

 

Assessoria 

 


Fotos