Empresário de Piancó Zomim e seu gerente são soltos pela justiça e advogado de defesa comenta caso; ouça

19/05/2023 - 20:39 - Gerais

Compartilhe:
Empresário de Piancó Zomim e seu gerente são soltos pela justiça e advogado de defesa comenta caso; ouça

 

A 1ª Vara da Comarca de Piancó acolheu, nesta sexta-feira, os argumentos da defesa do empresário José Batista de Almeida, também conhecido como Zomim, e de seu gerente Erivan Honório de Sousa. Ambos eram acusados da morte de um agiota em 2020, na cidade de Piancó, além de planejarem a morte do prefeito e da mãe do prefeito da mesma cidade.

 

Entenda o caso:

 

O empresário suspeito de planejar a morte do prefeito de Piancó, Daniel Galdino (PP), e da mãe dele, a ex-prefeita Flávia Galdino, foi encaminhado para o presídio Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão paraibano. O investigado passou por audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (21). Ele foi preso nessa quinta-feira (20) durante a Operação Ponto Final.


De acordo com o delegado Cristiano Jacques, da Polícia Civil, o principal suspeito seria pai da ex-vereadora Priscila Zomim, que teve o mandato cassado em 2022 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em uma ação que identificou fraude à cota de gênero. O processo foi movido pelo grupo de Daniel Galdino.


Um outro suspeito que foi preso durante a operação ‘Ponto Final’, realizada nesta quinta-feira (20), também foi encaminhado para o presídio, sendo este investigado por participação no assassinato de Geraldo Erima Leite, que aconteceu em 2020, crime que teria sido encabeçado pelo mesmo suspeito de planejar a morte do prefeito de Piancó.


Durante a operação seis pessoas foram presas. No entanto, segundo Paulo Enio, quatro foram liberadas após pagar fiança e confirmar residência fixa. Elas tinham sido flagradas com armas durante a ação e vão responder em liberdade pelo crime de posse ilegal.


A defesa dos acusados:

 

Os advogados Taciano Fontes, Ramonilson Alves, Kaio Coelho e Glauco Pedrogan assumiram a defesa dos acusados e, durante o processo, apresentaram evidências nos autos que comprovavam que o suposto pistoleiro responsável pelo assassinato do agiota estava em São Paulo na data do crime. Além disso, o acusado Erivan conseguiu provar que no dia dos fatos estava presente em uma festa de aniversário com mais de 25 pessoas.

 

Quanto à acusação de planejar a morte do prefeito Daniel Galdino e de sua mãe, a testemunha Leidson Miguel de Moura negou conhecer o assunto e desmentiu qualquer envolvimento dos acusados, alegando inclusive que havia sido pressionado a acusar Zomim e Birã.

 

Após a análise dos argumentos apresentados pela defesa e a manifestação da testemunha, a 1ª Vara da Comarca de Piancó determinou a soltura do empresário José Batista de Almeida, o Zomim, na noite desta sexta-feira, dia 19 de maio. Em entrevista ao Blog do Jordan Bezerra, o advogado e ex-juiz Ramonilson Alves, responsável pelo caso junto com o Dr. Taciano Fontes, Kaio Coelho e Glauco Pedrogan, afirmou que a libertação dos clientes é o primeiro passo para comprovar a inocência dos dois.

 

“O Dr. juiz, de maneira muito prudente, e pelas provas colhidas, assentou a desnecessidade da manutenção da prisão deles. A investigação vai continuar e a defesa tem total e restrito interesse, tanto em colaborar, como que a verdade, que já começou a florar, ela venha totalmente à tona. O fato é que as pessoas apontadas como executoras da alegada morte de Erismar, o Birã, estava em uma festa de aniversário de sua cunhada, havia mais de 30 pessoas nessa festa. Isso é um fato inegável. O J. Cláudio estava em São Paulo com a sua companheira, isso também ficou soberanamente claro”, destacou Ramonilson Alves.



Quanto à acusação de planejamento da morte do prefeito Daniel Galdino e de sua mãe, a ex-prefeita Cláudia, o advogado explanou o motivo pelo qual tal afirmativa mostrou-se inverídica.



“Essa informação foi completamente esclarecida. Leidson veio à tona, disse que nunca houve isso. […] A defesa está muito tranquila, segura, de que a verdade já aflorou e vai aflorar de maneira muito mais evidente. Zomim e Birã estão irrestritamente à disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento”, declarou o advogado.

 

Blog do Jordan Bezerra


Áudios