População ribeirinha demonstra preocupação com situação do Açude Engenheiro Ávidos devido sua estrutura após recargas de água; veja vídeo

16/04/2024 - 22:43 - Gerais

Compartilhe:
População ribeirinha demonstra preocupação com situação do Açude Engenheiro Ávidos devido sua estrutura após recargas de água; veja vídeo

 

O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) divulgou nesta terça-feira, dia 16 de abril, uma nota sobre a atual situação do Açude Engenheiro Ávidos, mais conhecido como "Boqueirão" e alegou que o pessoal autorizado está “trabalhando na elevação da cota do coroamento, e, se necessário, promover o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”.

 

O Blog do Jordan Bezerra publicou na última segunda-feira, dia 15 de abril, uma matéria jornalística que retrata a preocupação dos ribeirinhos, devido a essa situação do Açude Engenheiro Ávidos, que já perdeu um grande volume de água e está desaguando em um açude que já está em sangria, que é o Açude São Gonçalo.

 

 

O Blog obteve acesso a algumas imagens do Açude Engenheiro Ávidos, que abastece a cidade de Cajazeiras e tem capacidade hídrica de mais de 292 milhões de metros cúbicos, mas está com pouco mais de 120 milhões, o que corresponde a cerca de 40% de sua capacidade total.


De 2021 para cá, foi iniciada uma obra, segundo informações, pelo Departamento de Obras Contra as Secas (Dnoc's), que seria uma parede de contenção, antes de chegar ao balde principal para fazer comportas no açude para receber a transposição. Mas a obra está paralisada, e o açude recebeu muitas águas nos últimos dias. 

 

 

Blog do Jordan Bezerra