12/04/2025 - 13:04 - Gerais
Em mais uma importante ação voltada ao cuidado com a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Catingueira realizou no último sábado, 12 de abril, o “Dia D” de vacinação contra a influenza. A mobilização aconteceu na UBS Inácio Mota e teve como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A ação foi direcionada especialmente para gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Além da imunização contra a gripe, os profissionais de saúde também realizaram a atualização da caderneta vacinal, com a oferta das vacinas de rotina e da vacina contra o HPV, voltada para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não haviam iniciado ou completado o esquema vacinal.
Sob a coordenação de Rayane Almeida, a mobilização contou com a presença e o apoio direto da secretária de Saúde, Ângela Alencar, que acompanhou de perto o andamento da ação. “É fundamental mantermos nossos esforços para garantir que o maior número possível de pessoas esteja imunizado. A vacina salva vidas e ações como essa reforçam nosso compromisso com a saúde pública de Catingueira”, destacou a secretária.
A equipe de vacinação foi composta pelas técnicas de enfermagem vacinadoras Jucilene Freitas e Suilane Medeiros, que atuaram de forma dedicada durante toda a ação. Também deram suporte essencial à atividade as servidoras Mirele Niary e Michele Pires, que contribuíram com a organização e acolhimento da população.
A comunidade respondeu de forma positiva à chamada da Secretaria. Muitos moradores compareceram com suas famílias para garantir a proteção dos filhos e também a própria imunização. A estrutura montada garantiu um atendimento ágil e humanizado.
Segundo a coordenação, o “Dia D” contribuiu significativamente para o aumento da cobertura vacinal no município, superando os números registrados em campanhas anteriores. “A cada ano enfrentamos o desafio de manter a população protegida. É muito importante que todos entendam o papel da vacinação não só na proteção individual, mas na saúde coletiva”, reforçou Rayane Almeida.
A Secretaria de Saúde reforçou que, mesmo com o encerramento da mobilização, a vacinação continua disponível na Unidade Básica de Saúde nos dias úteis. A população que faz parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinou deve procurar a UBS Inácio Mota para garantir sua imunização.
Catingueira segue firme no compromisso com a prevenção e a promoção da saúde pública. Vacinar é um ato de cuidado, responsabilidade e amor ao próximo.
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle