Nome de Efraim Filho ganha musculatura política para disputa no Senado; saiba por que

25/02/2021 - 10:33 - Opinião

Compartilhe:
Nome de Efraim Filho ganha musculatura política para disputa no Senado; saiba por que

Efraim Filho

 

O deputado Efraim Filho, que é líder do Democratas e da bancada paraibana no Congresso Nacional, conversou com o Blog do Jordan Bezerra, nesta quarta (24), sobre a possibilidade de ele colocar seu nome para concorrer a uma vaga no Senado. Embora ele não tenha batido o martelo, também não descartou a possibilidade de assumir essa nova missão na política.

 

Recentemente, houve uma pesquisa para o Senado, e o nome de Efraim Filho pontuou em 1º lugar, seguido de Aguinaldo Ribeiro e Ruy Carneiro.

 

“Pesquisa foi boa. Agora tem muito desafio pela frente. Então é hora de Pé no chão, com humildade e Cabeça no lugar. Foco no trabalho, esse ano, está em temas importantes como saúde e economia. Vamos para cima!”, afirmou Efraim Filho.

 

OPINIÃO

 

Aliado de primeira ordem do governador João Azevêdo (Cidadania), o deputado Efraim Filho ganha notoriedade dos Deputados, e, na Paraíba, poderá pegar o cavalo selado (como diz o dito popular). Até o momento não se apresentou nenhum nome forte da oposição para o Senado em 2022. Isto porque, com ausência do nome do senador Zé Maranhão no páreo, vitimado fatalmente pela covid-19, a oposição tem o nome mais forte a preço de hoje do ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

 

Contudo, nos bastidores da política paraibana, dá certo que ele irá disputar a vaga de Governador, resta as figuras de Cássio Cunha Lima, sem mandato e com sua base desorganizada é complicado. Já o clã dos Cartaxo, liderado por Luciano, perdeu muita força depois que deixou a prefeitura de João Pessoa, sobretudo, da forma que foi a candidata dele.

 

Edilma Freire (PV) ficou em 5º lugar na disputa, com menos 13%, ou seja, uma derrota grandiosa no pleito de 2020 para o grupo do ex-gestor da Capital. Ainda, tem o nome do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), mas, talvez para a disputa do senado, falte-lhe ainda, a peço de hoje, musculatura política em nível de estado, visto que em 2022 será aberta apenas uma cadeira para senador, pois os mandatos de Veneziano Vital e Daniela Ribeiro vão até 2026.

 

Com essa conjuntura política toda, se houver um consenso dos apoiadores do governador João Azevêdo em torno do nome de Efraim Filho, será, sem dúvida, um nome forte para a disputa. 

 

 

Alguém pode perguntar: e nome do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que é um articulador político nato, mas, por ter sua irmã já no senado, o eleito poderá não assimilar bem votar nele também. 

 

Portanto, o filho do ex-senador Efraim Morais (Democratas) poderá também fazer o percurso do seu pai no Congresso. Quem viver verá!

 

Por Jordan Bezerra