Recenseador do IBGE é ameaçado de morte em Patos e pede afastamento de setor; Veja

14/10/2022 - 15:48 - Policial

Compartilhe:
Recenseador do IBGE é ameaçado de morte em Patos e pede afastamento de setor; Veja

Recenseador do IBGE é ameaçado de morte em Patos e pede afastamento - Foto Ilustrativa

 

Um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em Patos foi ameaçado de morte, na última semana, por moradores dos loteamentos Luar de Angelita e Luar de Carmem Lêda, no bairro Novo Horizonte. O prestador de serviõs pediu afastamento do setor após ser, segundo ele, xingado e humilhados por moradores, ao tentar fazer a entrevista do Censo 2022.  

 

Essa não é a primeira vez que recenseadores relatam casos de desrespeito no município. O Censo ocorre em todo o país, e vários estados já registram casos de humilhação contra os recenseadores. 

 

O recenseador em questão não quis se identificar, temendo ser prejudicado, mas relatou que estava de boné, colete, crachá e portava o equipamento usado por eles para registrar os dados que deveriam ser cedidos pelos moradores. Mas ao chamar em uma casa que foi sorteada pel sistema, ele acabou sendo xingado por ele estar usando short e não calça. 

 

Sem querer participar da confusão, o recenseador preferiu pedir afastamento do setor, e relatou o caso à equipe de coordenação do IBGE em Patos. Como é possível ver no print abaixo, ele usou o grupo para relatar a humilhação e a ameaça de morte, e se despediu de todos ali mesmo. 

 

A chefia do IBGE de Patos não se manifestou sobre o ocorrido e não divulgou medidas para reprimir os ataques aos servidores temporários e garantir a realização do censo em Patos.

 


 

O cidadão que se negar a responder às perguntas do IBGE pode pagar multa de até R$ 12.120,00, com base na Lei Federal 5.534/68.

Blog do Jordan Bezerra | Policial

Com informações do portal Polêmica Patos