Diretor do Presídio de Cajazeiras é exonerado após acusação de fraude e associação criminosa; Veja

25/04/2024 - 16:51 - Policial

Compartilhe:
Diretor do Presídio de Cajazeiras é exonerado após acusação de fraude e associação criminosa; Veja

Diretor do Presídio de Cajazeiras é exonerado após acusação de fraude e associação criminosa

 

A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba exonerou o diretor do Presídio de Cajazeiras, Tales Alves de Almeida, após uma operação deflagrada pela Polícia Civil que foi desencadeada contra ele nesta quinta-feira, dia 25. O secretário João Alves Albuquerque afastou o diretor, que está sendo acusado de cometer fraudes contra o sistema prisional da Paraíba e se associar com criminosos. 

 

Tales foi alvo da operação nas primeiras horas desta quinta (25). Homens da PC derrubaram a porta da residência dele, mas já não estava em casa. 

 

Ele foi investigado e as equipes descobriram e o denunciaram por corrupção, favorecimento ilícito a criminosos e danos contra o sistema prisional. Segundo a investigação, Tales e a Organização Criminosa usaram de artimanhas ilícitas para liberar detentos, em especial os que são membros de facções criminosas, manipulando procedimentos legais administrativos. 

 

Sob o comando de Tales, a direção do presídio concedia liberdade, sob a alegação de enfermidades sem enbasamento ou com a apresentação de documentos falsos, para liberar temporariamente detentos altamente perigosos e com grand einfluência no mundo do crime organizado da região sertaneja. 

 

A investigação buscará identificar se houve manipulação com relação ao sistema de progressão de pena, para diminuir o tempo de prisão de detentos e outros possíveis crimes. Ações como tempo de estudo, trabalho, atestados médicos podem ser usados para diminuir a pena dos presos, e isso pode ter sido afetado pela ação da Organização Criminosa. 

 

A operação, denominada de Ergástulo, prendeu ainda um advogado que defendia os criminosos em questão e outros quatro mandados de prisão preventiva. 

 

Até o momento, o diretor do presídio está foragido. Provavelmente, ele soube da operação antes e conseguiu se evadir de sua residência, que foi alvo da operação na manhã de hoje. O delegado Cristiano Jacques, superintendente da Polícia Civil no Sertão, pede que qualquer informação que possa levar ao paradeiro, sejam repassadas para a polícia, no número 197. 

 

Blog do Jordan Bezerra | Policial