Bomba: site denuncia possível ‘acordão’ entre prefeito de Matureia, Zé Pereira e oposição para não ter concorrente no pleito de 2020; escute

11/10/2020 - 19:46 - Política

Compartilhe:
Bomba: site denuncia possível ‘acordão’ entre prefeito de Matureia, Zé Pereira e oposição para não ter concorrente no pleito de 2020; escute

Prefeito de Matureia, Zé Pereira. Foto TV-Sol

 

O município de Matureia, que fica no sertão paraibano, na região da Serra do Teixeira, foi destaque negativo no site MIX Paraíba, que reproduziu uma denúncia grave, caso seja confirmada, pois, segundo a matéria, o prefeito Zé Pereira (Republicanos) , que busca a reeleição teria fechado um ‘acordão’ com políticos de Matureia para não haver concorrência no pleito eleitoral de 2020.

 

O site Mix Paraíba teve acesso a uns áudios que, possivelmente, é do prefeito de Matureia, Zé Pereira, e do candidato a vereador Vando, onde o gestor trata do tema eleições  2020 .

 

De acordo com os áudios, a turma da situação fecharia o ‘acordão’ com a oposição do município para ter um só palanque no município. Se o fato for comprovado verdadeiramente, é algo muito sério e fere o princípio do regime democrático, onde, o eleitor é protagonista e tem na mão uma ‘arma’ poderosa de transformação, que é o voto para escolher seu representante em cada eleição.

 

Segundo o veículo de Comunicação Mix Paraíba, os áudios provavelmente são do atual gestor e candidato à reeleição Zé Pereira, em conversa com o candidato a vereador Vando (Republicanos) onde eles tramam o "acordão" para que assim possam fazer uma política, segundo o próprio Vando, "mais tranquila".

 

Nos áudios pelo que informou o site Mix, parece ser o prefeito Zé Pereira dizendo  dá   intenção dele de fazer um "acordão" para evitar campanhas políticas na cidade não precisem de "ninguém se despedaçar brigando por voto, ninguém gastar dinheiro" e finaliza dizendo que "é um benefício para todo mundo".

 

Atualmente, estão formadas duas chapas para o pleito de novembro, Zé Pereira e Chico Mané disputam. No entanto, se foi feito o acordo entre Zé Pereira e Chico Mané,  surgiu um novo candidato na oposição, Hominho de Lió (PSB), e sua candidata à vice-prefeita Lela, também do PSB.

De acordo com a denúncia, o intuito era não existir disputa no município. Mas a chapa encabeçada por Hominho, sua vice Lela não estavam nos planos dos Republicanos, e agora várias denúncias da gestão de Zé Pereira estão surgindo.

 

Análise

 

Segundo Daniel Macedo, que é Diretor Executivo do Instituto Projeto Público - IPP, advogado "eleitoralista" e cientista político, o caso representa tentativa de burla geral das regras do jogo democrático.

 

"Os relatos causam preocupação porque mostram uma crise da nossa democracia representativa, onde os partidos viram quintal de coronéis, e não têm ligação ou compromisso em refletir a pluralidade de ideias e opiniões que há entre o povo. Esse tipo de "acordo" cria unanimidade artificial e demonstra ainda o quanto o poder econômico incide nas eleições", disse.

 

O outro lado

 

O Blog do Jordan Bezerra entrou em contato com assessoria do  prefeito Zé Pereira (Republicanos), neste domingo (11), que respondeu ao Blog que o gestor não está dando entrevista nesse período. Mas, o prefeito disse apenas que os áudios são de fato dele, porém não tem nada demais no relato.


Por fim, o gestor disse que não precisa se defender, pois não fez nada ilegal.

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Denúncia


 

Áudio vazado revela “acordão” envolvendo prefeito de Matureia para eliminar concorrência nas eleições, diz site

 


Vídeos