"Não procede", afirma superintendente da STTRANS em Patos ao Blog sobre fiscalização de veículos irregulares com câmeras; Ouça

31/07/2023 - 14:26 - Política

Compartilhe:
\\\

"Não procede", afirma superintendente da STTRANS em Patos ao Blog sobre fiscalização de veículos irregulares com câmeras

 

Uma notícia que circula nas redes sociais gerou polêmica e revolta em alguns motoristas de Patos. A informação era de que o sistema de monitoramento com câmeras da Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS) iria passar a ser usado para fiscalizar e multar veículos com o licenciamento atrasado. 

 

Sobre essas informações, a reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o superintendente, Elucinaldo Laurindo, na tarde desta segunda-feira, dia 31, que negou as informações. Segundo Elucinaldo, não procede que a STTRANS esteha multando pessoas por irregularidades em veículos. 

 

Apesar disso, o superintendente explicou que uma mudança na Lei Federal passa a permitir que órgãos municipais também autuem veículos que estejam compendências, o que antes era de competência excluvisa do governo do estado, através do Detran. Agora, o órgão ligado à prefeitura de Patos terá competência para autuar veículos com dívidas e irregularidades, mas ainda não está em funcionamento. 

 

O superintendente explicou ainda que serão necessárias algumas mudanças no sistema do DETRAN para que a lei passe a valer e a STTRANS de fato comece a abordar veículos com licenciamento atrasado. Mas o superintendente esclareceu que a informação de que veículos estão sendo multados pelas câmeras, ele negou e fez correções. 

 

"Quero tranquilizar a população com relação a isso. O que existe é uma atualização, uma nova regulamentação da legislação federal, onde os órgãos municipais podem autuar, o que antes era de competência exclusiva do estado. A população pode ficar tranquila, nós não estamos fiscalizando veículos atrasados pelo videomonitoramento, até porque é necessário que o Detran atualize o sistema para que possamos fazer lançamentos. E não houve nenhuma atualização", esclareceu Laurindo. 

 

Ainda segundo o superintendente, o órgão agora terá competência de punir condutores que dirijam sob efeito de álcool, dirijam sem habilitação, com licenciamento atrasado, e outros.

 

Ouça outros detalhes abaixo:

 

Blog do Jordan Bezerra | Política  


Áudios

Elucinaldo Laurindo - superintendente da STTRANS