Após denúncia de tortura e humilhação no presídio feminino de Patos, diretora fala ao Blog

09/08/2023 - 17:03 - Política

Compartilhe:
Após denúncia de tortura e humilhação no presídio feminino de Patos, diretora fala ao Blog

Após denúncia de tortura e humilhação no presídio feminino de Patos, diretora fala ao Blog

 

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) apresentou uma denúncia contra o Presídio Feminino de Patos a respeito de supostas tortura e humilhação oferecidas conta apenadas da penitenciária. O documento, que foi protocolado pelo MPE nesta quarta-feira, dia 8, traz relatos de arbitrariedades no trato com as apenadas. 

 

Segundo o documento, as presas estariam sofrendo tortura psicológica e física e outros aspectos que ferem a dignidade humana das detentas. O documento aponta que visitantes também sofreram humilhação e foram submetidos a constrangimentos entre outros pontos. 

 

Violência entre detentas, visitantes presas em cela com apenadas, queimaduras, isolamento. São esses outros pontos aborados pela carta-denúncia. Ainda segundo o documento, as celas não dispõem de energia elétrica, sendo impossível o uso de ventiladores. Um local chamado de 'isolado' também é usado para promover castigo a presas, segundo a denúncia. 

 

O secretário executivo do Sistema Prisional da Paraíba, João Paulo, se manifestou sobre a carta-denúncia e disse que todas as informações contidas no documento serão rigorosamente apuradas. 

 

O MPE disse que vai notificar a direção do presídio e enviar a carta-denúncia à diretora. Por conter informações pessoas e nomes de servidores e detalhes sigilosos sobre os relatos, o documento não será divulgado pelo Blog do Jordan Bezerra. 

 

O Outro lado 

 

Sobre essas informações, a reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com a diretora do presídio, Alessandra Pereira Malaquias, que negou que as denúncias sejam verdadeiras. Segundo a diretora, desconhece todas as informações apresentadas na denúncia do MPPB.

 

"Sobre a possível denúncia que está sendo veiculada a respeito do presídio Feminino, de antemão, já afirmo que não têm nenhum fundamento e que, até o momento, não fomos notificadas pelo Ministério Público. Mas, se realmente houve essa denúncia descabida, aguardaremos a apuração dos órgãos competentes para que tudo seja esclarecido", adiantou a diretora ao Blog.

 

Blog do Jordan Bezerra | Policial