12/05/2025 - 10:19 - Política
Dia de Luta da Pessoa com Fibromialgia: na Paraíba, deputado Wilson Filho abraçou a causa dos pacientes
O dia 12 de maio é considerado, no Brasil e no mundo, o Dia de Luta da Pessoa com Fibromialgia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença atinge cerca de 3% da população brasileira e, de cada 10 pacientes diagnosticados, sete são mulheres. A fibromialgia causa dores em todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. Também pode provocar fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, alterações de memória e atenção, cansaço excessivo e depressão. Na Paraíba, o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) abraçou a luta dos fibromiálgicos, sendo autor de duas leis de extrema importância na conscientização sobre a doença e na garantia de mais dignidade para esse público.
A Lei 13.265/2024 reconhece a fibromialgia como deficiência no estado e assegura aos diagnosticados com a doença os mesmos direitos garantidos às pessoas com deficiência. A mesma lei também trata da emissão da carteirinha para esse público. A Lei 13.323/2024, também de autoria de Wilson Filho, cria na Paraíba o Estatuto da Pessoa com Fibromialgia. O deputado licenciado conta como se deu a construção dessas leis e os avanços após um ano de luta em defesa desses paraibanos.
“Sempre tive um gabinete de portas abertas e fui procurado por associações de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira e também organizações não governamentais que auxiliam essas pessoas. A partir daí, decidi que ia ajudar no que fosse preciso para que elas tivessem um olhar especial não só pelo poder público, mas pela sociedade. Realizamos uma audiência pública histórica na Assembleia Legislativa em abril do ano passado, para conscientizar o Poder Legislativo dos desafios enfrentados por essas pessoas e, no mês seguinte, conseguimos aprovar os projetos que hoje são leis em vigor. Sabemos que há uma longa jornada a ser percorrida na defesa dessas pessoas, mas já avançamos muito. Acompanho constantemente com a Secretaria de Saúde maneiras de melhorar o atendimento a esse público e, nos próximos dias, deverá sair um decreto que irá melhorar significativamente a emissão das carteirinhas no estado, graças a uma parceria da Assembleia Legislativa com o Governo do Estado, por meio da Secretaria”, ressaltou Wilson Filho.
Mais informações a respeito da fibromialgia -
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-com-ciencia/noticias/2025/fevereiro/9-verdades-sobre-a-fibromialgia
Assessoria
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle