Câmara Municipal de Santa Terezinha promove sessão ordinária com pauta em projetos e debates; veja

17/09/2022 - 11:01 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Câmara Municipal de Santa Terezinha promove sessão ordinária com pauta em projetos e debates; veja

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha retornou aos trabalhos em mais uma sessão ordinária e presencial, que ocorreu nesta sexta-feira, dia 16 de setembro, sendo transmitida também pela Rádio Conexão FM, 104.9.A sessão contou com a presença dos 9 vereadores. O presidente da Câmara Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00.



O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) foi o primeiro a usar a tribuna. Iniciou prestando votos de pesar a Antônio Alves de Lucena. Solicitou providências para a resolução dos problemas das comportas abertas da barragem das comunidades locais, em especial o Capoeiras. Questionou a Secretaria de Educação do município acerca do ocorrido na escola Santa Terezinha, onde alunos foram destratados pela supervisora da escola. Criticou o fato de pessoas estarem solicitando máquinas ao secretário de infraestrutura e ele afirmar que não tem autorização para cumprir esses pedidos. Por fim, cobrou a qualidade das estradas do município, pois, segundo ele, só foram restauradas as principais e as demais foram deixadas de lado.



O vereador Cadmo Oliveira (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Destacou o evento de nomeação dos concursados do SAMU e dos médicos aprovados. Parabenizou a realização dos jogos internos do Colégio Santa Terezinha, que reforça o desempenho dos estudantes. Lembrou que neste sábado (17) ocorrerá a cavalgada em homenagem a Miguel Lilioso, saindo da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes. Demonstrou sua ideia de placas de localização e identificação das propriedades nas comunidades do município, a fim de guiar visitantes que percorrem as estradas. Mencionou que daqui a cinco dias terá início a festa da padroeira da cidade. Sobre a questão das comportas, o vereador destacou que, realmente, o povo vivencia um momento de seca, e deve haver uma conscientização, tanto da gestão, quanto da população com relação também às queimadas que vêm ocorrendo por ação humana.

 

O vereador Damião de Seli (PSDB) se acostou aos votos de pesar. Frisou a decisão judicial tomada com relação à ex-prefeita de Patos, Francisca Motta. Segundo o vereador, Francisca Motta teve sua imagem denegrida pelo povo injustamente, mas foi completamente absolvida, como ele esperava. Damião de Seli destacou que a candidata foi inocentada legalmente, e merece ter seu nome limpo para disputar as eleições do ano de 2022. Parabenizou o colega Francisco Bezerra pelo aparecimento de seu irmão Jamerson Ferreira em entrevista ao JPB, na decisão pública de maior atenção aos venezuelanos presentes no país, pautada no setor da saúde. Comentou acerca da notícia de cinco paraibanos vivendo em condições degradantes em São Paulo, inclusive um deles do município de Santa Terezinha. Mostrou-se indignado diante do caso, e afirmou que a família deste jovem deve entrar em contato para receber ajuda dos poderes públicos. Destacou a realização da cavalgada neste sábado, exercendo valor cultural para a cidade. 



A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu a Deus pelo sucesso da sua gravidez e saúde de sua filha. Se acostou à denúncia do vereador Osvaldo relacionada à falta de assistência no setor de infraestrutura municipal. Agradeceu ao deputado Wellington Roberto pela emenda disponibilizada ao município. Criticou a falta de efetivação das obras de calçamento do município, que já tem os recursos há mais de dois anos. Agradeceu as emendas disponibilizadas por Wilson Filho destinadas a saúde da cidade. Solicitou que a população escolha bem os seus deputados, priorizando aqueles que tanto fizeram pelo município. Cobrou a iluminação do cemitério local, que não tem condições de receber uma cerimônia na parte da noite. Também destacou que a iluminação das ruas está sofrendo com o descaso da gestão. Solicitou que a Secretaria de Obras tome atitudes com relação ao depósito de materiais nas ruas para a construção de quebra-molas e a não utilização desses recursos, sendo esse, um desperdício para o município. Criticou o fato da primeira-dama ter um cargo de chefe de gabinete e ganhar um salário de cerca de 3 mil reais. Afirmou que representa a oposição e não irá se calar diante de desafios estabelecidos pela situação, citando mensagens que recebeu do irmão da primeira-dama, Pedro. Por fim, convidou todos os amigos a se fazerem presentes no aniversário do ex-prefeito Dr. Zé Afonso, no próximo dia 24. 



O vereador Francisco Bezerra se acostou aos votos de pesar apresentados. Destacou o seu projeto de lei apresentado  em favor das melhorias no tratamento dos carros da prefeitura, a fim de garantir um maior conforto aos passageiros. Com relação à abertura das comportas, concordou que é um desperdício e deve-se adotar uma medida para minimizar essa problemática, falando com a Cagepa, para que haja uma conscientização completa. Afirmou que os cargos de secretário tem a função de colaborar com a gestão, atendendo a população. Destacou que os secretários devem fazer o seu trabalho, tomando atitudes necessárias, e não repassando decisões a terceiros. Continuou parabenizando o prefeito pela iluminação das zonas rurais da cidade, melhorando o aspecto do município. Destacou suas reivindicações ao candidato à governo do estado Veneziano em prol da cidade. Mencionou o início das festas da padroeira da cidade, e da importância desse festejo para Santa Terezinha. Lembrou que em breve será iniciado o campeonato municipal de futebol, que favorece o lazer dos jovens da cidade e a boa competitividade. Por fim, convidou todos a participarem da 5ª edição da Cavalgada que ocorrerá neste sábado, em homenagem ao seu pai, Miguel Lilioso, e muitos outros vaqueiros, com muita cantoria e festa. 



O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) iniciou agradecendo a Deus por mais um dia de trabalho, e se acostou aos votos de pesar apresentados. Concordou com a vereadora Lidianny acerca da iluminação do cemitério, pois à noite o local fica bastante escuro. Parabenizou o vereador Francisco Bezerra pela idealização da Cavalgada, um festa bastante louvável. Parabenizou também o padre Luciano pela festa da padroeira, que se aproxima. Por fim, parabenizou a vereadora Lidianny pelo nascimento de sua filha.



O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Afirmou que visitou o posto de saúde PSF II, o qual foi paralisado seus trabalhos para a realização de um reforma, contudo a mesma foi parada e não foi retomada, havendo reclamações da população. Questionou a demora na nomeação dos aprovados no concurso municipal, pois a população já estava há dez dias sem médicos na cidade. Solicitou a reabertura das unidades de saúde nas comunidades rurais, necessitando também de reformas para atender a população das zonas. Denunciou o abandono da obra da quadra poliesportiva, que está completamente esquecida aos olhos da gestão. Criticou a situação das estradas vicinais do município, que não foram finalizadas, dificultando o tráfego nas áreas, sem o roço, deixando as estradas estreitas. Fez um apelo para que haja melhor distribuição de água nas zonas rurais da cidade, sobretudo a comunidade Queimadas, pois os poços da prefeitura estão esgotados. Por fim, criticou a falta de lâmpadas em determinadas ruas, deixando a população no escuro, bem como no cemitério, que necessita de uma revisão completa. 



O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Concordou com a questão das comportas abertas do Capoeira. Afirmou que os secretários devem ter autonomia nas funções de cada secretaria, e o trabalho deve ser centrado, não repassado para outros. Sobre as estradas, afirmou que a máquina está quebrada, mas que a peça do conserto chega ainda essa semana, para continuar os trabalhos nas zonas rurais. Destacou os eventos futuros que irão acontecer na cidade, todos de suma relevância cultural para Santa Terezinha. Mencionou a excelência dos novos modelos de mata-burros implementados pela gestão. Parabenizou a candidata Francisca Motta pela legalidade de sua vida eleitoral, e destacou que Francisca Motta foi injustiçada por acusações inverídicas. Sobre os calçamentos, destacou que há um problema na licitação das obras, atrasando o seu decorrer, mas agora está sendo desenrolada e, em breve, serão efetivadas. Acerca da iluminação pública, o vereador afirmou que esse é um serviço contínuo, mas há de se destacar que a gestão já substituiu inúmeras lâmpadas e assim continuará fazendo. Sobre a iluminação do cemitério, o vereador disse que, de fato, é algo a ser visto e verificado. Sobre a reforma dos postos da zona rural, afirmou que essa reivindicação será levada ao gestor para que essa situação seja resolvida o quanto antes. Por fim, sobre a quadra poliesportiva, destacou que a obra tinha irregularidades desde a outra gestão, e o prefeito precisa agora colocá-los em ordem para, enfim, entregar essa estrutura para os alunos do município.



Blog do Jordan Bezerra