Sessão Ordinária: vereadores debatem melhorias e obras para o município; veja

07/10/2022 - 19:02 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Sessão Ordinária: vereadores debatem melhorias e obras para o município; veja

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 7 de outubro, para mais uma sessão ordinária. O presidente Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00, e contou com a presença de 8 vereadores, com a ausência do vereador Osvaldo de Oliveira.


O vereador Damião de Seli (PSDB) agradeceu os votos recebidos nos candidatos da situação, resultado, segundo ele, de um belíssimo trabalho desempenhado pela gestão. Fez um requerimento de forma oral para que haja uma resolução na problemática que tem se desenhado no grupo escolar localizado na comunidade do São Mateus, que tem causado problemas para a população local. No segundo expediente, acostou-se aos votos de pesar apresentados. Também parabenizou Jordan Bezerra pelo prêmio de melhor jornalista de Patos pelo segundo ano consecutivo, reflexo do seu trabalho sério e imparcial.



O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) apresentou votos de pesar a Antônio Alves, Serafim e Inacinho Ramalho. Parabenizou a igreja pela organização da festa da padroeira da cidade, uma festa linda. Parabenizou a Secretaria de Assistência Social pelo desempenho na campanha do Setembro Amarelo, na figura do psicólogo Caio Félix, que vem desempenhando um excelente trabalho na cidade. Evidenciou o momento propício de seca para realização de obras de terras, garantindo o desenvolvimento de obras na cidade. Destacou o seu requerimento de liberação de servidores no momento em que houver jogos da seleção brasileira no momento da Copa do Mundo. Agradeceu a votação popular nos candidatos da situação. Repudiou ações de xenofobia identificadas nas redes sociais, e destacou a importância da região do Nordeste. Por fim, afirmou que na próxima semana estarão sendo retomadas as obras do Mercado e avaliou positivamente a empresa responsável pela reforma do Colégio João Noberto, que vem sendo desenvolvido rapidamente. Parabenizou o Blog do Jordan Bezerra pela vitória popular declarando o Blog como melhor site e melhor portal de notícias de Patos.



A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) agradeceu a cada um que ajudou a oposição na campanha eleitoral e os votos recebidos. Solicitou que a população vote consciente no segundo turno, escolhendo representantes que realmente tenham algo a oferecer pelo estado da Paraíba, destacando o descaso que o atual governo tem com a saúde como um todo. Criticou novamente a falta de medicamentos na farmácia básica, um problema que vem se estendendo há bastante tempo, causando transtornos ao bem-estar da população como um todo. Destacou seu requerimento de resgate das ruas do município, algumas delas estão intransitáveis, necessitando de melhorias e trabalhos maquinários nos locais. Solicitou que algum funcionário da gestão seja disponibilizado para fiscalizar o gasto de materiais em obras, para evitar o desperdício e abandono desses materiais nas ruas ou locais de obras. Criticou a falta de transportes na Secretaria Municipal, devido a denúncias populares, alegando que quando o povo necessita, com urgência, não são disponibilizados veículos, sendo este, um verdadeiro descaso. Denunciou a superlotação de certo ônibus municipal, e o descaso de determinado motorista, que arrisca a vida dos estudantes dirigindo de modo irresponsável, mas que, felizmente, foi afastado. Por fim, cobrou que medidas sejam adotadas, para que um servidor responsável seja destinado para tal serviço.



O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) agradeceu a Deus e à Virgem Maria por mais um dia de trabalho. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu aos eleitores pela expressiva votação no candidato Veneziano, Cicinho Lima e também demais candidatos da situação. Alegou que não procede os boatos de que ele e o vereador Francisco receberam verbas para apoiar o candidato Veneziano, destacando que o apoio foi ratificado por meio de interesses mútuos de melhorias para o município, uma vez que foi pedido pelos parlamentares obras de 10 passagens molhadas para a cidade, a fim de garantir o desenvolvimento de Santa Terezinha. Solicitou que no dia 12 de outubro, dia das crianças, os vereadores possam ajudar os professores de alguma forma, para proporcionar um dia memorável para os estudantes.



O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Agradeceu em nome da comunidade Queimadas à gestão pela resolução da problemática da zona, com a aquisição do poço e melhores atendimentos para a população local. Destacou o trabalho da gestão na melhoria da iluminação pública local. Evidenciou o avanço rápido da obra do Colégio João Noberto, uma obra tão esperada pelo povo. Parabenizou o Blog do Jordan Bezerra que está entre os 20 sites mais acessados da Paraíba, pelo trabalho sério e imparcial. Destacou também a vitória de Jordan Bezerra como melhor jornalista de Patos, em uma votação popular nas redes sociais. Parabenizou o trabalho da Secretaria de Saúde na campanha inicial do Outubro Rosa e destacou a importância das mulheres realizarem o exame da mama em prol da saúde popular. Evidenciou o intuito de beneficiar o município ao apoiar, junto ao vereador Antônio de Nelson, o candidato Veneziano, para garantir obras de passagem molhada para a cidade. Afirmou que está com a consciência tranquila, pois faz uma política certa. Destacou que só tem a agradecer à população de Santa Terezinha pelo apoio na campanha do candidato, uma votação expressiva nas urnas. Agradeceu o povo pelo apoio na eleição dos candidatos da situação, ao vereador Antônio de Nelson, e à família Cabral pela parceria. Por fim, destacou a majoritária votação do candidato à presidência do ex-presidente Lula, com uma vantagem admirável. Durante o segundo expediente, alegou que conversou com a representante da farmácia básica, que afirmou que a farmácia municipal está abastecida após a chegada dos lotes de medicamentos. Afirmou que após o concurso realizado no município a questão dos motoristas de ônibus deverá ser solucionada, sendo fixado um só funcionário para desempenhar o serviço de condução dos alunos em determinado horário.



O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB) iniciou parabenizando o Blog do Jordan Bezerra pelo desempenho, e êxito no trabalho imparcial, alcançando a marca entre os 20 mais acessados na Paraíba. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Lembrou que havia apresentado um projeto de lei para que houvesse uma votação para a eleição dos diretores das escolas, mas que o havia retirado na promessa de que o gestor o implementaria em breve, mas isso não aconteceu. Criticou o pensamento da gestão e a atitude da situação em não impulsionar essa ideia. Solicitou que o projeto de lei do Mercado Público seja enviado pelo gestor para a Câmara, e, caso, não seja enviado, deverá acionar o Ministério Público, para garantir que tudo esteja dentro dos conformes com a obra. Criticou o fato de não ter ocorrido a reforma do Campo Municipal “O Gayosão”, deixando os esportistas a mercê de uma estrutura precária para disputar o campeonato municipal. Cobrou o início das obras de calçamentos na cidade, não por falta de recursos, uma vez que existem 4 contratos de repasses para o município, com licitações aptas, e mesmo assim, as obras não são concretizadas. Criticou o posicionamento do prefeito em não dar visibilidade para essa temática, havendo o descaso enorme do gestor, que, segundo ele, ainda não mostrou para quê veio. Alegou que um outro motorista do ônibus voltou a esquecer alunos na faculdade à noite. Destacou novamente a necessidade de haver um motorista fixo para o serviço noturno. Solicitou, novamente, que a gestão e a Secretaria adotem medidas para que esse fato não se repita, pois isso é inadmissível. Trouxe também a problemática da falta de transportes disponibilizados quando a população necessita. Por fim, cobrou a passagem da máquina nas estradas rurais, que ainda não foi realizada.



O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), se acostou aos votos de pesar apresentados. Sobre a saúde municipal, alegou novamente que medicamentos estão faltando por todo o país, e a gestão não tem o que fazer. Evidenciou a realização de exames e transporte disponibilizados pelo município em prol da saúde. Alegou que, realmente, há ruas na cidade que precisam ser reparadas. Afirmou que já conversou com a gestão acerca da necessidade de um profissional para fiscalizar o desperdício de material, e isso será solucionado. Afirmou que os carros da prefeitura funcionam diuturnamente, e pode ocorrer a falta de algum em determinado momento, devido à grande demanda popular. Concordou que existem problemas na Secretaria de Transportes que devem ser solucionados. Sobre a questão dos alunos deixados, afirmou que se há reincidência do caso é porque não foram tomadas providências, e os servidores devem ser punidos, para que os erros não persistam. Alegou que irá conversar com o prefeito para que essa problemática seja solucionada. Destacou a evolução positiva da obra do Colégio João Noberto. Parabenizou o gestor pelo posicionamento de exigir a reconstrução completa da escola, pois não havia o que ser reaproveitado no local. Sobre os calçamentos, afirmou que a licitação anterior não ocorreu de forma regular, sendo necessária uma nova, que foi concluída recentemente, e, com isso, as obras devem ser iniciadas em breve. Quanto às estradas, afirmou que a máquina já foi consertada, e os trabalhos, acredita ele, já retornaram aos serviços. Destacou a importância dos cargos políticos, do menor ao maior, no atendimento da demanda municipal. Agradeceu os eleitores pela votação expressiva nos candidatos da situação. Afirmou que não concorda com os deslocamentos de apoio, desejando um posicionamento único da situação, contudo, respeita a decisão dos demais.



O presidente da Câmara, o vereador Zé do Egito (PSDB) agradeceu aos eleitores pela votação como um todo, participando na decisão do melhor para Santa Terezinha. Agradeceu o gestor pelo atendimento às demandas populares, bem como funcionários, destacando serviços na Comunidade do Aroeiras.



Blog do Jordan Bezerra