Debates acalorados marcam sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha nesta sexta-feira (21);veja

21/10/2022 - 21:01 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Debates acalorados  marcam sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha nesta sexta-feira (21);veja

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 21 de outubro, para mais uma sessão ordinária. O presidente Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h, e contou com a presença dos 9 vereadores.


Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) apresentou votos de pesar a senhora Terezinha Araújo. Solicitou que a população utilize da democracia nesse período eleitoral e defendeu o direito de voto do povo. Denunciou a Secretaria de Transportes, acerca da problemática dos ônibus escolares, pois afirmou que foi multado pela PRF devido às más condições dos transportes com o excesso de passageiros. Criticou o fato de a gestão não adotar medidas para coibir esse problema. Denunciou as condições dos veículos em geral, e o descaso do secretário. Criticou a falta de medicamentos na farmácia básica. Agradeceu a aprovação de seus requerimentos, onde solicita a sinalização das obras que vêm sendo realizadas no centro da cidade, para evitar acidentes, e também a implementação de um quebra-molas nas proximidades do cemitério, a pedido da população. Parabenizou o trabalho realizado na Fazenda Tamanduá, gerando emprego para o povo da cidade.



O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Parabenizou a Prefeitura Municipal pela realização do evento de homenagem aos professores. Parabenizou o advogado Tiago Nóbrega pela realização do evento de dia das crianças no município, uma importante ação popular. Parabenizou também Eliardo e Wilma pelo prêmio de Melhores do Ano de Patos e região, bem como o contador John Winter pela premiação. Fez um requerimento de forma oral, solicitando a implementação de aulões municipais para o ENEM, para preparar os alunos, haja vista a proximidade das provas. Destacou também a importância de palestras com psicólogos para fortalecer a mentalidade dos jovens. Por fim, parabenizou a gestão pelo projeto de início das obras do Campo Municipal. No segundo expediente, afirmou que estão sendo providenciadas duas fardas para a banda local. 



O vereador Damião de Seli (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Parabenizou a secretária de educação Sara Camboim, pela condução da educação municipal. Parabenizou também o secretário de cultura Messias pelos projetos que implementa na cidade em apoio à população. Parabenizou a família Cabral pela realização do dia das crianças na cidade, desde tanto tempo. Destacou a importância da implementação do acompanhamento escolar por psicólogos, para garantir uma melhora no desempenho estudantil. Repudiou a briga familiar por motivos de política e destacou o seu apoio à democracia nacional. Evidenciou a importância da construção dentro dos parâmetros dos quebra-molas municipais, para a segurança do povo. Agradeceu ao secretário de infraestrutura pelo atendimento de seus pedidos para a resolução de problemáticas na comunidade São Gonçalo. Parabenizou o funcionário Mayslam pela realização do seu trabalho. 



A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Destacou novamente a falta de manutenção dos ônibus municipais. Criticou a falta de providências da gestão com relação a esse ponto. Mostrou-se indignada diante da negligência dos motoristas com os alunos, que estão sendo deixados ou esquecidos nas universidades. Cobrou à gestão que providencie uma farda para a banda municipal, que se apresentou no evento do 7 de setembro sem uniforme. Afirmou que a gestão está deixando muito a desejar. Criticou a situação dos transportes da prefeitura e o descaso da secretaria com os veículos. Evidenciou uma denúncia feita contra o vereador Francisco Bezerra, a qual foi alegado que o vereador estaria utilizando os veículos da gestão a favor da política, deixando quem precisa, no município, sem transportes para assuntos de urgência. Cobrou a presença do prefeito na cidade, que, segundo ela, só aparece durante eventos. Criticou a falta de medicamentos na farmácia básica, e de médicos nos PSF’s locais. Parabenizou os professores por todo o trabalho. Durante o segundo expediente, alegou que o dia relatado na sua denúncia não foi o mesmo falado pela defesa do vereador Francisco, mas sim um dia em que ele estava sozinho. Por fim, solicitou que a população vote com consciência e veja quem realmente tem o que propor para Santa Terezinha, criticando o atual mandato do governador João Azevêdo. Alegou que o melhor para a Paraíba é a mudança, na figura de Pedro Cunha Lima.



O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Agradeceu a Deus e à Virgem Maria por mais um dia de trabalho. Agradeceu ao secretário de infraestrutura pelas estradas feitas no município. Parabenizou também todos os professores pelo seu dia e agradeceu à secretária Sara Camboim pelo trabalho à frente da educação local. Parabenizou Tiago Nóbrega pela realização da festa das crianças. Apresentou votos de aplauso a Tiago Nóbrega pelos serviços prestados ao município. Por fim, parabenizou a gestão pela realização do evento do dias dos professores e das crianças. Defendeu seu voto no governador João Azevêdo e no ex-presidente Lula.



O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Parabenizou a secretaria de saúde pela campanha do Outubro Rosa, e pela realização de mais de 80 exames de mamografia, como também mais de 60 exames de ultrassonografia. Parabenizou a secretaria de Assistência Social pela realização do evento do dia das crianças. Com relação à denúncia da vereadora Lidianny, o vereador afirmou que foi fiscalizar as obras locais de estrada e roço, junto aos vereadores Salomão e Zé do Egito, em um dia de trabalho normal, nada que envolvesse política. Avaliou ainda que não sabia da necessidade da pessoa que realizou essa falsa denúncia. Afirmou que não comunga com os problemas apresentados pela Secretaria de Transportes, que devem ser avaliados. Destacou o trabalho da gestão de promover melhorias na iluminação da cidade. Parabenizou os votos de aplausos a Tiago Nóbrega, que tanto faz por Santa Terezinha. Parabenizou também o vereador Edcarlos pelos votos de aplausos para o restaurante China Mania, que ajuda a empregar populares de Santa Terezinha. Defendeu a boa política, e evidenciou que a população não deve brigar por esses motivos, pois cada um tem o direito de escolha de seus representantes. Sobre a questão dos ônibus, afirmou que irá conversar com o secretário, pois essa é uma grave problemática que deve ser combatida. Avaliou a importância do início das obras do campo municipal, que havia sido travada, mas que deve ser iniciada em breve. Parabenizou a secretária Sara pelo zelo com a educação do município, que já atinge a marca do 4º lugar em educação no estado da Paraíba. Por fim, destacou a importância do psicólogo na vida escolar, para fortalecer a juventude. Durante o segundo expediente, avaliou que a máquina de obras em estradas está com um pequeno defeito, mas que em breve tudo será solucionado e os trabalhos voltarão. Afirmou que a vereadora Lidianny está equivocada em suas denúncias, e que o seu trabalho nesse mandato está lamentável.



O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB), se acostou ao voto de pesar apresentado. Lembrou que havia solicitado na gestão passada o início das obras de calçamento na cidade. Afirmou que cabe à gestão efetivar essas obras e contestou as desculpas do vereador Salomão de que as obras não foram iniciadas devido ao período eleitoral. Afirmou que as obras já foram homologadas desde abril, e por isso, essa justificativa não é válida. Afirmou que a gestão não teve a competência de informar à caixa econômica de que estava tudo nos conformes, para que as obras pudessem ser iniciadas. Criticou o fato da gestão não aceitar as críticas formalizadas pela oposição. Afirmou que falta ao prefeito humildade. Solicitou que o prefeito implemente os direitos de insalubridade dos servidores da saúde. Afirmou que o recurso do campo de futebol não está empenhado ainda para os vereadores estarem declarando o breve início das obras. Fez um apelo à gestão com relação ao conserto do letreiro da praça, pois no dia das eleições quebraram a obra, mas a gestão ainda não tomou providências sobre o fato. Cobrou obras de estradas nas zonas rurais do município como um todo. Evidenciou a denúncia de uma cuidadora da creche concursada que alegou que vem trabalhando em dois turnos, enquanto outras servidoras empregadas pela gestão, que desempenham a mesma função que a sua, trabalham apenas um turno, recebendo todas o mesmo valor.  Criticou a falta de providências do secretário de transportes acerca dos grandes problemas da secretaria, e questionou a sua capacidade de ocupar tal cargo. Denunciou a situação do lixão da cidade. Lamentou o fato da ausência constante do prefeito na cidade. Por fim, ressaltou o seu requerimento de apresentar votos de aplauso às pessoas que fazem o restaurante China Mania, que tanto fazem por Santa Terezinha. Durante o segundo expediente, questionou o motivo de ser liberado as obras do Portal de Santa Terezinha, mas não dos calçamentos, já que ambos foram demandados já no período eleitoral. Pediu humildade ao líder do prefeito para aceitar os erros da gestão. 



O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), se acostou ao voto de pesar apresentado. Sobre a solicitação do vereador Edcarlos de início das obras de calçamentos, destacou que as obras estão empenhadas, e foi realizada a licitação pela gestão, que posteriormente foi refeita, devido a problemas nas primeiras. Destacou que o problema se deu pois o governo federal não repassou no período apropriado o empenho das obras. Afirmou que o vereador Edcarlos deveria ter prestado mais atenção nos fatores que impedem que a Caixa libere os subsídios, pelas suas normas internas, já que as contas estão zeradas. Afirmou que não houve culpa alguma da administração municipal, que fez tudo dentro dos conformes. Afirmou que o lixo da cidade é coletado diariamente, vindo de outros municípios, e levado para Piancó, não havendo prejuízo algum para o município. Alegou que toda gestão tem problemas. Destacou que os ônibus locais estão bem revisados, e que a multa direcionada ao vereador Osvaldo foi aplicada unicamente pelo excesso de passageiros. Afirmou que naturalmente os veículos apresentarão problemas, mas que são rapidamente enviados para conserto. Destacou que a gestão está empenhada em resolver os problemas do setor de transportes. Entende que existem problemas, mas não concorda com a extensão e volume da temática empregada pela oposição. Parabenizou o trabalho das demais secretarias municipais. Afirmou que o prefeito é um político e deve sim se envolver nas campanhas a nível estadual, a fim de defender seu grupo político. Continuou afirmando o importante trabalho da gestão na iluminação municipal, em prol do benefício popular. Repudiou a denúncia feita pela vereadora Lidianny, e reafirmou o que foi dito pelo vereador Francisco, de que o veículo estava sendo utilizado para fiscalização de obras municipais. Durante o segundo expediente, alegou que já explicou o processo de homologação das obras, e que o vereador Edcarlos está equivocado. Afirmou que a obra do portal foi liberada por ser uma obra pequena, e havia os recursos necessários para o convênio. Disse à vereadora Lidianny que o atual governador é o único que está zerando a fila das cirurgias eletivas, que fez bastante pela saúde estadual.



Blog do Jordan Bezerra