Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha é marcada por debates e projetos para o município; veja

25/02/2023 - 17:23 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha é marcada por debates e projetos para o município; veja

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida na tarde desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro, para a realização de mais uma Sessão Ordinária. O presidente Damião de Seli (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00. A reunião contou com a presença dos 9 vereadores eleitos. 



Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos), que iniciou suas palavras apresentando votos de pesar aos familiares de Seu Jaime e de Francisco de Zé Vicente. Em paralelo, parabenizou a matriarca Dona Maria Camboim pelo seu aniversário de 100 anos e desejou muita saúde. Apresentou seu requerimento que solicita um reservatório de água na Fazenda São José, pois a população local se abastece de um açude que, no período de seca, chega a ficar sem água. O vereador solicitou a construção de um reservatório de caixa d’água ou cisterna, capaz de abastecer todos os populares. Questionou também a situação da rua que fica por trás do Conjunto Dona Nuca, que no período chuvoso alaga completamente, impedindo o trânsito de populares na rua. Cobrou, portanto, a drenagem das ruas do município, destacando a necessidade de um estudo para melhorar a comodidade populacional local, a partir de melhorias na mobilidade urbana, sobretudo no período chuvoso, priorizando o asfaltamento das ruas e a construção de bocas de lobo nas avenidas. O vereador trouxe também o assunto que trata sobre a audiência pública acerca da problemática dos animais de rua. Segundo o parlamentar, ele entrou em contato com a secretária adjunta de cultura, para planejar o evento e propôs a data de 31 de março para o debate. A audiência servirá para alertar, sobretudo, os proprietários de animais acerca do manejo destes. Por fim, Cadmo Cordeiro desejou um excelente final de semana para todos.



O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) saudou a todos os presentes e se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou também Maria Camboim, mãe do prefeito Arimatéia, pelo seu aniversário de 100 anos, uma dádiva divina. Apresentou seu requerimento que solicita o calçamento da rua que fica ao lado do prédio de Erivan, para melhorar a mobilidade popular. O vereador apresentou também um projeto de lei, que solicita o título de cidadão de Santa Terezinha ao senhor Lindomar Dias, mais conhecido por “Gaguinho”, pelos trabalhos prestados na cidade. Apresentou também votos de aplausos ao popular motorista Claudinho de Mira pelos serviços e profissionalismo no município. Por fim, o parlamentar criticou a superlotação do ônibus que transporta os estudantes no período da manhã para a cidade de Patos e solicitou uma maior atenção da gestão para esse setor.



O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) saudou a todos os presentes. Se acostou aos votos de pesar apresentados pelos colegas que o antecederam. O parlamentar cobrou da gestão a resolução da questão das ambulâncias do município, pois o veículo já está quebrado novamente. Criticou também a paralisação das obras da academia pública da comunidade Capesa e destacou que o prefeito deve começar a cumprir as suas promessas e, assim, concluir os projetos de obra da cidade. Por fim, apresentou o seu projeto de lei que solicita o título de cidadão do município para o popular Lauro Gonçalo da Silva, que reside na cidade desde o ano de 1972.



O vereador Zé do Egito (PSDB) iniciou suas palavras se acostando aos votos de pesar apresentados. Parabenizou a matriarca Maria Camboim pelos seus 100 anos idade e também a sua família pela belíssima celebração no município. O vereador relatou que um agente de saúde havia solicitado a ele a apresentação de um requerimento que marcasse uma audiência pública com o prefeito e o presidente da entidade, João Bosco, para se tratar das novas resoluções que vêm ocorrendo no programa de Agentes de Saúde e de Endemias. Zé do Egito encaminhou tal pedido ao presidente Damião de Seli, para que ele pudesse marcar uma data específica junto ao prefeito e assim fixar essa reunião. O parlamentar destacou a importância do Poder Legislativo no bom funcionamento da cidade. Ressaltou também o trabalho do gestor Arimateia Camboim no desenvolvimento de Santa Terezinha, com obras e ações beneficentes. O vereador afirmou que há agora 4 tratores cortando terras no município, fato esse que ajuda bastante os agricultores municipais em suas demandas. Por fim, relatou que ele e o presidente Damião de Seli foram atacados verbalmente nas redes sociais, por um perfil fake. Zé do Egito declarou que não tem medo das críticas e espera que a pessoa que fez isso tenha coragem para falar diretamente com ele. 



O presidente Damião de Seli também usou a tribuna e iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Parabenizou a família Camboim pelo aniversário de 100 anos da matriarca Dona Maria Camboim. Informou aos seus pares que o site oficial da Câmara Municipal de Santa Terezinha está passando por ajustes e que o portal contará com informações biográficas de cada parlamentar, bem como como todos os requerimentos apresentados por eles. O vereador se disponibilizou a fazer a ponte para uma parceria entre o município e o programa Adota Patos para minimizar a problemática dos animais de rua. Defendeu uma parceria também com a Prefeitura Municipal de Patos, em apoio à causa da castração dos animais. O parlamentar destacou que irá entregar em mãos o requerimento do vereador Francisco Bezerra à deputada Francisca Motta, o qual solicita um novo veículo ambulância para o município e, assim, amenizar a problemática da falta de ambulância na cidade. Por fim, repudiou os ataques que sofreu nas redes sociais junto ao vereador Zé do Egito. Afirmou que irá procurar a Assessoria Jurídica da Câmara para resolver esse problema. 



O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) saudou a todos os presentes e se acostou aos votos de pesar apresentados anteriormente pelos seus pares. Justificou o seu requerimento apresentado, que solicita o aumento de vagas para perícias médicas na agência de Patos. O parlamentar afirmou que vários populares sofrem acidentes e a perícia do INSS demora bastante a ser realizada. Agradeceu aos seus pares pela aprovação da solicitação. Com relação ao projeto de lei de sua autoria, o vereador afirmou que o acha interessante, pois regulamenta a questão da largura das ruas e favorece o desenvolvimento do município. O parlamentar deixou claro que o projeto atingirá apenas ruas construídas futuramente. Já com relação ao asfaltamento da cidade, Francisco Bezerra mostrou-se empolgado com o adiantamento das obras nas ruas que estão dentro do planejamento. Afirmou que, em contato com o prefeito Arimateia Camboim, recebeu a informação de que há 4 tratores cortando terras no município. Parabenizou Dona Maria Camboim pelo seu aniversário de 100 anos, e agradeceu a matriarca pelos relevantes serviços já prestados a Santa Terezinha. Anunciou que na próxima Sessão irá fazer uma homenagem, onde ele concederá a medalha de Honra ao Mérito Cultural poeta Odilon Nunes de Sá a Dona Maria Camboim, esposa do poeta. Solicitou à população local consciência com relação à coleta de lixo, para que o lixo não seja lançado nas ruas da cidade, citando o caso lamentável da rua que dá acesso ao Alto do Roçadinho, recentemente calçada. Por fim, parabenizou o prefeito pelo recebimento do prêmio Excelência em Compras, o que comprova a transparência da sua gestão. 



A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) iniciou sua fala se acostando aos votos de pesar apresentados. Louvou a atitude do vereador Cadmo em apresentar uma audiência pública para a resolução da problemática dos animais de rua. Pediu providências à Secretaria de Infraestrutura para a recuperação do parque da praça Odilon Nunes de Sá, pois, segundo a vereadora, muitos dos brinquedos estão quebrados e deteriorados, e o local está mal iluminado. Solicitou da Secretaria de Infraestrutura também melhorias na iluminação da quadra poliesportiva, que, aparentemente, está com problemas na instalação do sistema elétrico, o que está atrapalhando as práticas esportivas dos populares. Se acostou à denúncia do vereador Antônio de Nelson com relação à superlotação dos ônibus escolares. A vereadora relatou também que uma estudante identificada por Vitória Morais denunciou que um dos ônibus, certo dia, deixou todos os alunos do CEPA, pois estava superlotado. Pediu providências à Secretaria de Educação do município, pois essa situação não pode ser mantida. Parabenizou o município pela arrecadação de mais de dois milhões nos cofres públicos e afirmou que espera que tais recursos sejam bem direcionados. Criticou, contudo, a falta de autonomia dos secretários municipais, que, de acordo com a parlamentar, não têm o poder de resolver os problemas dos seus setores administrativos. Desaprovou de maneira veemente as atitudes do gestor Arimateia, que, segundo Lidianny, não se faz presente no município, muito menos atende as reivindicações da população. Solicitou que o prefeito se faça mais presente em seu gabinete e esteja mais próximo do povo de Santa Terezinha. Se acostou também às denúncias apresentadas pelo vereador Osvaldo Oliveira, sobretudo, no que tange à falta de ambulâncias na cidade. Pediu que os vereadores da situação, sobretudo o vereador Francisco Bezerra, se comprometam com a população e procurem ter voz ativa para resolver esse problema da ausência de veículos ambulâncias em Santa Terezinha. Por fim, denunciou o fato de que um popular havia procurado um dos vereadores da situação para fazer uma denúncia da gestão, e o mesmo havia dito para que ele procurasse um vereador da oposição, pois não podia denunciar o gestor. A vereadora criticou bastante essa situação e afirmou que os parlamentares não devem fazer oposição ao povo, mas sim atendê-los.




O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB), saudou a todos os presentes e se acostou aos votos de pesar apresentados por seus pares que o antecederam. Iniciou sua fala afirmando que também foi procurado por alunos, que denunciaram a superlotação dos ônibus. O vereador disse que conversou, inclusive, com o Secretário de Transportes, Leomar, que havia afirmado a ele que, no dia após a denúncia, iria começar a mandar um ônibus maior para transportar os alunos. O parlamentar declarou que acredita que a problemática tenha sido, de fato, solucionada naquele momento. Contudo, o líder da oposição lembrou que o vereador Salomão Cordeiro, que havia dito durante a sessão anterior, que todos os ônibus haviam sido vistoriados e revisados. Edcarlos Soares então questionou o líder do prefeito, Salomão, como era possível, após 15 dias de vistoria, um ônibus quebrar. Definiu a gestão atual como desastrosa e desmantelada. Afirmou também que é dever da gestão conscientizar a população acerca do descarte correto de lixo e combater esse problema. O vereador disse que Salomão Cordeiro não conhece a realidade do município, pois, 7 ônibus não resolvem, de maneira alguma, a demanda local, conforme o líder do prefeito havia afirmado. Declarou que fica triste com as atitudes do vereador Salomão, pois aparenta que ele prefere ficar contra o povo e a favor do prefeito. Edcarlos Soares disse que foi procurado por vários populares estão reclamando os horários incompatíveis da farmácia básica do município, que está atendendo apenas durante o período da manhã até às 14h00, o que atrapalha a distribuição de medicamentos para a população. Relatou que foi chamado para analisar a situação da rua por trás do conjunto Dona Nuca, que estava completamente alagada. Segundo o parlamentar, até rato morto havia no local e um odor insuportável. Edcarlos alegou que populares tiveram que agir e eles mesmos desentupiram a galeria, pois as equipes enviadas pela prefeitura municipal não se sujeitaram a resolver o problema. O vereador alegou que, quase uma semana após o ocorrido, um funcionário da Secretaria de Insfraestrutura esteve no local para organizar a galeria. Criticou de forma rigorosa a atitude da gestão com base nesse ocorrido. Parabenizou o prefeito do município de Catingueira, Suélio Félix, pela desenvoltura que apresenta à frente da gestão da sua cidade, realizando obras com recursos próprios e uma excelente administração. Edcarlos Soares declarou que o prefeito Arimateia deveria aprender com o prefeito Suélio Félix. Fez um apelo com base na situação da quadra de esportes do município José Ribeiro de Oliveira. O parlamentar afirmou que recebeu vídeos que mostram o abandono da estrutura e a desorganização da quadra. Solicitou que o diretor de esportes da cidade tome providências para resolver essa situação. O vereador também usou o espaço para justificar os seus três requerimentos apresentados. O primeiro, trata da sinalização de quebra-molas na cidade no setor que foi asfaltado  recentemente, para evitar acidentes automobilísticos. O segundo, solicita a viabilização de recursos para o calçamento de ruas selecionadas (cerca de 7 ruas) que ainda não estão calçadas). Por último, o requerimento para implantação do programa “Tá na Mesa”, do governo do estado. O vereador fez um apelo para que o presidente, inclusive, enviasse uma cópia do documento para a deputada Francisca Motta, que atua em prol do município de Santa Terezinha. Edcarlos afirmou também que irá contatar o deputado Wilson Filho, para potencializar esse pedido ao governador do estado, João Azevêdo, e, assim, melhorar as condições de várias famílias.




O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos), iniciou suas palavras se acostando aos votos de pesar apresentados. O vereador ratificou a alegria em estar presente no aniversário de 100 anos de idade de Dona Maria Camboim e desejou a ela muita saúde. O vereador começou refutando as inúmeras denúncias realizadas contra a gestão atual. Sobre a questão dos ônibus, Salomão Cordeiro esclareceu que, pela manhã, dois ônibus são disponibilizados para irem até a cidade de Patos. Na volta, apenas um ônibus é disponibilizado para retornar ao município de Santa Terezinha, pois a demanda é menor, haja vista que boa parte dos alunos estudam de maneira integral, em Patos. O parlamentar esclareceu que o problema está no período da tarde, pois o ônibus maior que transportava os alunos quebrou, e a peça não está disponível nas proximidades, havendo, portanto, uma demora, para o conserto do veículo. Quanto à possibilidade de um veículo revisado quebrar, o vereador afirmou que isso é absolutamente normal, que ocorre com qualquer automóvel, inclusive com os ônibus do município. Sobre a problemática da ambulância, Salomão Cordeiro concordou que é uma situação que deve ser solucionada o quanto antes, e que houve sim uma negligência em deixar os dois veículos ambulância quebrados. Contudo, o líder do prefeito esclareceu que esse é um modelo de veículo muito utilizado e com peças altamente específicas. Salomão esclareceu que a peça para conserto da ambulância foi bastante procurada e havia chegado na tarde desta sexta-feira na cidade, uma informação recentemente passada pelo secretário Leomar. O vereador destacou que a gestão está trabalhando e buscando solucionar as demandas locais. Sobre a situação dos entulhos espalhados nas ruas do município, o parlamentar afirmou que, se há entulhos, há obras. Isso, portanto, é sinal de desenvolvimento. Defendeu que sejam apresentados os dois pontos e não apenas o lado negativo. Destacou que o prefeito Arimateia realizou outro feito inédito, no que tange o calçamento da rua que liga o Alto do Roçadinho ao Centro do município, e agora o asfaltamento do local, fato que irá melhorar bastante a mobilidade populacional na área. Concordou com a vereadora Lidianny Medeiros e afirmou que há a necessidade de reforma no parque da praça Odilon Nunes de Sá, bem como na iluminação da quadra poliesportiva local, porém, segundo ele, essas são demandas que podem esperar. Salomão Cordeiro relatou que visitou a farmácia básica e que o local estava totalmente abastecido. O líder do prefeito esclareceu ainda a situação do veículo modelo Toro, que, segundo ele, está completamente sucateado, sem condições de uso. O parlamentar avaliou que o veículo já estava bastante desgastado desde a gestão anterior. Solicitou que os vereadores da oposição avaliem de forma adequada as situações e não sejam contra tudo, pois há muito trabalho sendo realizado em prol do povo. Afirmou que a gestão fará o que tiver ao seu alcance para melhorar as condições de vida dos munícipes. O vereador declarou também que o gestor Arimateia atende a todos os populares de forma igualitária, seja de oposição ou situação, pois essa é a sua forma de ser. Sobre a problemática das galerias, Salomão Cordeiro ressaltou que o município não possui rede de esgoto, mas sim galerias pluviais. Destacou que esse não é um problema único da gestão atual, haja visto que é uma problemática que vem sendo levado por muitas outras. Por fim, defendeu o mandato do prefeito de Catingueira, Suélio Félix, à frente da prefeitura local. Porém, ressaltou que o gestor assumiu o cargo após um mandato anterior limpo, sem dívidas. Já Santa Terezinha, segundo Salomão Cordeiro, foi entregue repleta de dívidas, sobretudo de previdência social, um desmantelo, de acordo com o parlamentar, o que gerou dificuldades para a gestão atual.



Blog do Jordan Bezerra