Câmara Municipal de Santa Terezinha debate projetos e iniciativas para progresso do município; veja vídeo

16/03/2024 - 18:02 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Câmara Municipal de Santa Terezinha debate projetos e iniciativas para progresso do município; veja vídeo

 

No dia 15 de março de 2024, a Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB realizou mais uma sessão ordinária, com a presença de 8 vereadores e ausência da vereadora Lidianny Medeiros. O presidente Francisco Bezerra abriu os trabalhos legislativos às 17h00.

 

O vereador Damião de Seli iniciou os discursos agradecendo a Deus pela realização da sessão e expressando pesar pelo falecimento de José Gama, da comunidade Urtiga de Baixo. Ele mencionou ter conversado com agricultores satisfeitos com as chuvas e os cortes de terras no município, que já abrangem 80% dos terrenos. Além disso, mostrou-se contente com a liberação da Escola João Noberto para o uso dos alunos, agradecendo ao governador João Azevêdo por essa obra. O vereador também abordou a polarização política, pedindo respeito entre os eleitores.

 

O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) associou-se aos votos de pesar e agradeceu pelas chuvas na região. Também elogiou a volta às aulas na Escola João Noberto e parabenizou a gestão pela contratação do médico Dr. Marcone para auxiliar no atendimento municipal. Cobrou da gestão e da secretaria de infraestrutura o conserto de lâmpadas na localidade do cemitério municipal. Ele afirmou que a máquina Pá Carregadeira está há 15 dias quebrada e abandonada em uma comunidade rural, pedindo providências. Criticou também a situação da lavanderia, e afirmou que há vários dias há uma infiltração na caixa e fez um apelo para que atitudes sejam tomadas antes que algo pior aconteça. Sobre a garagem da Secretaria de Transportes criticou a estrutura do local e solicitou o seu conserto.

 

O vereador Cadmo Cordeiro associou-se aos votos de pesar e expressou sua alegria com a retomada das atividades na Escola João Noberto. Parabenizou a gestão pela contratação do médico Dr. Marcone e destacou projetos e requerimentos aprovados, como a redução do horário de trabalho para familiares de pessoas diagnosticadas com espectro do autismo. Ele mencionou também o projeto de agendamento telefônico para o atendimento na saúde. Anunciou que, em breve, será divulgada a data da audiência pública para debater a necessidade dos Conselhos Municipais. Falou sobre sua iniciativa de distribuição de cestas básicas para a população no período da quaresma, agradecendo aos familiares e amigos pelo apoio.

 

O vereador Zé do Egito associou-se aos votos de pesar e parabenizou as mulheres pelo Dia das Mulheres. Destacou a importância dos requerimentos apresentados e a necessidade do vereador autor insistir na realização e concretização do que foi proposto. Ele afirmou que nenhum prefeito consegue fazer a recuperação da lavanderia e propôs que os vereadores entregassem ao deputado federal Hugo Motta um requerimento coletivo solicitando a realização da obra de recuperação do local. Sobre a Pá Carregadeira, alegou que o veículo está com o pneu estourado e não tem como locomover. 

 

O vereador Antônio de Nelson iniciou agradecendo a Deus e à Virgem Maria pelas chuvas e por mais uma sessão. Se associou aos votos de pesar e mencionou o requerimento do vereador Edcarlos Soares que solicita a sinalização dos novos asfaltos. Parabenizou o gestor pelo corte de terras e construção do novo cemitério, além de agradecer ao governador João Azevêdo e ao deputado federal Hugo Motta pelas obras no município. Ressaltou a volta às aulas na Escola João Noberto e parabenizou todos os profissionais tratoristas pelo trabalho de corte de terras do município. Dedicou uma mensagem a todas as mulheres em prol do Dia das Mulheres.

 

O presidente da Câmara, Francisco Bezerra, associou-se aos votos de pesar e falou da satisfação em presenciar a volta às aulas da Escola João Noberto, uma obra bastante solicitada no município. Pediu zelo da população com relação à estrutura da escola e mencionou sua visita à obra do cemitério, demonstrando surpresa com a rapidez do processo. Comentou sobre o evento de filiação do colega Damião de Seli ao Republicanos e desejou sucesso a ele. Comentou sobre o retorno do médico Dr. Marcone aos atendimentos do município e parabenizou a gestão pelo apoio à saúde municipal. Destacou seu projeto de lei que reduz a carga horária dos pais de alunos diagnosticados com o espectro do autismo, ressaltando a importância dessa iniciativa. Evidenciou seu interesse em conseguir profissionais de assistência para esse grupo de crianças. Mencionou a conclusão do lajeamento do prédio da Câmara Municipal e a previsão de entrega da obra. Parabenizou a gestão pela operação de recuperação de lâmpadas quebradas no município. Afirmou que a pá carregadeira não tinha condições de locomoção após a perda total de um de seus pneus, e por isso teve que permanecer na localidade em que estava.

 

O líder da oposição, Edcarlos Soares, associou-se aos votos de pesar e agradeceu ao DNIT pelo atendimento de seu requerimento para sinalização dos novos asfaltos. Relembrou a problemática dos médicos do município e a declaração do médico Dr. Vinícius em sua defesa. Cobrou o pagamento PMAC aos servidores da saúde e lamentou os fogos de artifício para recepcionar o médico Dr. Marcone. Parabenizou a gestão pela contratação de mais um médico, mas criticou a iniciativa ter sido adotada apenas em ano eleitoral. Quanto à Escola João Noberto, relembrou o apelo que havia feito para que o prédio fosse disponibilizado e agradeceu ao Blog do Jordan Bezerra pelo apoio. Afirmou que ficou muito feliz com a entrega da escola.

 

O líder do prefeito, Salomão Cordeiro, associou-se aos votos de pesar e ressaltou o retorno do médico Dr. Marcone ao município. Alegou que a pá carregadeira apresentou um problema de pneu e assegurou que o pneu chegará na segunda-feira. Sobre a lavanderia, afirmou que está dentro da pauta do governo. Mostrou-se feliz diante do retorno às aulas na Escola João Noberto e afirmou que a gestão não tem obrigação de pagar o PMAC até o momento. Destacou que não existe lei específica no município que proíba a queima de fogos e que deve-se haver uma consciência, de fato. Destacou que a gestão tem aprendido com seus erros e trabalhadores para o desenvolvimento do município. Finalizou comentando sobre a saída do ex-vereador Pedro Sopa e os argumentos usados por ele para sair do partido. Afirmou que cada cidadão tem sua livre liberdade. Destacou que Pedro Sopa justificou sua atitude em erros genéricos da gestão. Ressaltou que erros ocorrem, mas são corrigidos. Afirmou que ele teria justificado que Arimateia era um gestor que não ajuda, porém Salomão destacou que quem conhece o gestor sabe que ele ajuda, mesmo antes de assumir a prefeitura. Por fim, questionou os vereadores de oposição acerca do motivo pelo qual o ex-prefeito Zé Afonso passou 20 anos fora da vida política e afirmou que o povo merece saber. Declarou que em uma gestão de 4 anos, Zé Afonso teria se afundado e afundado o município com vários processos e que não soube se portar como gestor.

 

 

Blog do Jordan Bezerra