Sessão Ordinária da Câmara Municipal é marcada por debate de projetos e discussão entre os vereadores; veja vídeo

06/04/2024 - 17:04 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Sessão Ordinária da Câmara Municipal é marcada por debate de projetos e discussão entre os vereadores; veja vídeo

 

Nesta sexta-feira, dia 5 de abril, teve início a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha. O presidente Francisco Bezerra abriu os trabalhos às 17h00. 8 vereadores compareceram à reunião, com exceção do vereador Edcarlos Soares, que por motivos de saúde não compareceu à Sessão.

 

Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) que saudou a todos e apresentou votos de pesar ao ex-vereador Manassés e também a Olavo Ferreira e Luísa Alves, que faleceu aos 99 anos. O vereador apresentou um requerimento que cria o dia da visita à Escola Estadual João Noberto, para que os alunos possam trocar experiências e contar fatos e histórias. Destacou que a escola ficou muito bela. Apresentou também um requerimento para que a escola seja utilizada no período da noite para educar adolescentes e adultos que não concluíram o ensino médio possa fazer o EJA. Um outro requerimento apresentado pelo vereador visa a preparação de estudantes para concurso de redação. Falou da importância nesse mês de abril voltada ao autismo.

 

O vereador Damião de Seli (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Declarou que Manassés deixa um grande legado para o município de Santa Terezinha. Falou da importância do cuidado aos idosos, autistas e animais, com relação à queima de fogos de artifícios, visto que o período junino está próximo, e pediu que a população investisse em fogos sem barulho. Destacou a obra da Escola João Noberto, que segundo ele, está em outro nível. Falou da importância que a justiça eleitoral possa redirecionar urnas eletrônicas para a Escola João Noberto, visto que apresenta um grande espaço e diminuirá as filas para votação. Destacou que, junto com a justiça eleitoral, o cartório municipal possa estender seu horário e o número de atendimentos com relação à transferência de título, mudança de domicílio eleitoral.

 

O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) se acostou aos votos de pesar. Lamentou profundamente a partida de Manassés, que, segundo ele, era um amigo pessoal que o incentivou bastante e o ajudou na vida pública. O vereador chegou a se emocionar em sua fala, visto que Manassés era seu vizinho e grande amigo. Falou sobre a iluminação pública, destacando que tem cobrado a iluminação do cemitério, pois colocaram lâmpadas ao lado de fora e dentro continua muito escuro e quando ocorre algum sepultamento ao final da tarde ocorre tudo sem iluminação adequada. Falou sobre uma galeria na rua José Simões que passou 15 dias sem conserto e agora fizeram mal feito e o material já está se desprendendo. Afirmou que vários carros estão sucateados, sem limpador de pára-brisa, sujo e precisando de faróis. Declarou que há um descaso enorme com a secretaria de transportes. Sobre a lavanderia municipal, alegou que já apresentou diversos requerimentos para sua restauração, mas até o momento não obteve resposta, mas espera que o vereador Zé do Egito tenha mais sorte, visto que também apresentou um requerimento nesse sentido.

 

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) apresentou votos de pesar às famílias enlutadas. Saudou a todos e agradeceu a Deus por mais uma semana de trabalho. Sobre a denúncia do vereador Osvaldo, ela concordou que a secretaria de transportes está um total descaso e afirmou que esteve na secretaria de transportes ainda essa semana, pois uma mãe havia pedido um carro para levar seu filho que estava com febre, e foi informada que não havia carro. A vereadora alegou que ao chegar na secretaria haviam três carros. Segundo ela, também foi afirmado que não havia motorista, porém ela flagrou um motorista dentro do carro apenas utilizando o celular. Afirmou que isso é inadmissível, pois essa não é a primeira vez que isso ocorre e o gestor deve investigar. Sobre a sala de Raio X, que está desativada, ela afirmou que foi votado para colocar um funcionário no local e que isso é inadmissível. Reclamou de Moisés Camboim, irmão do prefeito da cidade, que faz um trabalho voluntário, e afirmou que ele está diminuindo os eleitores que não votam em Arimateia, dizendo que se fosse gestor não atenderia esse povo, pois adversário é adversário. Lidianny expressou que se Moisés é funcionário voluntário ou fantasma tem que tratar bem o povo de toda forma. Solicitou que fosse rateado o dinheiro da saúde, correspondente a 90 mil reais, para as equipes de saúde, pois é lei e esse dinheiro deve ser investido. Durante o pequeno expediente, a vereadora também trocou farpas com o vereador Salomão, dizendo que o vereador não reconhecia as falhas do governo de Arimateia.

 

O vereador Zé do Egito (PSDB) saudou a todos e se acostou aos votos de pesar apresentados. Falou sobre seu requerimento que solicita a reforma da lavanderia e da caixa-d’água municipal e disse que há um diferencial, pois esse requerimento não é destinado ao prefeito, mas sim ao deputado federal Hugo Motta e também à deputada estadual Francisca Motta, e conta com o apoio dos demais vereadores para entregar em mãos esse requerimento. Falou só Assentamento Nego Fuba e a recuperação do balde do açude que deve ser feita. Sobre Moisés Camboim, afirmou que não concorda com Lidianny, pois ele tem feito um grande trabalho no setor de iluminação pública de forma voluntária. Convidou a todos para o evento de filiação do partido Republicanos, que ocorrerá neste sábado, dia 6 de abril, no Parque de Eventos em Santa Terezinha. Finalizou agradecendo a todos que o felicitaram pela passagem de seu aniversário.

 

O vereador Antônio de Nelson agradeceu a Deus e Nossa Senhora por mais uma sessão. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Solicitou a reforma de um mata-burro no Sítio Jardim e também a recuperação do da comunidade Santana. Destacou que o prefeito já fez mais de 50 mata-burros e espera ser atendido nesses dois pleitos a mais. Parabenizou o grupo Constelação e toda sua equipe pelo excelente trabalho realizado na Semana Santa. Parabenizou o vereador Zé do Egito pela passagem de seu aniversário. Destacou a visita feita a Escola João Noberto. Finalizou com um poema dedicado ao governador João Azevêdo, agradecendo pela grande obra do colégio.

 

O vereador e presidente da Câmara, Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Destacou o requerimento que apresenta voto de pesar pela morte do ex-vereador Manassés, que fez história no município. Destacou o projeto que foi apresentado para os pais de filhos autistas que reduz sua carga horária de trabalho em até 30%, visto que esses pais poderão acompanhar seus filhos mais de perto e dar uma maior assistência a eles. Destacou que Santa Terezinha foi contemplada com dois odontólogos, onde apenas 3 municípios da Paraíba foram contemplados e a cidade foi um deles. Afirmou que essa foi uma luta do prefeito Arimateia. Falou da visita técnica que realizou com os demais vereadores à Escola João Noberto. Agradeceu o empenho do prefeito, dos vereadores, do Blog do Jordan Bezerra em prol dessa obra tão sonhada. Solicitou que os professores e alunos zelem por esse patrimônio. Destacou o trabalho de Moisés Camboim, que tem feito muito pelo município. Sobre as lâmpadas do cemitério, afirmou que há a espera de andaimes, pois os postes são altos, mas que serão colocadas. Destacou a participação do prefeito na rádio, falando de obras importantes que serão iniciadas, como o campo de futebol, calçamentos e também a academia da Capesa, que, caso a verba não seja suficiente, o prefeito a fará com recursos próprios. Parabenizou o grupo constelação, que tem orgulhado Santa Terezinha com a Paixão de Cristo. Lembrou que nesta sexta-feira, 5 de abril, faz 3 anos da páscoa de seu pai, Miguel Lilioso, um homem honrado e humilde. Sobre o prédio da lavanderia municipal, afirmou que é provável que a estrutura pertença ao estado e vai averiguar, e caso seja facilitará a aquisição de recursos para sua reforma. Parabenizou Zé do Egito e convidou a todos para o evento de filiação do Republicanos.

 

O líder da situação, Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados e destacou o bom trabalho de Manassés, relembrando uma situação passada com o ex-vereador, na qual ele estava pretendendo ser presidente da Câmara, assim como Manassés, e fizeram um acordo para que no primeiro ano ele assumisse e no segundo ano Manassés, e assim foi honrado o compromisso. Sobre a iluminação pública, afirmou que tem sido uma prioridade do governo e que Moisés tem feito um grande trabalho. Sobre as galerias, ele afirmou que o município não possui esgotamento sanitário e que nesse período de inverno a tendência é que as galerias estourem, mas a gestão está realizando as manutenções necessárias. Destacou que somente a realização do projeto de esgotamento custa 300 mil reais, e para fazer o saneamento custaria 20 milhões, um recurso que o município não possui. Sobre a lavanderia, reconheceu que o prédio precisa de uma reforma, porém ressaltou que ela está funcionando perfeitamente. Sobre o transporte, alegou que o gestor não concorda com essa situação de descaso, caso realmente tenha acontecido, mas afirmou que a denúncia da vereadora Lidianny é vazia, pois não esclarece o nome dos funcionários envolvidos. Alegou que são apenas narrativas e destacou que o prefeito tem um olhar especial para o setor de transportes e somente esse ano já entregou 4 novos carros, inclusive as máquinas pesadas, que foram trazidas pela gestão de Arimateia. Falou da Casa de Apoio que foi aberta em Campina Grande, uma iniciativa do governo, o açude Primavera, 18 ruas asfaltadas, a construção do João Noberto, o qual o prefeito lutou muito. Afirmou que a gestão só não fez mais, pois está pagando mais de 2 milhões de dívidas deixadas pela ex-prefeita. Lembrou do clube que estava sem utilização, que foi destruído é feito um mercado de artesanato. Lembrou que havia um lixão a céu aberto no centro da cidade, que seria o mercado velho, e hoje está sendo construído um espaço de recreação. Tudo isso na gestão de Arimateia. Falou sobre a questão dos médicos até mesmo nos finais de semana. Lembrou da páscoa de Miguel Lilioso, que era um amigo pessoal e lamentou. Parabenizou o grupo Constelação e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha para a realização da Paixão de Cristo. No pequeno expediente, o vereador trocou farpas com a vereadora Lidianny e fez uma provocação, questionando-a, já que se a vereadora defende tanto o ex-prefeito Zé Afonso, o motivo pelo qual ele há 20 anos não pode ser candidato. Salomão respondeu que deve ser devido aos inúmeros processos que ele possui. Lidianny o respondeu e uma certa instabilidade foi criada na sessão, que foi encerrada.

 

 

Blog do Jordan Bezerra