Câmara municipal de Santa Terezinha-PB tem sessão agitada com debates acalorados

16/02/2019 - 06:23 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Câmara municipal de Santa Terezinha-PB tem sessão agitada com debates acalorados

Mesa Diretora da CÂMARA Municiapl de Santa Terezinha-PB

 

Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB foram retomados nessa sexta-feira (15), às 17h15, pelo novo presidente, Salomão Cordeiro (PP). Foram apresentados votos de pesar pelas famílias de dona Dora, Paulo e Iran.

 

Vereador Pedro Sopa (PSDB) disse que o povo tem o poder, só perde para Deus, portanto o povo é soberano para escolher seu representante. Denunciou que tem funcionários tratando mal o povo e isso não é aceitável, pois o povo é quem paga os salários dos servidores. Relatou que muitos políticos ganham muito, inclusive a prefeita de Santa Terezinha; 16 mil reais. Lamentou a apreensão do ônibus da prefeitura pela PRF. Falou sobre outro ônibus quebrados e cobrou a manutenção dos veículos do município. Por fim, apresentou um requerimento que pede construção de galeria na Rua José Corcino, no Pedregal.

 

Menon Ayres (PROS) reclamou das máquinas quebradas, definiu como vergonha para gestão. Citou que um ônibus foi pegar gente no Porcinho que não era estudante. Pediu que legalizasse o ônibus pequeno para servir ao povo nos casos de enterro ou missa. Por fim, disse que era contra leilão do carro modelo Doblô.

 

Vereadora  Lidianny Medeiros (PSDB)  parabenizou a gestão pela aquisição de uma ambulância equipada. Disse que não admitia os vereadores votarem contra o leilão, pois quem fizer isso “é porque é contra o povo e faz isso por maldade”. A parlamentar Célia Nicacio fez uma parte e disse que admira essa preocupação de Lidianny, em vender a Doblô. No entanto os ônibus dos estudantes andam lotados e sem manutenção e ela não reclama, nessa hora houve bate-boca.  Lidianny disse que era responsabilidade do Estado o ônibus, Célia disse: "até a manutenção?". Por fim Lidianny cobrou do governo do Estado que doasse o ônibus ao município.

 

Vereador Zé Nilton (PR) disse que todas as gestões têm problemas. Quantos às máquinas pesadas doadas pelo Governo Federal, afirmou que foi um presente de ‘grego’, o governo não tem nem um litro de combustível para manter. Disse que era contra qualquer gestor locar um veículo por mais de 6 mil reais como faz a prefeita de Santa Terezinha. Por fim  falou que recebeu muitas reclamações de mal-atendimento dos servidores para com o povo, e não é aceitável essa postura.

 

O parlamentar Francisco Bezerra (PSB) contou que são importantes os debates na Casa do povo. Disse que luta para ser justo. Parabenizou a gestão pela volta do médico ao Programa Saúde da Família (PSF-II).  Denunciou a falta de médico nas Comunidades Rurais do município.  Lembrou que as máquinas pesadas estão abandonadas pelo município, pois não existe a mínima manutenção. “Esses dias vão virar sucatas”. Cobrou solução para obras paralisadas. Estranhou o gasto de 68 mil reais com a empresa que vai realizar o Processo Seletivo do  município. Sobre o veículo que transposta o pessoal para João Pessoa, não está bem, pois só essa semana quebrou duas vezes. Torce que a gestão adquira uma Van nova e comportável para os pacientes. Por fim afirmou que respeita o posicionamento dos seus pares, mas discorda e acha que a Dublô deve ser leiloada. Apresentou dois requerimentos  pedindo redutores de velocidades ao DNIT para perto do campo de futebol, próximo ao posto de gasolina de Adailton e o outro no sítio Grossos. Outra solicitação foi duas passagens molhadas para os sítios Cabaças e São Gonçalo.

 

O líder da prefeita Edcarlos Soares (DEM) citou uma reunião que teve com Francisco Bezerra e muitos outros parlamentares da reunião, classificou como positiva. Sobre o leilão da Doblô não sabe por que tanta polêmica, pois será vendida para que o município adquira outro carro, desta feita novo. Em relação ao ônibus apreendido pela PRF foi um erro da gestão.  Já sobre as obras paradas como; mercado, quadra de esporte, disse que existem pendências da gestão passada, a prefeita está buscado sanar. Discordou do termo abandonadas, no que tange às máquinas, pois disse que estão trabalhando. Por fim, disse que a prefeita vai conseguir outra Van completa com uma emenda do parlamentar Aguinaldo Ribeiro (PP), a pedido da Senadora Daniella Ribeiro (PP).

 

O presidente da Câmara, Salomão Cordeiro (PP), lamentou profundamente o ônibus escolar apreendido. Segundo ele, já são dois só nessa gestão. Contou que os ônibus não estão passando por uma manutenção adequada, mas sim “sapecadas”, ou seja, são feitas, por isso quebram tanto. Pediu mais zelo com os veículos do município. Quanto a Doblô é possível sim recuperar. Quanto ao carro locado, afirmou que na época do ex-prefeito foi por período de um ano só. Por fim, ressaltou que o Governo Federal não passa confiança à população, pois tem três filhos envolvidos em escândalos, infelizmente.


O presidente Salomão apresentou os projetos e requerimentos em votação, contudo a maior discursão girou em torno de uma emenda ao Projeto de Lei da venda dos carros do município , pois o vereador Lila (PSB) pedia por meio da emenda a retirada da Doblô do leilão, não houve consenso. O presidente deu a ideia de que os recursos adquiridos no leilão fossem destinados à compra do carro semelhante, ou seja, com 7 lugares,  ou maior que a Doblô. A Câmara subscreveu o requerimento, e então o projeto foi aprovado.


 

Blog do Jordan Bezerra